1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

CE3100 "Canmore" - Intel aims x86 at digital TVs

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por JAFoNEXUS, 9 de Setembro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 2141)

1. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

FONTE e SPECS

Bem, parece que o famoso Sigma Designs SMP86XX dos popcorn, egreat e amigos não vai ter vida fácil.

Mais um passo da intel para levar o x86 a todo o lado :D

Última edição: 9 de Setembro de 2008
  2. HiGhVoIcE

HiGhVoIcE Power Member

Não vai ser assim tão fácil combater a MIPS...

3. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

4. FerCam™

FerCam™ Banido

E vamos ter televisões com BSOD's e não é por falta de sinal... :lol:

A menos que ***** coisa baseada em linux.

5. Sumerset

Sumerset Power Member

E novidades? Só se for o diagrama de blocos da arquitectura...

Procurem por Thomson digital tv linux cluster.

Dificilmente isso bate as soluções existentes no mercado de set top box...

Procurem por dreambox e vejam o que tem os ultimos modelos e modelos anunciados...

6. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

BSOD's é com a Micro$oft... ñ tem nada a haver com o chip da intel :D

Penso que será uma boa adição aos nossos lares... acho que neste IDF a Intel em parceria com a Yahoo! mostrou uma tv com o Canmore... e dava tv em HD, e ao mesmo tempo tinha messenger, dava notícias online, tinha as condições do tempo e penso que dava pra fazer pesquisas no motor Yahoo!... agora... haja é comando de tv pra tanta função :D

7. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

Novidade é mesmo => x86 :D

As Dreamboxes são PPC se não me engano.

8. Sumerset

Sumerset Power Member

Pois são. E axas que alguém vai colocar x86 para algo que se quer pequeno, gaste pouquissimo e seja altamente eficiente e ainda para mais compativel com o que a propria empresa já tem desenvolvido ou adquirido?

Isso é bom para empresas que ainda não têm soluções de peso.

9. blastarr

blastarr Power Member

A AMD "despachou-a" porque estava a dar prejuízo atrás de prejuízo, constantemente mal gerida e com poucos fundos para R&D, estagnando os produtos no mercado.

A Broadcom comprou-a porque já tem experiência no ramo, e tem dinheiro para investir na compra da divisão, na contratação de engenheiros e na tecnologia futura, ao contrário da AMD.

10. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

Eu não estou a defender o x86, mas compreendo a vantagens que pode trazer a este segmento.

Na datasheet do CE3100, página 152 : "At 800 MHz, the TDP is 9.82W"

Parece me um valor muito bom para o que trás integrado no SoC.

Não esquecer que tem integrado uma GMA500, que apesar de muito simples, permite fazer coisas que a concorrência não consegue.

Deixo aqui o product Brief para quem estiver interessado.

11. Sumerset

Sumerset Power Member

Pois... 3d para...? ah sim set-top-boxes... muito util!

Mesmo os shaders que são usados para suavizar as legendas duvida que tenham uso! (a não ser que alguém lhes faça o modulo para verificação de chaves, OR NOT!)

Isso é apenas fogo de vista. Depois fazem como os PXA que venderam tudo que tinham à Marvell.

12. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Sou só eu a achar que este CPU seria excelente não só para Set Top Boxes mas também para HTPCs?

Quer dizer, o Pentium M a 800MHz não é nada de espectacular, antes pelo contrário, mas o TDP do chip inteiro fica bem abaixo do consumo dos conjuntos Atom, por exemplo, que não têm decode HD...

Pelo que estou a ver, e ao contrário do Pulsbo para Atom (que não tem ligações Sata, por exemplo), está lá tudo para um sistema HTPC MUITO pequeno (provavelmente ainda mais pequeno que Mini-ITX), com possibilidade de correr por exemplo o Windows XP Media Center Edition (ou uma variante Linux do género), podendo perfeitamente utilizar quer memória flash quer discos rígidos para armazenamento (do SO ou de conteúdos).

A sério, parece-me uma opção muito interessante que os fabricantes de motherboards podiam explorar... É o que dá o x86 estar a migrar para outros territórios... Daqui a pouco vai ser possível correr Windows XP em telemóveis nativamente... Não digo que seja boa ideia, não quero ter BSODs a meio de chamadas (lol), mas parece-me impressionante as variadíssimas oportunidades que surgem com a massificação do x86...

Cumps.

Miguel

13. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

Pois, é o que eu acho !!

Basicamente é um HTPC-on-a-chip :D -> HTPCoC :lol:

Isto alarga em muito os fabricantes capazes de por soluções no mercado, permitindo juntar um sistema extremamente compacto e eficiente com capacidade de poder correr software mais complexo (com novas funcionalidades oferecidas ao utilizador final) do que o que já existe hoje nas soluções que estão no mercado.

Partilhar esta Página