CE3100 "Canmore" - Intel aims x86 at digital TVs

JAFoNEXUS

Power Member
Intel will ship a Pentium M-based system-on-chip (SoC) for consumer devices like networked optical players, set-top boxes, and digital TVs. The 800MHz Media Processor CE3100 ("Canmore") aims to bring YouTube and other PC-based entertainment platforms to home entertainment systems, where today MIPS-based SoCs from Sigma, Broadcom, and others dominate.

Intel calls the CE 3100 "the first in a new family" of SoCs aimed at the consumer electronics segment. More specifically, it targets network-enabled optical drives and set-top boxes, where today MIPS is probably the dominant architecture, thanks to popular offerings from Sigma, Broadcom, and others. Intel appears to be hoping that x86's better support for the software needed to run YouTube and other PC-based entertainment platforms will help it compete, as the PC and CE markets continue to converge.

intel_ce3100_diag-sm.gif


FONTE e SPECS


Bem, parece que o famoso Sigma Designs SMP86XX dos popcorn, egreat e amigos não vai ter vida fácil.

Mais um passo da intel para levar o x86 a todo o lado :D
 
Última edição:
E novidades? Só se for o diagrama de blocos da arquitectura...

Procurem por Thomson digital tv linux cluster.

Dificilmente isso bate as soluções existentes no mercado de set top box...

Procurem por dreambox e vejam o que tem os ultimos modelos e modelos anunciados...
 
E vamos ter televisões com BSOD's e não é por falta de sinal... :lol:

A menos que ***** coisa baseada em linux.
BSOD's é com a Micro$oft... ñ tem nada a haver com o chip da intel :D

Penso que será uma boa adição aos nossos lares... acho que neste IDF a Intel em parceria com a Yahoo! mostrou uma tv com o Canmore... e dava tv em HD, e ao mesmo tempo tinha messenger, dava notícias online, tinha as condições do tempo e penso que dava pra fazer pesquisas no motor Yahoo!... agora... haja é comando de tv pra tanta função :D
 
E novidades? Só se for o diagrama de blocos da arquitectura...

Procurem por Thomson digital tv linux cluster.

Dificilmente isso bate as soluções existentes no mercado de set top box...

Procurem por dreambox e vejam o que tem os ultimos modelos e modelos anunciados...

Novidade é mesmo => x86 :D

As Dreamboxes são PPC se não me engano.
 
Pois são. E axas que alguém vai colocar x86 para algo que se quer pequeno, gaste pouquissimo e seja altamente eficiente e ainda para mais compativel com o que a propria empresa já tem desenvolvido ou adquirido?

Isso é bom para empresas que ainda não têm soluções de peso.
 
Acho estranho a Intel estar a entrar num mercado que a AMD acabou de despachar...

A AMD "despachou-a" porque estava a dar prejuízo atrás de prejuízo, constantemente mal gerida e com poucos fundos para R&D, estagnando os produtos no mercado.

A Broadcom comprou-a porque já tem experiência no ramo, e tem dinheiro para investir na compra da divisão, na contratação de engenheiros e na tecnologia futura, ao contrário da AMD.
 
Pois são. E axas que alguém vai colocar x86 para algo que se quer pequeno, gaste pouquissimo e seja altamente eficiente e ainda para mais compativel com o que a propria empresa já tem desenvolvido ou adquirido?

Isso é bom para empresas que ainda não têm soluções de peso.

Eu não estou a defender o x86, mas compreendo a vantagens que pode trazer a este segmento.

Na datasheet do CE3100, página 152 : "At 800 MHz, the TDP is 9.82W"

Parece me um valor muito bom para o que trás integrado no SoC.

Não esquecer que tem integrado uma GMA500, que apesar de muito simples, permite fazer coisas que a concorrência não consegue.

– Programmable 2D/3D Intel® Graphics Media Accelerator 500

– Dual universal scalable shader engines with up to 16 threads per core providing pixel and vertex shader functionality

– Advanced shader feature set exceeding Shader Model 3

– Enables acceleration of advanced geometry and pixel processing functions, tile-based rendering architecture

– Enables 2D, 3D processing in a single pipeline

– Accelerated 2D operations—BLT, alphablend BLTs

– Programmable anti-aliasing

– On-chip multiple-render target (MRT) support

– 13 million polygon/sec with hardware texturing support, 2Pix/clk 2D operations

– Industry standard API support—OpenGL ES 1.1, OpenGL ES 2.0 and OpenVG 1.0

Deixo aqui o product Brief para quem estiver interessado.
 
Pois... 3d para...? ah sim set-top-boxes... muito util!

Mesmo os shaders que são usados para suavizar as legendas duvida que tenham uso! (a não ser que alguém lhes faça o modulo para verificação de chaves, OR NOT!)

Isso é apenas fogo de vista. Depois fazem como os PXA que venderam tudo que tinham à Marvell.
 
Sou só eu a achar que este CPU seria excelente não só para Set Top Boxes mas também para HTPCs?

Quer dizer, o Pentium M a 800MHz não é nada de espectacular, antes pelo contrário, mas o TDP do chip inteiro fica bem abaixo do consumo dos conjuntos Atom, por exemplo, que não têm decode HD...

Pelo que estou a ver, e ao contrário do Pulsbo para Atom (que não tem ligações Sata, por exemplo), está lá tudo para um sistema HTPC MUITO pequeno (provavelmente ainda mais pequeno que Mini-ITX), com possibilidade de correr por exemplo o Windows XP Media Center Edition (ou uma variante Linux do género), podendo perfeitamente utilizar quer memória flash quer discos rígidos para armazenamento (do SO ou de conteúdos).

A sério, parece-me uma opção muito interessante que os fabricantes de motherboards podiam explorar... É o que dá o x86 estar a migrar para outros territórios... Daqui a pouco vai ser possível correr Windows XP em telemóveis nativamente... Não digo que seja boa ideia, não quero ter BSODs a meio de chamadas (lol), mas parece-me impressionante as variadíssimas oportunidades que surgem com a massificação do x86...

Cumps.

Miguel
 
Sou só eu a achar que este CPU seria excelente não só para Set Top Boxes mas também para HTPCs?

Quer dizer, o Pentium M a 800MHz não é nada de espectacular, antes pelo contrário, mas o TDP do chip inteiro fica bem abaixo do consumo dos conjuntos Atom, por exemplo, que não têm decode HD...

Pelo que estou a ver, e ao contrário do Pulsbo para Atom (que não tem ligações Sata, por exemplo), está lá tudo para um sistema HTPC MUITO pequeno (provavelmente ainda mais pequeno que Mini-ITX), com possibilidade de correr por exemplo o Windows XP Media Center Edition (ou uma variante Linux do género), podendo perfeitamente utilizar quer memória flash quer discos rígidos para armazenamento (do SO ou de conteúdos).

A sério, parece-me uma opção muito interessante que os fabricantes de motherboards podiam explorar... É o que dá o x86 estar a migrar para outros territórios... Daqui a pouco vai ser possível correr Windows XP em telemóveis nativamente... Não digo que seja boa ideia, não quero ter BSODs a meio de chamadas (lol), mas parece-me impressionante as variadíssimas oportunidades que surgem com a massificação do x86...

Cumps.

Miguel

Pois, é o que eu acho !!

Basicamente é um HTPC-on-a-chip :D -> HTPCoC :lol:

Isto alarga em muito os fabricantes capazes de por soluções no mercado, permitindo juntar um sistema extremamente compacto e eficiente com capacidade de poder correr software mais complexo (com novas funcionalidades oferecidas ao utilizador final) do que o que já existe hoje nas soluções que estão no mercado.
 
Back
Topo