Campus universitário da UA recebe laboratório de investigação da Siemens

RavenMaster

Power Member
"A Siemens vai instalar no campus universitário da Universidade de Aveiro um núcleo de investigação e desenvolvimento na área das telecomunicações. O protocolo de cooperação que garante a implementação do laboratório foi assinado hoje e é o resultado de uma relação que se estabeleceu entre as duas partes em Novembro de 2002.

Para o futuro laboratório estão previstas actividades que passam pelo desenvolvimento de trabalhos de investigação avançada na área de telecomunicações em fibra óptica e de plataformas de gestão, em consórcio ou através do intercâmbio de investigadores das duas instituições, nomeadamente através das bolsas de investigação da Siemens Portugal.

"Com a assinatura deste protocolo escrevemos uma nova página na história da cooperação da universidade com a indústria em Portugal", considera Hélder Castro, director geral da Siemens Communications RD1. "Esta é uma iniciativa que abrirá portas a novos projectos bilaterais e em cujo sucesso todos acreditamos", garante em comunicado enviado à imprensa.

No mesmo documento, as duas entidades dizem-se "conscientes da importância de uma estreita colaboração entre os mundos universitário e industrial" e das responsabilidades que as ambas assumem no sector de I&D em Portugal. "

fonte
 
no seguimento da notícia que tinha saido no dia de ontem:

"As instalações da Siemens em Alfragide acolhem o principal laboratório multimédia do grupo alemão, a nível mundial, destinado à investigação e desenvolvimento na área das aplicações e sua integração com redes IP, GPRS e UMTS.

O objectivo é criar um ecossistema que integre entidades de investigação nacionais e estrangeiras, universidades e empresas que juntas vão trabalhar em conceitos como o video streaming, jogos java, vídeotelefonia, vídeo on demand ou conteúdos broadcast para redes de banda larga.

A implementação do projecto contou com um investimento de 40 milhões de euros que aproveitou algum trabalho anterior na área do multimédia, desenvolvido localmente. O laboratório tem uma área útil de 800 metros quadrados e serve cerca de 300 engenheiros da Siemens Portugal, que já estão na empresa há alguns meses, devendo ser alargado para uma capacidade de 500 profissionais até final de 2005, confirmou João Picoito, membro do Conselho Executivo da Siemens.

"Este é um investimento de longo prazo, uma aposta na capacidade de engenharia de Portugal, nomeadamente na área do software", afirmou João Picoito durante a apresentação. Até final do ano de 2004 a empresa espera obter uma facturação de 50 milhões de euros, sendo que em velocidade de cruzeiro, que será atingida em 2006, a expectativa se eleva para 100 milhões de euros.

À disposição dos profissionais integrados neste centro estão mais de uma centena de elementos de rede, desde os core das redes UMTS e IP, equipamentos de banda larga, acesso rádio UMTS, passando pelos servidores que suportam os serviços de vídeo em tempo real. Na integração dos diferentes equipamentos foram utilizados 100 quilómetros de cabo eléctrico 20 quilómetros de fibra óptica.

Um dos primeiros projectos desenvolvido pelo novo laboratório, em parceria com os operadores móveis foi o i9 da TMN, mas João Picoito afirma que a empresa trabalha com os todos os operadores móveis. A Siemens está também a desenvolver um projecto piloto de video on demand para uma empresa do Grupo PT, o seu maior cliente, mas João Picoito não quis adiantar maiores pormenores."

fonte
 
É por estas e outras k vim estudar para Aveiro, neste momento é o centro das telecomunicações em Portugal


Akele abraço
 
Eu tb estudo e aveiro , até agora estou bastante satisfeito com tudo e todos os equipamentos que a univ tem para os alunos utilizarem .
Os profs é sempre a mm coisa .
Mas a univ é porreirinha


Mecânica Power :P
 
a Siemens está mm interessada no ensino superior, já tinham um edificio mm em frente ao tecnico do Tagus Park, têm escola própria e agora isto. assim é que é bonito, ver invesimento. pena que só vem de fora :(
 
fish disse:
a Siemens está mm interessada no ensino superior, já tinham um edificio mm em frente ao tecnico do Tagus Park, têm escola própria e agora isto. assim é que é bonito, ver invesimento. pena que só vem de fora :(

a Siemens também investiu bastante no IST...eu tou a trabalhar num laboratório de mobilidade de redes no tagus parque onde um dos parceiros foi a Siemens (entre outros como a pt, nortell, etc...)
 
a ver vamos se me/nos calha algo.
era bem bom...

nao tinha conhecimento desta noticia, apesar de frequentar o curso e a universidade em questão :D
é o que faz o mto estudo :D:D
 
Back
Topo