Clasus NW-512 Review

]cool[

Portugal@Home Member
Devido ao à falta de stock de Asus A8JS, decidi procurar alternativas e ainda bem que o fiz, pois encontrei esta “pérola”, o Clasus NW-512, que na realidade é um clone do Zepto Znote 6X14W com algumas diferenças.

As especificações são:
• Centrino™ DUO technology
• Intel® 945PM / ICH7-M Chipset
• 14" WXGA+ screen 1280x768
• nVidia Geforce Go 7600 512MB graphics card
• Intel® Core™ 2 Duo 7200 (2Ghz)
• DDRII dual channel (533/667/800) presente - 2048MB 667Mhz
• 4 x USB 2.0 ports, 1 x Firewire, 1 x VGA out
• Sound in- and out , 1 x TV-Out, 1 x Express Card 34/54
• Built-in 3in1 cardreader, built-in bluetooth
• Intel® PRO/Wireless 3945 ABG wireless network
• 100/1000 Megabit network, 56K modem
• 341mm x 247mm x 27mm, 2,25 kg w/bat.

14ob9.jpg


Primeiras Impressões:

Comprei este portátil para usar na faculdade, como tal queria um pequeno algo leve e com uma boa capacidade para durar uns aninhos.
Já o levei para a faculdade, e transportá-lo não foi problema nenhum, alias, os cadernos pesavam mais que o próprio portátil, o que foi logo um ponto a favor, não digo que não existam portáteis mais leves, mas dentro deste tamanho considero este excelente.
Em utilização, já corri vários programas e alguns jogos e não houve qualquer tipo de problema, tudo correu como devia.
Acima de tudo, o portátil demonstra bastante qualidade, acabamentos muito bons e resistente.

O desembrulhar:

Infelizmente quando o fui buscar à loja chovia que se fartava (sexta passada, 17 de Novembro) e fiquei logo preocupado, lá arranjei um desenrasque à Macgyver e deu nisto:

1hs2.jpg


E lá vim eu desde o Marquês até casa como uma criança que tinha recebido um brinquedo novo.
A caixa era enorme:

2ua5.jpg


E tinha uma caixa dentro da caixa:

3if2.jpg


E lá dentro estava “apenas” isto:

4xw7.jpg


Estava muito bem seguro e muito bem preso, e se por azar, a caixa tivesse caído, evitavam-se danos maiores.
Depois foi desembrulhar e soltar tudo que faltava:

5fd5.jpg


6pj7.jpg


7lp7.jpg


8rp8.jpg


A caixinha do lado trazia os habituais Cd’s, manuais, cabos e garantias:

9ex0.jpg


O Exterior:

Como podem ver por esta imagem, o portátil é fininho quando comparado com a minha mão (e acreditem que tenho mãos grandes)

10tx5.jpg


O lado direito:

11wq7.jpg


O lado esquerdo:

12vu9.jpg


A Parte de trás:

13vd3.jpg


O Ecrã:

Embora tenha uma resolução menor que um dos seus maiores concorrentes (A8JS), o que será um ponto negativo, também negativo são os ângulos de visão, não são muito amplos, mas de resto é um excelente ecrã, não há qualquer tipo de arrasto, é nítido e com boas cores.

Sem flash:

15nh0.jpg


Com flash:

16gj8.jpg


Comparação entre vários monitores:

17zb7.jpg


As colunas:

Não tenho muito com que comparar a não ser com as minhas 5.1 (colunas e fones) ou com as colunas do computador secundário, são inferiores ás 5.1 mas claramente melhores que as do computadores secundário, ou seja, é um som nítido o suficiente para usos rápidos, mas para ouvir música é melhor uns fones.

Performance:

O portátil é incrivelmente rápido, muito mais rápido que o meu computador desktop à excepção da gráfica e do disco.
Resultado Super Pi 1M:

26.234s - Imagem brevemente.

Resultado Super Pi 2M:

1m 05.328s – Imagem brevemente.

Resultados de outros portáteis, obtidos de outras reviews:

Notebook Time
Asus A8Js (2.0GHz Core 2 Duo) 1m 04s
LG S1 (2.16 GHz Core Duo) 1m 11s
Dell Inspiron e1505 (2.0GHz Core Duo) 1m 16s
Lenovo ThinkPad T60 (2.0GHz Core Duo) 1m 18s
Toshiba Satellite M100 (2.00GHz Core Duo) 1m 18s
Samsung X60 (1.66GHz Core Duo) 1m 29s
Dell XPS M140 (1.86 GHz Pentium M) 1m 41s
Sony VAIO FS680 (1.86 GHz Pentium M) 1m 53s
IBM ThinkPad T43 (1.86 GHz Pentium M) 1m 45s

Calor e barulho:

O portátil não aquece praticamente nada, embora se note o calor que sai da exaustão lateral. Em relação ao barulho, não digo completamente silencioso mas pouco se nota, alias, só se dá por ele quando há acesso ao disco.

Wireless, Bluetooth e Infravermelhos:

A placa wireless encontra facilmente qualquer tipo de sinal, já experimentei com um outro portátil ao lado e o meu encontrava todas as redes sem fios encontro o outro não. O bluetooth também funciona muito bem, já liguei desde telemóveis a computadores desktop’s por bluetooth e não deu qualquer tipo e problema. Ainda não tive oportunidade de experimentar os infravermelhos mas sei que eles estão lá.

Bateria:

Em idle a bateria pouco gasta, 10 minutos a experimentar o bluetooth e gastou perto de 2%, já em load, gastou 15% em 10 minutos de UT99 e 15% em 2 minutos de UT2004, brevemente pretendo testar melhor a bateria e actualizar este post.

Conclusões:

É um excelente portátil, boas características, bom ecrã, bom aspecto (na minha opinião). Não falha para quem pretender jogar nem para quem quiser trabalhar, é leve e pequeno, não tive qualquer problema em transporta-lo mesmo indo no comboio e metro cheios. Encaixa nas minhas necessidades perfeitamente, e por 1450€ (1420€ com desconto estudante) não encontrei melhores alternativas.
 
Última edição:
Felizmente ainda ñ precisei da assistência mas pelo li e pelas informações que me deram, a Clasus até tem uma assistencia mt boa, até pq é uma empresa nacional.

Fikem bem!
 
em relaçao ao sistema operativo se instalar uma versao do windows que n esteja autenticada n ha problemas com assistencia ou outra cena??
a placa é 512 hipermemory ou 512 totalmente dedicados??
em termos de perfomance é preferivel este ao asus f3ja??

obrigado pela resposta []
 
Não costuma haver problemas com isso, até pq o portatil ñ traz OS.

São 512 dedicados, e em termos de perfomance, este parece-me melhor.

Fika bem!
 
em termos de perfomance é preferivel este ao asus f3ja??

obrigado pela resposta []

É, pois este tem 2GB de ram ao contrário do F3Ja que só tem 1GB, e a gráfica deste é um bocado melhor.

Grande portátil que tens aí... Eu é que continuo á espera de encomendar o meu A8Js...

Presumo que tenhas comprado esse na Poweron. Sabes como é que está o stock deles em relação ao A8Js? Têm muita gente em lista de espera? Estão a pensar receber quando e quantos? Vou encomendar o meu lá...
 
poweron no marques de pombal n me parece, tb gostava de comprar este portatil mas n sei ate q ponto preciso de mais resolução. eu tenho uma duvida em vga-out ligando a um monitor ele dá mais resolução ou é so akela 1280x786, ja vi portateis que em vga-out conseguiam mais resolução
 
É, pois este tem 2GB de ram ao contrário do F3Ja que só tem 1GB, e a gráfica deste é um bocado melhor.

Grande portátil que tens aí... Eu é que continuo á espera de encomendar o meu A8Js...

Presumo que tenhas comprado esse na Poweron. Sabes como é que está o stock deles em relação ao A8Js? Têm muita gente em lista de espera? Estão a pensar receber quando e quantos? Vou encomendar o meu lá...

Enquanto tive na PowerOn do Marquês(pedi para levantar lá, eram menos paragens) passou lá uma homem a pedir pelo A8JS e o homem da loja disse que ñ tinham ideia quando os iam ter disponiveis, até pq a lista era enorme. Mas se quiseres dar uma vista de olhos a este a gente combina qualquer coisita :D

poweron no marques de pombal n me parece, tb gostava de comprar este portatil mas n sei ate q ponto preciso de mais resolução. eu tenho uma duvida em vga-out ligando a um monitor ele dá mais resolução ou é so akela 1280x786, ja vi portateis que em vga-out conseguiam mais resolução

Ligado a um monitor externo deverá dar o maximo que a gráfica/monitor permitem, eu vou comprar um cabo para ligar o portatil à TV/LCD. De qualquer maneira, esta resolução, para portatil, é mais que suficiente(para o uso que lhe dou).

Boa review ;)

Sobre a qualidade de construção e dos materiais usados, q opinião tens ?!

O portatil tem bons acabamentos, nota-se que o material é de boa qualidade e o proprio aspecto é daqueles que se olha e se diz "Este ñ é fraquinho."

No superPi 1Mb faço 25 segundos no normal e na vesao patch baixa 1 segundo.

O Super-Pi foi corrido com o Windows sem reboot e após a instalação de alguns programas, mal instalei o windows tb deu na casa dos 24/25, mas como me esqueci de tirar screen ñ tenho como o mostrar :D

Fikem bem!
 
Back
Topo