• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Caixa+Cooler, para resolver 100ºC no CPU

Kun

Power Member
Boa tarde. Eu tenho um computador já com uns anos e tenho perfeita noção que estava na altura de dar um upgrade. Infelizmente, de momento não é possível, muito menos com o nível de preços que por aí anda.
No entanto, tenho tido problemas, e têm sido cada vez mais com o passar do tempo.
Perco performance em todos os jogos, de tempos a tempos. Começou com Warzone que corria a 55fps, e passou a 5-10, da noite para o dia. Passado uns dias foi o OW que foi tendo quebras. Joguei GTAV, passado uns meses começou a andar aos soluços e a deixar de dar render a edifícios.
Fui para o LOL e estava tudo bem.
Comprei um stick de 8gb de ram, porque só tinha um (de 8gb também), e melhorou um bocadinho, no GTA, mas não o suficiente.
Ontem à noite tive quebras pela primeira vez no LOL.
O Minecraft sempre correu, ontem ja tive que por a priority a high para ter 60fps, se não andava a uns 10-20.

Já pensei em comprar um SSD para os jogos tambem, mas acho que acabei de chegar à conclusão que não é esse o problema.

Pesquisei mais um bocado e vi algo sobre temperaturas. Corri o CoreTemp, e tenho +/- 100ºC nos 4 cores, só com uma chamada Zoom e 5 separadores do Chrome abertos.
Quando instalei a Ram, há 3 dias, limpei o cooler stock do CPU porque estava mesmo cheio de pó, e meti pasta térmica nova. Reparei que a (única) fan da caixa (é na frente, e não de lado ao pé da motherboard) estava toda suja, mas sendo uma caixa micro-Atx, dá algum trabalho desmontar para chegar à fan, e não cheguei a fazê-lo.

Como quero eventualmente dar upgrade, mas não já, preciso de uma caixa que aguente boards mAtx e Atx, e ainda um cooler porque acho que vale a pena.



tl;dr: Perdi performance em todos os jogos, gradualmente, e tenho o CPU a 100ºC sem correr nada. Preciso de uma caixa que aguente board mATX e eventualmente ATX, e de um cooler.




1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

O menos possível, mas quero ficar com peças que sirvam para um futuro upgrade total da build.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Caixa e cooler

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming - de tudo um pouco, desde COD a Minecraft.
b) Trabalho de CAD, SIMIO


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Caixa e Cooler agora, resto daqui a 1.5/2 anos.


5) Como é composto o teu computador actual?
CPU - intel i5 4460 3.2
GPU - Nvidia GTX 960 2GB
Board - Asus B85M-Gamer
Fonte - LC Power 550W
RAM - Crucial Ballistix 8GB DDR3-1600MHz + CORSAIR DDR3 8GB PC 1600 Vengeance
HDD - 500GB WD Blue para jogos
SSD - 120GB Crucial para windows
1fan que vinha com a caixa

6) Vais fazer Overclock?
Não.

7) Características Gerais:

a. Caixa
>ATX + mATX

h. Cooler
>suficientemente bom/barato e que caiba sempre.
 
epa antes de tudo ve se a fan do teu cooler ta a funcionar... poderá se r ter danificados ou desconectado do respetivo header.
se tiver tudo bem com a fan, remove o cooler, limpa bem a massa térmica e volta a meter de novo....volta a colocar o cooler e certifica-te que fica bem apertado...
 
epa antes de tudo ve se a fan do teu cooler ta a funcionar... poderá se r ter danificados ou desconectado do respetivo header.
se tiver tudo bem com a fan, remove o cooler, limpa bem a massa térmica e volta a meter de novo....volta a colocar o cooler e certifica-te que fica bem apertado...
E fiz isso há 3 dias. E abri agora a caixa e a fan do CPU está a funcionar.
 
So pode ser o cooler que não esteja a fazer o devido contacto...deve tar mal montado... um cooler não deixa de funcionar de um dia para o outro....
 
So pode ser o cooler que não esteja a fazer o devido contacto...deve tar mal montado... um cooler não deixa de funcionar de um dia para o outro....
desculpa a minha ignorância, mas como assim mal montado, se ele está a trabalhar? Ele não era mexido há bem mais de um ano, e não coincidiu com os problemas de performance que tive no Warzone, OW, GTA.

Agora tirei-o há 3 dias, meti pasta térmica, limpei o pó da ventoinha, montei outra vez, joguei bem (os unicos jogos que conseguia jogar LOL e MC) durante 2 dias, e tive mais uma perda de performance.
 
Sinceramente tentava voltar a mudar a massa térmica... Podes ter metido demais ou de menos e aquilo não tar a fazer o devido contacto.... Não há razão para um cpu desses mesmo que com o cooler de origem passar dos 100C numa chamada zoom.

Que massa térmica usaste? A maioria delas basta meter uma bola no meio do cpu... Mas algumas menos fluidas tens k as espalhar tu pelo cpu...
 
Que massa térmica usaste? A maioria delas basta meter uma bola no meio do cpu... Mas algumas menos fluidas tens k as espalhar tu pelo cpu...
CoolerMaster HTK-002.

Ok, eu até posso ter feito asneira nisso. Mas como é que isso explica a perda de performance gradual, em jogos diferentes, ao longo de 1 ano? Ora funcionam, passado x meses, deixam de funcionar. Sem ter mexido em nada. E atenção que hoje foi a primeira vez que fui ver as temperaturas, não sei como estavam antes, nem há 1 mês, nem há 1 ano.
 
Assim k passa dos 98c o CPU baixa a velocidade de modo a não queimar....

Há muita coisa de poderá tar mal aí... A ventoinha de vez em quando parar? Mau contacto? Massa térmica que secou ou foi mal posta....

Se fosse a ti investigava bem isso para não tares a gastar dinheiro sem necessidade...

O ideal a seria começares a jogar deixando um programa que meça temperaturas em background e veres se a baixa de performance coincide com aumento da temperatura...
 
Assim k passa dos 98c o CPU baixa a velocidade de modo a não queimar....
Eu vou ligar o GTA e ver o que acontece. Mas como é que descubro se a ventoinha pára? Eu não ouço nada de diferente.

Já agora, não há uma coisa qualquer na bios ou assim para mudar a potencia das ventoinhas? Isso ajudaria?
 
Joguei MC durante uns 20mins, com o server a correr no meu pc, (mas só eu la dentro), estava decente 55 fps. Ao inicio quando dá render é que os fps ficam baixos no 1o minuto. Esteve sempre entre 93-100º, maioritariamente pelos 96, talvez.

Indo para o GTA, já está em média para ai a uns 98.
 
Fica com a caixa aberta e olha lá pra dentro quando isso acontecer...
A fan nunca parou. Tenho 99% de certeza absoluta. Mas eu tambem não tenho uns drops gigantes, nem no gta. Mesmo quando não dá render, aquilo quando finalmente aparecem os edificios, não se engasga por aí alem, que acho que seria de esperar. As vezes vê-se que dá skip a uns frames. Não é ao ponto do ecrã parar, ou ou o carro parar de andar, mas nota-se.

No LOL ontem via-se os minions a parar por frações de segundo. Não eram paragens de 1seg.
 
Bem de qualquer forma dependo do que queres gastar tens vários cooler abaixo dos 50€ k são muito melhores que o de origem...

Vê alguns que encontres em stock dentro do teu orçamentos e vê umas reviews.... De qualquer forma é super estranho o cooler de origem não tar a dar conta do recado...
 
De qualquer forma é super estranho o cooler de origem não tar a dar conta do recado...
Eu hoje vou tentar requisitar um compressor portátil da xiaomi do sitio onde trabalho, para ver se sopro as 2 ventoinhas. E vou voltar a tirar a pasta térmica e por. Havia uma pequena parte já seca, que nao consegui tirar bem no outro dia (apenas esfregando com papel higienico). Sabes alguma maneira de o fazer? Qual é a quantidade certa de pasta?

Eu concordo totalmente contigo que isto não faz sentido. Mas aliás, não faz sentido desde há 1ano ir perdendo performance. É que é mesmo gradual, vou deixando de conseguir jogar os jogos, 1 a 1. E não queria estar a gastar dinheiro.. mas a gastar, que seja já algo que dê para uma futura build.
 
Limpa isso com um pouco de álcool isopropilico... Se não tiveres, álcool etílico de 96% tb serve... Umedece um cotonete e vê se sai... Ficou preso no cooler ou o cpu? ... Se for no cpu tens k ter algum cuidado.... Mas se for no cooler podes esfregar de forma mais agressiva
 
Ficou preso no cooler ou o cpu?
Foi no cpu. Eu por ter medo é que não lhe mexi. Mas certo, alcool.


Entretanto, caixas, porque um cooler novo não cabe nesta caixa mATX que tenho:

Caixa ATX Sharkoon VS4-W com Janela Preta - 34,90€ (traz 2 ventoinhas já)​

Caixa ATX Nox Hummer Spark ARGB Preta - 29,90€​

Vi estas 2, das mais baratinhas, que têm pelo menos 2x2.5" para os meus discos.


Cooler CPU Cooler Master Hyper 212 Evo - 31,90€​

Não sei se este cabe na caixa Sharkoon.
 
Entretanto, caixas, porque um cooler novo não cabe nesta caixa mATX que tenho
Na verdade, aquele cooler até cabe. Tenho a Micro-ATX Nox Forte.

Mas overall esta caixa é um aborrecimento de abrir e desmontar e limpar. Para aceder à ventoninha frontal tenho que tirar uma baía de discos e a GPU.
 
Sera que quando colocaate o cooler, mao ficou bem assente ou bem preso?
As temps sao um bocado altas, mas dependendo da caixa que tens, e parece que tens o coolee de origem da intel (uma treta) este tambem nao ajuda muito a ter boas temps ..
 
Sera que quando colocaate o cooler, mao ficou bem assente ou bem preso?
As temps sao um bocado altas, mas dependendo da caixa que tens, e parece que tens o coolee de origem da intel (uma treta) este tambem nao ajuda muito a ter boas temps ..
Correto. Ambas! Já resolvi, ainda agora. Um user do reddit ajudou-me passo a passo, e sim, tinha feito asneira nisso. Já jogo tudo. Mas a questão do cooler mantem-se. O CoolerMaster Evo 212 é bom ao preço q meti aí?
 
Sim, e um bom cooler. Tens a evolucao desse, o 212be, mas normalmente custa 35.
Tens alternativa o artic freezer 34 ou o 34esports com 1 ventoinha que normalmente existem a 25/30€. Tambem sao bons. Qualquer 1 desses ficas bem, ve o que comseguirrs mais barato ;)
 
Back
Topo