iPhone Café derramado - iPhone sem som

ciberg

Moderador
Staff
Boas,

Hoje ao almoço o empregado do restaurante entornou-me um café por cima e atingiu o iPhone (5s) que estava em cima da mesa, aparentemente só tinha molhado um bocado por fora, limpei-o e tudo bem.

Quando cheguei ao trabalho apareceu-me o aviso de que o cabo ou acessório não é compatível e viu logo que algo estava errado.

Testei tudo e verifiquei que o telefone está sem som, não tem som porque pensa que tem auscultadores ligados (ao mudar o volume aparece "Auscultadores"). Se meter uns auscultadores tenho som por eles mas ao tirá-los é como se se mantivessem ligados.

Voltei ao restaurante e queixei-me, o empregado ficou de o levar à Vodafone que é mesmo ali ao pé e deixei-o lá, passado um bocado liga-me e diz que o técnico diz que não pode ser do café (passei-me porque encontrei posts pela net fora a reportar o mesmo). Entretanto lá disseram que iam reparar para a semana, fui buscar o telefone para fazer backups e neste momento está num saco de arroz, e segunda-feira vai para reparação se o arroz não resolver.

Alguma sugestão mais? Chateia-me terem que o reparar pois o telemóvel está impecável, sem riscos e sem problemas e ao arranjarem ainda vai ficar com algum problema.

Vou também pedir ao user @mbarbedo que dê aqui um salto porque me cheira que preciso de algo mais do que conselhos técnicos...
 
Situação sempre chata mas tudo se há-de resolver a bem e com entendimento de todas as partes.

Basicamente o estabelecimento comercial tem a obrigação de reparar o dano sendo que os seguros de responsabilidade civil dos estabelecimentos comerciais servem para isso mesmo. O dano foi causado por um funcionário do estabelecimento no decorrer das suas normais funções laborais, nada de anormal e a responsabilidade é do proprietário do estabelecimento. E um seguro de responsabilidade civil não mais é do que transferir essa responsabilidade para uma seguradora em troca do pagamento de prémio de seguro. Seria uma questão de participar o sinistro à seguradora, ser depois feita uma peritagem ao aparelho e se avançar para reparação, obviamente isto no caso de existir seguro.
Igualmente poderias tentar reclamar também dano por privação de uso, mas talvez não seja boa ideia, pelo menos não para já, para tentares levar tudo da forma mais amistosa e pacífica e cordial e rápida possível.

Não havendo seguro do estabelecimento pois... não há transmissão de responsabilidade para a seguradora, paga o patrão. Se ele entender que houve negligência por parte do funcionário isso já serão outras águas que correm que não te serão relacionadas, para ti só interessa que o responsável é o comerciante e a obrigação de ser ele a reparar os danos causados.
Código Civil
Artigo 165.º - (Responsabilidade civil das pessoas colectivas)
As pessoas colectivas respondem civilmente pelos actos ou omissões dos seus representantes, agentes ou mandatários nos mesmos termos em que os comitentes respondem pelos actos ou omissões dos seus comissários.


Agora falando do dano, se um técnico devidamente credenciado disser que a causa da avaria que o aparelho apresenta não poderá ter sido causada pelo derrame de café, pois aí a coisa fica complicada para o teu lado. Terás que arranjar prova de que de facto o dano que o aparelho apresenta foi causado direta ou indiretamente pelo sinistro ocorrido:
Artigo 487º
Culpa
1 - É ao lesado que incumbe provar a culpa do autor da lesão, salvo havendo presunção legal de culpa.
2 - A culpa é apreciada, na falta de outro critério legal, pela diligência de um bom pai de família, em face das circunstâncias de cada caso.

Isto porque sem nexo de causalidade ficas sem ter como exigir seja o que for:
Código Civil
Artigo 563º
Nexo de causalidade
A obrigação de indemnização só existe em relação aos danos que o lesado provavelmente não teria sofrido se não fosse a lesão.

Após teres a devida prova da causa/efeito e do que poderás exigir à outra parte é de acordo com o princípio geral da obrigação de indemnização:
Código Civil
Artigo 562º
Princípio geral
Quem estiver obrigado a reparar um dano deve reconstituir a situação que existiria, se não se tivesse verificado o evento que obriga à reparação.


Basicamente parece-me ser isto. Algo mais que me venha à ideia logo faço novo post. Mas tenho esperança que simplesmente vás entregar o aparelho no reparador e que o aparelho volte depressa e a funcionar na perfeição, sem que hajam quaisquer custos para ti.

Olha e da próxima vez vai só tu ao café, não leves também o telemóvel ao café... ou pelo menos não o faças literalmente! :D
Não te preocupes, esta situação desagradável depressa se há-de resolver.
 
Pelo que descreves também acho estranho ter sido do café. Esse problema pode aparecer quando se usa os auriculares. Ao tirares o jack o iphone ainda pensa que estão lá. Tem um switch ou mola que está preso e normalmente basta meteres e tirares o jack várias vezes que resolve. Por via das dúvidas espreita o sensor de liquido dentro desse jack. Deves conseguir ver com luz uma roda branca. Se estiver rosa ou vermelho é mau sinal. Boa sorte.
 
Antes do derrame o telemóvel funcionava correctamente, só deu problemas após o mesmo e sem que usasse auriculares.
Só após perceber o problema é que meti uns auriculares e saiu um bocado de café lá de dentro.

Como disse encontrei outros casos iguais na net.

@mbarbedo, e como formalizo a minha reclamação, envio uma carta? Sou eu que devo levar o telefone a um reparador e não eles? Se for por carta mando carta antes ou depois de ter relatório do reparador? E que neste momento é tudo de boca.
 
como formalizo a minha reclamação, envio uma carta?
Sim podes enviar uma carta para o estabelecimento ao cuidado da gerência.

Sou eu que devo levar o telefone a um reparador e não eles?
Tinha ficado com ideia pelo post inicial que já terias estabelecido isso com eles. Mas não há grande influência nisso, o que interessa é que o problema seja resolvido, quem o leva ao reparador é o menos. Podes ser tu a levar o aparelho e ser a outra parte a pagar a reparação, é mesmo questão de falarem e verem a melhor maneira de fazer a coisa.

Se for por carta mando carta antes ou depois de ter relatório do reparador?
O correto seria comunicares já de imediato a informar da situação, sendo que após saberes do reparador deverias efetuar nova comunicação.
 
Boas notícias, depois de 2 dias dentro de um saco de arroz e um saquinho de silica gel o iPhone já está a funcionar correctamente. Evito ter que me chatear e perder tempo.

Muito obrigado pela ajuda e fica como referência a quem tenha situações semelhantes.
 
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