Equipamento Canon PowerShot S110

MaxDamage

Power Member
frontpage-001.jpg


Photokina 2012: Canon updates its S series with the PowerShot S110. The S110 is a gentle refresh of the S100, gaining Wi-Fi capability and a touchscreen, alongside an updated 12MP CMOS sensor. It retains the stabilized 24-100mm equivalent, F2.0-5.9 zoom, Digic 5 processor and GPS capability from its predecessor. The only visual change from the S100 is the loss of the ridge grip on the camera's front. The S110 will cost around $449 and will be available in black or white.

Canon Powershot S110 key features

12MP 1/1.7" Canon CMOS sensor
24-120mm equivalent F2.0-5.9 lens, 4-stop 'Intelligent IS'.
DIGIC 5 processor
ISO 80-12800
Touch-sensitive 3" 460k dot PureColor II G screen
Built-in WiFi
RAW format recording
Built-in 3-stop Neutral Density filter

Preview: http://www.dpreview.com/previews/canon-powershot-s110
 
Depois de algumas experiências com a máquina no terreno estas são as minhas observações:

- Os resultados a ISO 1600 e ISO 3200 são surpreendentes mesmo para quem está habituado a um bom sensor APS-C. O ruído cromático é praticamente inexistente sendo substituído por um muito agradável grão parecido com o do filme.
- A objetiva perde luminosidade muito rapidamente à medida que se aumenta a distância focal. De noite mais vale esquecer que a máquina tem zoom e tratá-la como se tivesse uma prime 24mm f/2.0. Outros modelos desta série tem objetivas mais curtas, menos wide e ligeiramente mais luminosas no extremo tele, mas este compromisso parece-me melhor.
- Ter um filtro ND incorporado é excelente para quando se fotografa de dia.
- A combinação da posição do flash e do ISO 800 (o valor que o automático prefere) permite fotos com flash bastante naturais, mesmo sem difusor. Mesmo assim, quando tiver tempo vou tentar improvisar um refletor para fazer bounce no teto.
- Ainda não testei o modo HDR com tripé, mas sem tripé é para esquecer.
- O encaixe para tripé está alinhado com a objetiva.

E depois ainda há as características típicas desta série:
- Dois dials: é muito cómoda de usar em modo manual ou semi-automático.
- RAW: encaixa perfeitamente no meu workflow baseado em LR

Em conclusão: o bom desempenho em ISO alto, e uma objetiva wide (24mm) e luminosa (f/2.0) permite que esta máquina seja uma excelente opção para fazer fotografia de rua noturna. E não dá nas vistas porque passa como mais uma de tantas compactas apesar de ter um sensor bem maior. De dia, o zoom razoável dá-lhe muita versatilidade.
 
Recentemente adquiri uma Canon S110, pelo facto de dar grande valor portabilidade e por ser uma compacta "entusiasta", mas estou um pouco desapontado com o resultado que obtenho com as fotos. Em modo auto acabam sempre por ficar muito esbatidas longe dos tons reais (cinzentas) e acabo por utilizar o modo super vivas para ter umas cores mais reais (ficam um pouco exageradas).
Seguem-se dois exemplos:
http://imageshack.us/photo/my-images/826/n6p0.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/13/bhzt.jpg/

Será que é a minha falta de conhecimento fotográfico, ou a maquina é mesmo assim ou poderá estar com algum defeito?
Agradecia a vossa opinião.
 
Paradoxalmente, as fotos sairem "esbatidas" normalmente é uma caraterística dos melhores sensores e de um processamento interno pouco agressivo. Muitas pessoas habituadas a cores artificialmente exageradas ficam desiludidas quando "sobem de escalão", nomeadamente quando passam para uma DSLR. Não será isso que te está a acontecer?

O processamento interno da S110 nem o conheço porque uso exclusivamente RAW e depois no LR dou às fotos o look que quero. Tenho de ver, mas suponho que possas afinar melhor o processamento interno, embora eu sempre preferi deixar retoques como o contraste e a saturação para o pós-processamento.
 
Paradoxalmente, as fotos sairem "esbatidas" normalmente é uma caraterística dos melhores sensores e de um processamento interno pouco agressivo. Muitas pessoas habituadas a cores artificialmente exageradas ficam desiludidas quando "sobem de escalão", nomeadamente quando passam para uma DSLR. Não será isso que te está a acontecer?

O processamento interno da S110 nem o conheço porque uso exclusivamente RAW e depois no LR dou às fotos o look que quero. Tenho de ver, mas suponho que possas afinar melhor o processamento interno, embora eu sempre preferi deixar retoques como o contraste e a saturação para o pós-processamento.

o problema aqui é mesmo a falta de realismo das cores. Comparando as cores da máquina com as cores reais (olho humano), ficam sempre muito mortas, acinzentadas, tirando a vida toda à fotografia. São tão mortas que as cores no modo muito vivas chegam a ficar mais próximas da realidade. A minha máquina anterior, Canon SX220 Hs não tinha este problema, as cores eram bastante proximas das reais... Nas fotos que deixei aqui dá bem para ver a diferença.. O fundo devia ser rosa vivo e está praticamente cinzento
 
Nas fotos que deixei aqui dá bem para ver a diferença.. O fundo devia ser rosa vivo e está praticamente cinzento

Dá para ver uma diferença, mas é impossível saber com certeza qual das duas fotos está mais próxima da realidade sem conhecer o motivo e as condições de iluminação. Mesmo assim, a foto com as cores mais vivas parece-me ser mais artificial que a outra.
 
Back
Topo