Discussão Caixa ATI - não percebo nadinha disto! :D

kronnuz

Power Member
Olá!
Ora então passa-se o seguinte:
- Quero fazer chegar ao escritório um cabo de rede que faça a ligação entre o router da Vodafone que tenho na sala e, eventualmente, outro router. Estou até a ponderar fazer lá chegar o cabo e ligá-lo directamente ao PC (para já).
O que me está a levar a pensar fazer isto é o facto de a ligação Wi-Fi ter algumas quebras e não conseguir visualizar conteúdos 4K (uso um kit da Devolo para fazer chegar o sinal wireless ao resto da casa).

Como fazer isto usando a caixa ATI?
A minha é esta, mas não percebo nadinha disto...
48949984252_6b833deb6d_c.jpg



48949984382_69d2f9c426_c.jpg



Na minha ingenuidade pensei num cabo a vir do router, a entrar por uma das tomadas em que tenho ligação de telefone, a ir à caixa ATI e a entrar no tubo que leva o cabo da ligação para o telefone no escritório (que irei retirar). Isto porque tenho 2 tomadas para telefone na sala e posso aproveitar uma para fazer isto. No escritório dificilmente ligarei um telefone fixo, por isso decidi abdicar dessa tomada.

O que me aconselham?
É que se isto for complicado de fazer, viro a minha atenção para opções wireless e pronto...
Obrigado!
 
Última edição:
acho melhor contratares um técnico para te ir ai fazer isso e ficas com o serviço bem feito e funcional, do que ires tu tentar fazer sem perceber nada do assunto.
 
@MOUSETM - É uma opção.
E prefiro pagar para ficar bem feito à primeira do que pagar para remendar.
Mas isto é a curiosidade a funcionar lol gosto de saber como funcionam as coisas e não tenho receio de mexer (claro, até certo ponto).
À partida terei de contactar um técnico instalador de ITED certo?
 
O que há a fazer é passar cabo.
Sem experiência não recomendo de todo fazê-lo. É imensamente frustrante e demora imenso, especialmente não sabendo o que se está a fazer.

Basta comprar o cabo e pedir a um electrecista para fazê-lo passar de uma para a outra divisão pretendida. Certamente irá usar tubos já existentes.
 
Mas que confusão para aqui vai!

Provavelmente, o cabo já está passado. Resta ligar um pequeno chicote no ATI, de forma a interligar a sala com o escritório. Deixar os comutadores respectivos em OFF.
 
@kronnuz, no outro tópico não tinhas referido que tinhas um quadro ATI, pois fizeste referência que irias passar cabo e supus que não tinhas uma rede estruturada.

Neste caso como tens um quadro ATI, o trabalho mais difícil está feito, pois no escritório onde queres tirar mais partido da tua rede, deves ter uma tomada de parede com uma entrada RJ45.

Resta saber se o router da Vodafone está a "alimentar" o quadro ATI e posteriormente terás de ligar um chicote entre a tua sala e o escritório!
 
Peço desculpa. Ao olhar para a imagem, não identifiquei RJ45 e ele falou de cabo de telefone...

Assim sendo está feito o trabalho, é só mesmo ligar!
 
Era o que ia dizer agora..

Os cabos de rede estão lá ligados.
No quarto deves de ter uma caixa com saída de rede/telefone
Sim, tenho.
Na sala também tenho, mas a ligação final não está feita - teve de se cortar o cabo há uns anos valentes para se fazer uma alteração e ficou assim.
Ou seja, da sala até à caixa ATI, tenho o cabo, mas a ligação não está concluída/foi cortada.
Da caixa ATI até ao escritório, a ligação está íntegra.
Entretanto estou à espera que um técnico me ligue para me dizer se faz o trabalho ou não... a casa tem 9 anos, por isso nem sei que tipo de cabo está ali/que velocidades permite...

@red-machine95 - pois não... não tinha referido por causa daquilo que disse: na minha cabeça era passar um cabo de um lado ao outro (fazendo a passagem pela caixa ATI) e estava feito... lol quando não se sabe, escrevem-se algumas parvoíces... lol peço desculpa!
@kronnuz
Neste caso como tens um quadro ATI, o trabalho mais difícil está feito, pois no escritório onde queres tirar mais partido da tua rede, deves ter uma tomada de parede com uma entrada RJ45.
Resta saber se o router da Vodafone está a "alimentar" o quadro ATI e posteriormente terás de ligar um chicote entre a tua sala e o escritório!
Sim, tenho! Na sala é que está cortada pelo que já referi. Mas deve ser simples de refazer.

Pois, se o router está a alimentar o quadro é que não sei... vou esperar que o técnico lá vá...
 
Boas e então, resolvido?

Na pior das hipóteses tinhas de trocar apenas um cabo e cravar novamente um ficha na ponta do lado da sala.

O mais simples seria puxar um bocado da folga do ati e refazer as ligações.

Inclusivamente podes ter net nessas tomadas todas, basta colocar um switch aí dentro, retirar essa tampa do meio e patches de 0.5mts e podes ligar o que for necessário em qualquer ponto da casa. (deves ter uma tomada 220V ai dentro para o efeito)
 
Última edição:
Vinha agora mesmo fazer o report ;)
Para já está resolvido.
Como não prevejo que vá precisar de usar cabo nas restantes divisões, decidiu-se retirar o cabo CAT5e e passar cabo CAT6 directamente até ao escritório. Eventualmente depois compro um router e uso-o como AP para quem quiser ligar-se à rede neste lado da casa.
Para já o Devolo vai desenrascando (até tem estado estável).
O técnico foi impecável e fez um bom trabalho, mas ainda saiu carote... mas prefiro assim. Pelo menos sei que as pontas ficaram bem cravadas e que, por aí, não vou ter qualquer limitação.

Sim, tenho uma tomada de 220v na caixa. Se mais à frente quiser então aproveitar a infra-estrutura existente, farei dessa maneira. Bastará cortar o cabo que está passado, cravar duas pontas, colocar lá o switch e depois os chicotes
 
Trocou-se só o que estava passado da caixa ATI até ao escritório.
Os outros 5e que lá estavam, ficaram. Mesmo que precise de fazer as ligações à posteriori, será suficiente.
 
Back
Topo