Calculo de consumo de energia.... alguem sabe?

CLPDJ

Power Member
alguem sabe como se calcula o consumo de energia de um pc?.... eu tenho um pc kom duas fontes unidas uma de 460 e outra de 550... alguem me sabe dizer kuanto e k isso sobe na conta da edp se tiver 24/7?

um ajudinha aki please....
 
460w+550w=1010w

Tens de saber o custo de kada kW/h... e multiplicar..

Por exemplo, se tivesses uma fonte de alimentação de 1000w (1kw) e o custo de cada kw/h fosse 0,010€, ao fim de 24h eram 0.24€..
 
e o facto de ser 1000w mas em 12v nao muda nada? e k eu acho k em 230v o meu pc nao tem 1000w... tou errado?

BTW: @WindWalker, ta td? eu keria saber mesmo e kuanto fica o preço da continha da edp lllooolll eo facto de ter pc 24/7 se muda mt a conta.... um abraço
 
460w+550w=1010w

Tens de saber o custo de kada kW/h... e multiplicar..

Por exemplo, se tivesses uma fonte de alimentação de 1000w (1kw) e o custo de cada kw/h fosse 0,010€, ao fim de 24h eram 0.24€..

Não é verdade.

A potência que uma fonte consegue debitar (1kW) para alimentar um sistema não é o consumo de energia da rede eléctrica.

Além disso, uma fonte de 1kW não tem que estar a fornecer exactamente 1kW.

Se pensares bem, segundo o que escrevereste, desde que a fonte esteja ligada à corrente está a consumir 1kW. E se tiveres 6 discos em vez de 1/2? Ventoinhas, placa gráfica de 200W vs 30W, etc etc.
 
isso e k vai ser mais dificil porque ja nao as tenho... tipo as fontes foram soldadas e pintadas.... nao a maneira de medir ou assim?... tou lixado precisava mesmo de saber :(
 
Potencia = Tensão x Intensidade

Mesmo que seja 230v de tensão, se a intensidade for muita, a pontencia tambem sobe
 
:lol:

Agora só com um amperímetro, para teres uma ideia.

Ou então, se te lembrares do fabricante das fontes, vais ao site e vês essa informação.
 
sao dois monos oem :D tou lixado..... e onde posso medir os amperes com o meu multimtro? explica ai passo por passo m'8.... ficava agradecidicimo :D um abraço
 
Potencia = Tensão x Intensidade

P = U*I só é verdade para corrente contínua.

Para corrente alternada é preciso ainda multiplicar pelo co-seno de um ângulo (o timber é que sabe disto :P), que é o ângulo de desfasamento entre duas coisas que agora não me lembro.


Mesmo que seja 230v de tensão, se a intensidade for muita, a pontencia tambem sobe

Para o mesmo valor de tensão, a potência é directamente proporcional à intensidade (pelo menos em DC).

Agora subir só quando a intensidade é elevada, nunca ouvi tal coisa. Se calhar era "se a intensidade for significativamente alta, a potência também o será" :X
 
pois e... eu passo expelicar... moro na casa dos meus pais e o meu pai tem trauma a pc's e pensa k gasta um fortuna de dinheiro se deixar o pc 24/7.... este mez a conta aumentou 25 euros e agora tenho k lhe mostrar a+b=c k nao foi do pc porque o pc nao deveria gastar tanto....so k nao sei como o fazer... acerio pessoal se me poderem ajudar agradecia imenso.... preciso de saber passo por passo o k fazer( e de forma facil de preferencia os meus conheciemntos em eletronica sao poucos...) um abraço malta


BTW: o meu pc so fica ligado(so a torre) mesmo pra fazer de server do meu ftp..... nada de mais...
 
Para te ser sincero, nao me acredito que seja do Pc, antes e depois de ter Pc, e de o deixar ligado 24/7, a diferença foi minima na factura, nada parecida com 25€ :S
 
exato.... e eu ja tive o meu pc um altira mt tempo tipo 4 a 8 horas por dia ligado e ninguem disse nada... mal se notou.... agora so por este aumento ja dizem k e do meu pc... tadinho dele..... :D um ajudinha no calculo pessoal :( se nao la se vai o ftp:D
 
P = U*I só é verdade para corrente contínua.

Para corrente alternada é preciso ainda multiplicar pelo co-seno de um ângulo (o timber é que sabe disto :P), que é o ângulo de desfasamento entre duas coisas que agora não me lembro.

É o chamado factor de potência,que é o coseno do desfasamento entre tensão e corrente...

E assim se tira a potência REAL.
Como o consumidor não paga potência reactiva,é esta que entra para as contas.[ Tenho 90% de certeza desta afirmação ]
 
Eu tenho 100%.. Apenas quem "abusa" da potencia reactiva [empresas com muitos motores e cenas dessas a trabalhar] são penalizadas nas facturas.

Cumpz
 
Back
Topo