Cinema4D ou 3D Studio Max

Cursos bons, só lá fora. Aqui a maioria dos cursos é para sacar dinheiro quando alguma coisa tá na moda. Se já sabes alguma coisa de 3D, a probabilidade de num curso de 3D saberes mais do que quem está a dar as aulas não é pequena. Não digo que é tudo assim, mas acontece muitas vezes.
Por isso, se houver guito, é de ir lá para fora estudar. Escape é fixe e muito pessoal que tem ido daqui para a escape estudios tem arranjado trabalhos lá fora, principalmente na framestore que tem ligações com a escape.

Um mestrado em 3D tirado cá vale tanto com um papo seco se não tiveres já trabalho feito que o possas mostrar para trabalhares. Digo isto porque conheço N pessoas a desistirem de cursos e mestrados 3D ou a sairem de lá sem saberem nada. E os preços são um atentado.

O vray é pago. O Mental vem com alguns softwares como o max, maya e xsi. Não sei se vem com mais algum.

Penso que todos eles têm versões para estudante.

Muito sinceramente acho muito mal quando não se compra o software para trabalhar e fazer lucro com o mesmo.

Mas quando se arranja software para aprender é diferente. Não estamos a tirar lucro à empresa que desenvolve o software. Alías, muitas delas são o que são devido à pirataria caseira. Como a autodesk e a adobe. Se fosse impossível arranjar tais softwares para aprender em casa, as versões free, tipo blender e gimp, já tinham minado o mercado todo.

Sinceramente não me metia no gmax. Se continuares com isto vai chegar a uma altura que queres fazer X ou Y e só o max faz. Mesmo com plugins.
Quanto ao mestrado ainda não sei bem, tenho que pensar muito bem no que quero "especializar".

Quanto aos programas/plugin's, concordo plenamente, no entanto deixa-me dizer-te que a Autodesk tem mais de 30 programas disponíveis para download para estudantes, é assim que tenho o StudioMax. Mas não podia estar mais de acordo com o que dizes.
 
90% do meu trabalho é 3D. Posso te dizer que o 3dsmax não é assim tão utilizado quanto se pensa, tirando no ramo da visualização de arquitectura, em parte por causa do vray, mas também porque continuar a ser o software de eleição nas faculdades de arquitectura. Fora disso, depende de estúdio para estúdio, mas também da área do trabalho em causa.

Um conselho que te dou, não te optes já por um software, experimenta aqueles que puderes, só na autodesk, tens o max, o xsi e o maya. Todos têm os seus pontos fortes e fracos. Mas cada um de nós adapta-se melhor a um software package, ou por uma questão de gosto, ou por ser mais eficaz no tipo de trabalho que queremos executar.

Posso te dizer que eu já trabalhei com o 3dsmax, Cinema4D, Maya, Sketchup, Modo e Lightwave.

Queres ser um bom digital artist, um conselho, desenha muito, fotografa, desenha mais, se puderes, faz escultura, anima no papel. Explora ao máximo as artes tradicionais.Depois passar para o mundo digital é só questão de aprender que 1+1=2.





Em relação aos cursos, se quiseres ter um acesso mais fácil ao mercado de trabalho, apenas de posso recomendar a Escape Studios, mas só por isso mesmo, porque na verdade tudo o que é lá ensinado pode-se aprender de outras formas e gastando muito menos dinheiro.
 
Penso que todos eles têm versões para estudante.

...no entanto deixa-me dizer-te que a Autodesk tem mais de 30 programas disponíveis para download para estudantes...

hu...

90% do meu trabalho é 3D. Posso te dizer que o 3dsmax não é assim tão utilizado quanto se pensa, tirando no ramo da visualização de arquitectura , em parte por causa do vray
Ainda a Bulgária não éra um pais :P, já se usava max e viz para arquitectura.

Tendo em conta que a grande parte do 3D feito cá deve ser para arquitectura, o max fica em vantagem. :P

Mas estás a falar de Portugal ou no geral?

Do que conheço, cá em portugal, se for em sitios onde só haja macs para trabalhar, acredito. :P de resto é discutível.

Eu, do que conheço, a maioria usa max, assim como outros, dependendo do sitio e do trabalho que se está a fazer. Por exemplo, num sitio que conheço ainda no outro dia se estava a modelar em max e a passar os modelos para xsi para a animação.

Eu do que tenho visto, acho que o max continua a ser usado em paletes. Arquis, ingremes, illusives, etc
 
Aprender o quê? Qual?

O que o Dojam referiu sobre o "saber" fora do programa é o mais importante, mas se estás a falar de aprender software, convem dizer o que queres, porque há sitios "especializados".
 
Tendo em conta que a grande parte do 3D feito cá deve ser para arquitectura, o max fica em vantagem. :P

Mas estás a falar de Portugal ou no geral?

Do que conheço, cá em portugal, se for em sitios onde só haja macs para trabalhar, acredito. :P de resto é discutível.

Estou a falar no geral, em Portugal, trabalhei em alguns atelieres de arquitectura, e já fiz alguns trabalhos com a arqui300, tudo em max-vray.

Recentemente comecei a trabalhar muito para o estrangeiro, nomeadamente para os estados unido (tentar fugir á crise na Europa) e tenho apanhado de tudo, e existe uma grande abertura aos software packages, desde que seja facilmente integrável na pipeline, que seja modelado aonde bem nos apetecer.


Sites para aprender, por alto, não sabendo aquilo que queres de facto aprender, tens o cmivfx, fxphd, gnomon, digital tutors, lynda, escape....
Mas existem muitos mais.
 
Última edição:
Estou a falar no geral, em Portugal, trabalhei em alguns atelieres de arquitectura, e já fiz alguns trabalhos com a arqui300, tudo em max-vray.

Sim, então, não percebi. O que respondi foi em relação a dizeres que o max não era tão utilizado (em portugal) como se pensa. Se calhar percebi mal. whatever.
 
Obrigado pela tua opinião e pela tua ajuda.


Por acaso era uma opção que estou a ter em conta. E gostava de tirar um mestrado mais virado para vídeo/imagem/animação3D. Conhecem algum mestrado bom?


Percebo-te perfeitamente, desde a criação deste tópico que não tenho tido muito tempo, começam os trabalhos e as frequências, mas tenciono explorar tanto o Max como o C4D. Já agora uma questão, esses plug-ins, o V-Ray e o mental ray são pagos, certo?



Que plugins aconselham?
Uma rápida pesquisa no Google trata disso (este link tem alguns, mas há mais). Atenção, é melhor repensar a adoção do GMax, pois é uma ferramenta "morta", pois a AutoDesk já a descontinuou faz muito tempo. É apenas uma ferramenta para entusiastas e pouco mais. Para levar a coisa a sério, claro que deverá ser procurada uma ferramenta atual.

Para fazer umas macacadas que não vão a lado nenhum, serve. Para mim. :)
 
Aprender o quê? Qual?

O que o Dojam referiu sobre o "saber" fora do programa é o mais importante, mas se estás a falar de aprender software, convem dizer o que queres, porque há sitios "especializados".
Tens razão, my bad...O software que estou a pensar usar (por agora) é o Studio Max e o C4D...Quanto ao aprender, gostava de conhecer sites/fóruns onde tivessem vários tutoriais e afins de diferentes níveis de dificuldade, para ir aprendendo :P
 
Tens os que o Dojam referiu, tens também o 3dbuzz, o cgacademy, o eat3d, cgkingdom, cgpalace, tresd1, pfuuu já chega.

Foruns, tens o cgalk, 3dtotal, cghub, evermotion, cgarena, cgcars e mais um milhão deles.
 
Boas,
Aproveito este topico por causa de uma pequena duvida sobre o 3D:
Tou a fazer um video em 3D e sei que existe uma regra que diz a medida entre os nossos dois olhos pra depois coincidir com a visualizaçao. Eu ja soube a medida mas entre tanto esqueci-me e ja procurei no google e nao encontrei nada.
Alguem me pode dizer a medida certa plz? Obrigado.
 
Tens uns mini-cursos em DVD da Gnomon Workshop que são do melhor!

Alguns dos intrutores trabalham para a indústria de VFX de cinema de Hollywood :P
Tenho que investigar isso...
Tens os que o Dojam referiu, tens também o 3dbuzz, o cgacademy, o eat3d, cgkingdom, cgpalace, tresd1, pfuuu já chega.

Foruns, tens o cgalk, 3dtotal, cghub, evermotion, cgarena, cgcars e mais um milhão deles.
Muito obrigado:)

O 3D do Roy Orbison não tem nada a ver com o 3D que estamos aqui a falar. É agua e azeite.
Não percebi...
 
Back
Topo