Canon 200d ou Nikon d3400

  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? 500-600
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos, paisagens,
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados, estúdio, estádio, pavilhão, etc.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Smartphone
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? Canon
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física

Queria iniciar-me nas reflex uma vez que já tive maquinas compactas depois fiquei-me pelo smartphone mas agora queria algo mais avançado par me fazer evoluir, uma vez que gosto de fotografia.

Pelo que já li no fórum e na net em geral e consultando as promoções atuais fiquei indeciso entre:
Canon 200d
nikon d3400

Pelo que li a nikon é melhor em: qualidade de imagem em geral, em situações de pouca luz e cenas desportivas, paisagens
a canon estaá melhor no video e nos extras como wi-fi monitor articulado e limpeza automática do sensor e ano de fabrico

Agora a minha duvida é se será a qualidade de imagem tão diferente já que como a canon tem limpeza de sensor, poderá ser importante um vez que sou novato e não quero estragar o sensor a limpa-lo e já que esta esta a 492 euros contra 550 euros da nikon .

Vi também que a promoção da canon era com objetiva com estabilizador e a nikon parece-me que não tem no kit estabilizador será que por aqui também não compensa mais a canon.


Desde já obrigado
 
Sou utilizador Nikon e tenho muito pouco conhecimento sobre equipamentos Canon, mas sei que são igualmente bons.

A limpeza do sensor não sei exactamente o que é, mas a maior parte das pessoas nunca limpa um sensor na vida de uma máquina. Acho que basta seres cuidadoso com a mudança de lentes e não andares em ambientes excessivamente poeirentos.

Se tens pessoas com Canon, poder experimentar lentes de outras pessoas de vez em quando é algo óptimo, só por isso iria para a Canon.

A haver, a diferença de qualidade de imagem das duas máquinas não tem relevância, são coisas de benchmarking que na vida real não se notam. O desempenho com pouca luz, a ser efetivamente existente, também não será notório nessas duas máquinas.

Ter uma lente melhor mata as diferenças que possam haver entre essas duas máquinas com lente de kit.

Acho que arranjas a D3400 por menos de 450 €...

O que eu fazia no teu lugar se quisesse ir para a Nikon: comprava só o corpo da D3400 por 360 € + a Sigma 17-50 2.8 por 290 € na Amazon espanhola, tudo com portes grátis e ficava com um grande conjunto. Usares esta lente vai fazer uma diferença na qualidade de imagem muito maior do que a diferença de qualidade dessas duas máquinas.
 
Sinceramente...? Visto que é a primeira câmara deste tipo...

Se tiveres a oportunidade de experimentar alguma delas, aproveita, faz isso mesmo, e escolhe aquela em que gostares mais de mexer.

A experiência de utilização também conta. Trata-se do gostinho que nos dá usar o equipamento (ou não). E se gostarmos, vamos usar mais.


Quanto à função de limpeza de sensor da Canon...bom, primeira coisa: quando olhas para lá, não olhas verdadeiramente para o sensor, mas sim para o filtro de infravermelhos que está colocado mesmo à frente dele.
E então, o que a câmara faz é agitar (vibrar) esse filtro para sacudir pequenas partículas que possam lá estar encostadas. E ela pode ser configurada para fazer isso ao ligar e ao desligar a câmara. Não resulta para tudo, mas resulta para algumas coisitas pequenas.

Mas muito francamente...não faças disso um critério de desempate. Havendo cuidado, para a generalidade das situações basta usar um blower e sai quase tudo.
 
Back
Topo