1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Equipamento Canon PowerShot S110

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por MaxDamage, 17 de Setembro de 2012. (Respostas: 8; Visualizações: 2165)

  1. MaxDamage

    MaxDamage Power Member

    Preview: http://www.dpreview.com/previews/canon-powershot-s110
     
  2. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    Agora é estar atento à S100 a preço de saldo :)
     
  3. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    A minha já cá canta. Depois logo ponho aqui opiniões.
     
  4. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    Depois de algumas experiências com a máquina no terreno estas são as minhas observações:

    - Os resultados a ISO 1600 e ISO 3200 são surpreendentes mesmo para quem está habituado a um bom sensor APS-C. O ruído cromático é praticamente inexistente sendo substituído por um muito agradável grão parecido com o do filme.
    - A objetiva perde luminosidade muito rapidamente à medida que se aumenta a distância focal. De noite mais vale esquecer que a máquina tem zoom e tratá-la como se tivesse uma prime 24mm f/2.0. Outros modelos desta série tem objetivas mais curtas, menos wide e ligeiramente mais luminosas no extremo tele, mas este compromisso parece-me melhor.
    - Ter um filtro ND incorporado é excelente para quando se fotografa de dia.
    - A combinação da posição do flash e do ISO 800 (o valor que o automático prefere) permite fotos com flash bastante naturais, mesmo sem difusor. Mesmo assim, quando tiver tempo vou tentar improvisar um refletor para fazer bounce no teto.
    - Ainda não testei o modo HDR com tripé, mas sem tripé é para esquecer.
    - O encaixe para tripé está alinhado com a objetiva.

    E depois ainda há as características típicas desta série:
    - Dois dials: é muito cómoda de usar em modo manual ou semi-automático.
    - RAW: encaixa perfeitamente no meu workflow baseado em LR

    Em conclusão: o bom desempenho em ISO alto, e uma objetiva wide (24mm) e luminosa (f/2.0) permite que esta máquina seja uma excelente opção para fazer fotografia de rua noturna. E não dá nas vistas porque passa como mais uma de tantas compactas apesar de ter um sensor bem maior. De dia, o zoom razoável dá-lhe muita versatilidade.
     
  5. Bellamy

    Bellamy Power Member

    Recentemente adquiri uma Canon S110, pelo facto de dar grande valor portabilidade e por ser uma compacta "entusiasta", mas estou um pouco desapontado com o resultado que obtenho com as fotos. Em modo auto acabam sempre por ficar muito esbatidas longe dos tons reais (cinzentas) e acabo por utilizar o modo super vivas para ter umas cores mais reais (ficam um pouco exageradas).
    Seguem-se dois exemplos:
    http://imageshack.us/photo/my-images/826/n6p0.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/13/bhzt.jpg/

    Será que é a minha falta de conhecimento fotográfico, ou a maquina é mesmo assim ou poderá estar com algum defeito?
    Agradecia a vossa opinião.
     
  6. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    Paradoxalmente, as fotos sairem "esbatidas" normalmente é uma caraterística dos melhores sensores e de um processamento interno pouco agressivo. Muitas pessoas habituadas a cores artificialmente exageradas ficam desiludidas quando "sobem de escalão", nomeadamente quando passam para uma DSLR. Não será isso que te está a acontecer?

    O processamento interno da S110 nem o conheço porque uso exclusivamente RAW e depois no LR dou às fotos o look que quero. Tenho de ver, mas suponho que possas afinar melhor o processamento interno, embora eu sempre preferi deixar retoques como o contraste e a saturação para o pós-processamento.
     
  7. Bellamy

    Bellamy Power Member

    o problema aqui é mesmo a falta de realismo das cores. Comparando as cores da máquina com as cores reais (olho humano), ficam sempre muito mortas, acinzentadas, tirando a vida toda à fotografia. São tão mortas que as cores no modo muito vivas chegam a ficar mais próximas da realidade. A minha máquina anterior, Canon SX220 Hs não tinha este problema, as cores eram bastante proximas das reais... Nas fotos que deixei aqui dá bem para ver a diferença.. O fundo devia ser rosa vivo e está praticamente cinzento
     
  8. Wildstar

    Wildstar Power Member

    As fotos que puseste não servem de muito. Fotografa uma cena que seja conhecida do resto das pessoas, por exemplo um jardim a luz natural.
     
  9. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    Dá para ver uma diferença, mas é impossível saber com certeza qual das duas fotos está mais próxima da realidade sem conhecer o motivo e as condições de iluminação. Mesmo assim, a foto com as cores mais vivas parece-me ser mais artificial que a outra.
     

Partilhar esta Página