Chamadas feitas em meu número para outra pessoa... como isto é possível?

Jotenko

Power Member
Boa noite.

Recebi hoje uma chamada às 10h da manhã, de um rapaz a dizer-me que me estava a devolver a chamada.

Ora, eu não fiz chamada nenhuma para ele. No entanto ele continuou a teimar que eu lhe tinha ligado, e eu a teimar que não tinha ligado, e eventualmente a chamada terminou.

De seguida, ele envia-me um screenshot da lista de chamadas não atendidas dele e, para minha surpresa, o meu número estava mesmo lá.

Sou NOS, mas o meu número é antigo Vodafone (91). Não tenho aplicações manhosas instaladas. Não liguei por acidente como é óbvio (eu não tenho o número dele registado, nem o conheço de lado nenhum).

A alguém daqui já aconteceu tal coisa?

Fiquei preocupado com isto.
 
A nível técnico/prático eu penso que isso seja possivel, emular/mascarar o número que é mostrado a quem recebe a chamada...
 
Isso é muito estranho. Porque alguém faria isso, e porque as nossas operadoras permitiriam que isso fosse possível?
Porque alguém faria isso? Inúmeras razões, algumas delas as mesmas que scammers. As operadoras não permitiem, são exploits, tal como quando alguem hackeia um sistema, não é porque o proprietário o permita "voluntariamente". No fundo permite mas involuntariamente.
 
Boa noite.

Recebi hoje uma chamada às 10h da manhã, de um rapaz a dizer-me que me estava a devolver a chamada.

Ora, eu não fiz chamada nenhuma para ele. No entanto ele continuou a teimar que eu lhe tinha ligado, e eu a teimar que não tinha ligado, e eventualmente a chamada terminou.

De seguida, ele envia-me um screenshot da lista de chamadas não atendidas dele e, para minha surpresa, o meu número estava mesmo lá.

Sou NOS, mas o meu número é antigo Vodafone (91). Não tenho aplicações manhosas instaladas. Não liguei por acidente como é óbvio (eu não tenho o número dele registado, nem o conheço de lado nenhum).

A alguém daqui já aconteceu tal coisa?

Fiquei preocupado com isto.
Chamasse spoofing onde usam o teu numero.

Vai a policia. Caso seja realmente verdade e seja o teu numero entao é spoofing.

Tens é de perceber se realmente foi utilizado o teu numero. Pede um screenshot ou algo assim como prova.

Se realmente foi o teu numero estas a ser vitima de spoofing (utilizando o teu número para camuflar o verdadeiro) assim de forma básica.
 
Chamasse spoofing onde usam o teu numero.

Vai a policia. Caso seja realmente verdade e seja o teu numero entao é spoofing.

Tens é de perceber se realmente foi utilizado o teu numero. Pede um screenshot ou algo assim como prova.

Se realmente foi o teu numero estas a ser vitima de spoofing (utilizando o teu número para camuflar o verdadeiro) assim de forma básica.
Aqui há tempos a minha mãe segundo o meu irmão, andava a ligar para ele, porém a minha mãe tem 87 anos só tem rede fixa e o meu irmão na Alemanha aparecia lá chamada no telefone fixo dele da minha mãe, porém ele não atendia durante o dia senão sabia que a nossa mãe ia pagar e bem a chamada, mas afinal não era a minha mãe a ligar mas aparecia o número dela? Quais desvantagens deste suposto spoofing? Obrigado
 
Aqui há tempos a minha mãe segundo o meu irmão, andava a ligar para ele, porém a minha mãe tem 87 anos só tem rede fixa e o meu irmão na Alemanha aparecia lá chamada no telefone fixo dele da minha mãe, porém ele não atendia durante o dia senão sabia que a nossa mãe ia pagar e bem a chamada, mas afinal não era a minha mãe a ligar mas aparecia o número dela? Quais desvantagens deste suposto spoofing? Obrigado

Desvantagens? a única desvantagem é a pessoa que fizer spoofing que é geralmente ilegal (a menos que tenhas concesso da pessoa e/ou empresa) para testes e afins.

O spoofing basicamente é poderes utilizar um numero de telemovel de outra pessoa. Inclusive da PSP etc. Para obter dados das pessoas ou fingir se passar por alguém ou tentativa de scam.

É crime e punível por lei. Mas para ser sppofing tem mesmo de ser o numero da tua mãe ou pessoa que não ligou.

Se for outro numero ja não é spoofing é uma técnica um pouco avançada. Não algo tão comum pelo menos em certos scams.

Já deve involver polícia. Pois caso contrario poderá ter problemas legais mesmo que não tenha feito nada. Mesmo que depois se apercebam que foi spoofing foi só tempo perdido.

deixo uma explicação básica:
O spoofing de chamada nada mais é do que uma técnica usada por cibercriminosos para falsificar o número de telefone de uma ligação. Basicamente, eles conseguem esconder o número de telefone real usado para efetuar a chamada, sobrepondo-o com um número de telefone legítimo, idêntico ao da instituição personificada.

O que se deve fazer? Se for smartphone verificar se tem vírus ou malware e até fazer um reset.

Apresentar queixa na policia se for mesmo spoofing com os vossos números.

Cumps ;)
 
Aqui há tempos a minha mãe segundo o meu irmão, andava a ligar para ele, porém a minha mãe tem 87 anos só tem rede fixa e o meu irmão na Alemanha aparecia lá chamada no telefone fixo dele da minha mãe, porém ele não atendia durante o dia senão sabia que a nossa mãe ia pagar e bem a chamada, mas afinal não era a minha mãe a ligar mas aparecia o número dela? Quais desvantagens deste suposto spoofing? Obrigado

Desvantagens? a única desvantagem é a pessoa que fizer spoofing que é geralmente ilegal (a menos que tenhas concesso da pessoa e/ou empresa) para testes e afins.

O spoofing basicamente é poderes utilizar um numero de telemovel de outra pessoa. Inclusive da PSP etc. Para obter dados das pessoas ou fingir se passar por alguém ou tentativa de scam.

É crime e punível por lei. Mas para ser sppofing tem mesmo de ser o numero da tua mãe ou pessoa que não ligou.

Se for outro numero ja não é spoofing é uma técnica um pouco avançada. Não algo tão comum pelo menos em certos scams.

Já deve involver polícia. Pois caso contrario poderá ter problemas legais mesmo que não tenha feito nada. Mesmo que depois se apercebam que foi spoofing foi só tempo perdido.

deixo uma explicação básica:


O que se deve fazer? Se for smartphone verificar se tem vírus ou malware e até fazer um reset.

Apresentar queixa na policia se for mesmo spoofing com os vossos números.

Cumps ;)

Olá pessoal.

Não voltei a receber nenhuma chamada, portanto para já assumo que foi uma situaçao one-off.

Liguei para a NOS e deixei o registo da ocorrência. Disseram-me também que poderia apenas ser um problema técnico isolado.

Para já fica assim, mas eu voltarei a este tópico se a situação se repetir.
 
Boa noite,
Ando a ser contactada por números que dizem estar a retribuir chamadas minhas, que eu nunca fiz.

Já falei com a NOS e dizem que a única solução é alterar o número.
Que outra solução poderei ter?
Obrigada!
 
Já chegou á NOS? Estamos bonitos. Sabia disso mas era na MEO, muito pessoal a queixar-se que andam a receber chamadas de malta a responder a chamadas que eles não fizeram.

Uma pergunta @mafaldanogueira, por acaso tens a portabilidade desse nº? Sempre foi teu ou veio no pacote da NOS?
 
Boa noite,
Ando a ser contactada por números que dizem estar a retribuir chamadas minhas, que eu nunca fiz.

Já falei com a NOS e dizem que a única solução é alterar o número.
Que outra solução poderei ter?
Obrigada!

Tem tudo documentado. E vai à polícia e faz exposição à Anacom. A NOS - e as outras - estão a arrastar os pés.
 
Bom dia a todos.

Ontem aconteceu-se exatamente a mesma situação que reportaram neste fórum. Recebi duas chamadas diferentes de pessoas a indicar que receberam chamadas do meu número e eu não as fiz. Esta situação já me tinha acontecido no ano passado, mas confesso que não liguei muito, mas agora começo a ficar preocupado, porque ainda não percebi que problema é este.

Vou reportar este assunto hoje à meo e vez o que me dizem.

Será possível que consigam clonar números de telefone? Este problema será apenas uma máscara do número para outros fins eu será que também os meus SMS podem estar em risco? Hoje em dia, muitos das operações online tem dupla autenticação por telefone, com a receção de códigos de confirmação que mandam por SMS.

Obrigado.
Rui Martins
 
Boa noite a 2 dias que recebo chamadas de numeros diferentes , em que nao atendo por motivos de trabalho ,quando devolvo a chamada para os numeros dizem que nao me ligaram , uma sra. Até me enviou um print do historico em como nao me ligou ,e eu com a chamada nao atendida do numero dela no meu .
Num dia recebi 7 chamadas e noutro 5 tudo de numeros diferentes, retribui e ninguém me tinha ligado
Liguei para a NOS e nao me souberam explicar o que esta acontecer .
Nao estou a entender o que podem fazer sera que ficam com acesso ao nosso telemóvel???
Se me poderem esclarecer agradeço
 
Boa noite.

Recebi hoje uma chamada às 10h da manhã, de um rapaz a dizer-me que me estava a devolver a chamada.

Ora, eu não fiz chamada nenhuma para ele. No entanto ele continuou a teimar que eu lhe tinha ligado, e eu a teimar que não tinha ligado, e eventualmente a chamada terminou.

De seguida, ele envia-me um screenshot da lista de chamadas não atendidas dele e, para minha surpresa, o meu número estava mesmo lá.

Sou NOS, mas o meu número é antigo Vodafone (91). Não tenho aplicações manhosas instaladas. Não liguei por acidente como é óbvio (eu não tenho o número dele registado, nem o conheço de lado nenhum).

A alguém daqui já aconteceu tal coisa?

Fiquei preocupado com isto.
A mim aconteceu ao contrário, nao percebo o que podem fazer com isto
 
A rifa de hoje calhou-me a mim...
Recebi algumas 3 chamadas de pessoas que diziam que eu tinha ligado (pelo que disseram eram pessoas a falar em inglês que não respondiam às perguntas, devia ser uma gravação) e continuei ao longo da manhã a receber outras tantas chamadas que acabei por não atender, mas o motivo deve ser parecido.
Ao longo das ultimas semanas tenho ainda recebido imensas chamadas de telemarketing de empresas com o qual nunca dei as informações que eles possuem... A NOS por exemplo sabia até a minha rua e nunca tive um único contrato com eles.
E, legal ou não, recebi ainda chamadas de um determinado partido politico (acredito que fossem militantes) que queriam saber se eu tinha alguma dúvida sobre esse partido. Isto tem estado mesmo de loucos...
Sou Vodafone desde sempre e tenho este telemovel desde janeiro e nunca instalei nada manhoso nos meus telemóveis.
Devo reclamar a alguém? Há alguma coisa para evitar este tipo de eventos?
 
A rifa de hoje calhou-me a mim...
Recebi algumas 3 chamadas de pessoas que diziam que eu tinha ligado (pelo que disseram eram pessoas a falar em inglês que não respondiam às perguntas, devia ser uma gravação) e continuei ao longo da manhã a receber outras tantas chamadas que acabei por não atender, mas o motivo deve ser parecido.
Ao longo das ultimas semanas tenho ainda recebido imensas chamadas de telemarketing de empresas com o qual nunca dei as informações que eles possuem... A NOS por exemplo sabia até a minha rua e nunca tive um único contrato com eles.
E, legal ou não, recebi ainda chamadas de um determinado partido politico (acredito que fossem militantes) que queriam saber se eu tinha alguma dúvida sobre esse partido. Isto tem estado mesmo de loucos...
Sou Vodafone desde sempre e tenho este telemovel desde janeiro e nunca instalei nada manhoso nos meus telemóveis.
Devo reclamar a alguém? Há alguma coisa para evitar este tipo de eventos?
Aconteceu exatamente isso, uma pessoa ligou-me a dizer que eu tinha ligado deste numero e que só ouviam falar inglês
 
As chamadas continuam... Agora atendi uma pessoa que dizia que eu tinha acabado de ligar e já estava outra em espera também com a mesma situação. Que praga!
Isto se acontecer também com números empresariais (800, 808...) é gravíssimo!
 
Back
Topo