Cisco e Ericsson apresentam soluções baseadas em IP para operadores fixos

RavenMaster

Power Member
"A Cisco Systems e a Ericsson apresentaram hoje na COMTEC um conjunto de soluções baseadas em redes IP para a rede fixa, dirigidas aos operadores de telecomunicações que permitem oferecer um conjunto de serviços triple play para o mercado residencial e empresarial. No portfólio apresentado incluem-se serviços multimédia - messaging, voz e vídeo telefonia - vídeo on demand, entre outras.

A plataforma permite fazer a gestão de aplicações fixas e móveis integrando um conjunto de serviços, através de um equipamento escalável que permite ligar um mínimo de doze subscritores, o que garante poupanças ao nível da infra-estrutura, defendem as empresas, que sublinham a possibilidade de oferecer serviços usando uma largura de banda de 24 Mbits. As empresas reconhecem a existência de conversas com os operadores, que estão a analisar as soluções disponibilizadas no âmbito da parceria.

Hans-Erhard Reiter da Ericsson Portugal explicou na conferência de imprensa de apresentação dos novos serviços que o processo de adopção deste tipo de soluções por parte dos operadores será gradual, uma vez que implica a alteração de todo o suporte DSL, até agora assegurado por ATM, para IP. O responsável diz não ter dúvidas que no futuro os operadores passarão a explorar as suas redes com base neste tipo de tecnologia que lhes permite diversificar a sua oferta e tirar um melhor partido da banda larga, mas conta com uma adopção gradual destas soluções.

As soluções apresentadas hoje baseiam-se no portfólio Softswitch Engine da Ericsson e nos produtos routing e switching da Cisco, baseadas em Public Ethernet sobre DSL, utilizando multiplexer de acesso digital baseado em IP (DSLAM) da Ericsson. Os softswitches ajudam a encaminhar chamadas telefónicas móveis sobre redes de linha fixa, usando menos espaço, menos energia e de forma mais rápida do que os actuais switches de circuito.

A Cisco e a Ericsson firmaram a parceria global para o desenvolvimento de soluções multi-serviços para redes fixas de telecomunicações em Abril deste ano. Em Portugal a Pararede associou-se ao projecto como integradora de soluções e responsável pela formação. "

fonte
 
Back
Topo