CAS Latência nas memórias RAM do portátil

80smusicboy

Power Member
Boas
Há cerca de 2 meses comprei um portátil Tsunami cujas especificações são aquelas que pus a aparecer ao pé do meu avatar.
Simplesmente há uma coisa que me está a causar uma certa confusão. Quando eu comprei o meu pc de secretária há 3 anos e meio li numa revista de informática que uma das características que influencia a performance da memórias RAM são os valores de latência. Na altura li que o normal era esse valor ser 2.5. 3.0 não era grande coisa e 2.0 e 1.5 é que eram muito bons, mas mais caros, obviamente!
A RAM do meu pc de secretária tem um valor de latência de 2.5, dito normal. Há pouco tempo fui à BIOS do meu portátil e desactivei a opção que faz aparecer o logotipo da Intel ao arrancar. Qual não é o meu espanto quando ao arrancar vejo nas specs aparecer 2048MB DDRII 533Mhz/CL4. Latência 4.0??? Será possível? Quando li o artigo nem lá falava de valores tão maus!
A performance deste portátil parece-me boa, mas pergunto-me quão melhor ela poderia ser se por exemplo, em vez de 4.0 fosse 2.5, como no meu desktop.

Digam-me o que acham desta situação, por favor...
Obrigado
 
DDR2 tem latências muito mais altas que a DDR normal, CAS4 é normal neste caso.
Mas também não te preocupes uma vez que funciona a uma frequencia muito mais elevada do que as DDR normais por isso compensa.
 
DDR2 tem latências muito mais altas que a DDR normal, CAS4 é normal neste caso.

Epah, já tou mais descansado! Muito obrigado pelo esclarecimento. Realmente a revista, actualmente, já deve ter uns 4 anos, e nessa altura não havia DDRII, portanto faz sentido que não viessem valores de latência normais para memórias DDRII.
Obrigadão :kfold:
 
Back
Topo