Cheiro irritante a queimado (Lenovo Y540)

pordhe

Membro
Tenho um Lenovo Y540 que recentemente decidiu começar a deitar um cheiro extremamente irritante a queimado. É um bocado dificil de explicar para além disso.
Eu já dei uma limpeza às ventoinhas e inclusive dei uma olhadela pela board a ver se via algum componente queimado ou algum condensador com mau aspecto, mas nada de muito aparente. O cheiro vem claramente do pó das ventoinhas, mas isto pode apenas ser porque o cheiro é absorvido por ele. Eu acho que não faria sentido ser o pó que está a queimar visto que as temperaturas andam dentro dos 75ºC-80ºC com um undervolt no CPU, mesmo para controlar a situação. O portatil sempre andou dentro destas temperaturas e nunca deitou cheiro nenhum.

Estou um bocado preocupado visto que o portatil nem 3 anos tem e se for um componente a ir à vida é logo uma dor de cabeça. Está fora da garantia ainda por cima.

O cheiro é particularmente horrivel quando as ventoinhas começam a girar e é tão mau que eu não consigo ter o portatil ligado e tenho de vir para o fixo. Parece quase amoníaco no sentido de ficar "preso" no olfacto mas é mais parecido a plastico seco queimado.

Relativamente à performance do portatil parece tudo normal. Ainda não me deu problemas. Já corri uns stress test (do CPU) e nada de anormal.

É normal algum componente deitar um cheiro assim tão intenso?
 
Back
Topo