A Universidade de Stanford/Pande Group em colaboração com a Google e a Huang Lab (UST Hong Kong) desenvolveram um novo cliente para o [email protected] que corre directamente dentro do Google Chrome como uma Web App. O cliente não está na sua versão final, está ainda em beta. Está disponível para o Chrome (versões 32 em diante) com suporte para NaCl (Native Client) em Windows, Apple OS X e Linux. Este cliente tem um novo fahcore dedicado (fahcore_178), e corre apenas em CPU (um ou mais) por agora. As WUs também são menores. Uma novidade também para quem se interessa por desenvolvimento é que este cliente NaCl é open source (Licença GPLv2). Anúncio/Detalhes FAQ Cliente Chrome Instalar a Chrome Web App NOTA: É de sublinhar que, ainda que este cliente torne o [email protected] muito mais acessível, a licença do projecto [email protected] continua a ser válida, especificamente no que toca a nunca correr qualquer cliente num computador para qual não se tem autorização para usar com este fim, isto é, apenas usem este cliente nos vossos computadores, ou em computadores para o qual tenham autorização explicita para correr o [email protected]
Fantástico! Já estou a experimentar, assim à partida apenas sinto falta de poder escolher para que projecto quero contribuir.
Tive que colocar no modo light por causa do portátil não estar colado nos 100ºC mas este cliente é um passo de gigante na simplificação de se poder participar. Grande ideia.
Verifiquei recentemente que na pasta temp do utilizador tinha vários ficheiros do tipo *1DBE*.tmp de +/-16MB. Por cada wu que faz, cria um ficheiro desses. Já estava a ocupar a volta de 12GB… Nos vossos também acontece isto? Estou a utilizar num portátil com o Windows 8.
"eu": É um problema conhecido, que parece estar relacionado com o Chrome. A solução por agora é reiniciar o chrome, ao que parece. Até ver parece que o Chrome 34 resolve este problema.
Estive a testar a App no Google Chrome no meu portátil. Dá-me WUs que dão cerca de 87 pontos e demoram ~26min. O que resulta em PPD (Points Per Day): ~4800. A desvantagem que vejo é que para parar, é preciso esperar até ao fim da WU para fazer stop, visto que não há botão "finish". Com a aplicação específica v7, atribuíu-me uma WU de 1657 pontos para a CPU com ETA 8 dias e timeout 8 dias (expiration +6 dias) e uma WU de 4431 pontos para a GPU com ETA 2.7 dias e timeout 12 dias. Isto resultaria em PPD (Points Per Day): ~1833. Como não posso deixar o portátil ligado 8 dias seguidos 24h/dia, acho que mais vale abortar e usar a App no Google que rende claramente mais, é muito mais prática para portáteis e aquece menos o portátil (pois só usa a CPU). Estou a ver isto bem? Ou mais vale tentar abortar só a do CPU (se é que se pode), tentando deixar só a do GPU até ao fim? Pelo que vi no foldingforum.org parece que se ganha mesmo mais pontos com a App no Google Chrome e há casos em que não se consegue cumprir os prazos quando se usa a aplicação específica v7.
Se fechares a janela do Chrome enquanto está a processar a WU, este pergunta se queres mesmo sair ou permanecer na pagina. Se permaneceres, ao fim de processar a WU ele não recebe mais nenhuma.
Fiz as contas com os valores que colocaste e os PPD parecem bater certo. O ETA para a WU de CPU é que parece muito alto... No teu caso eu utilizaria de facto a app do chrome em vez do cliente "classico" (v7). Não vais fazer ~4800ppd visto que não vais ter o computador ligado esse tempo todo, mas vais poder fazer uma parte desse PPD; com o v7 arriscas-te a ultrapassar o tempo de timeout sem conseguir completar a WU, e nesse caso todo esse trabalho é em vão (nem vais receber pontos).
Obrigado pela ajuda. Acabei por deixar o portátil a foldar durante a noite. Hoje de manhã, a estimativa de tempo da WU a correr no CPU tinha baixado para um total de ~4.5 dias e a da GPU para ~2.0 dias. Indica um PPD total estimado de 3347. Acho que as vou deixar ir até ao fim. Talvez haja bonus de pontos. Mas de futuro, num portátil só vou correr com a APP do Chrome.
Depois acabei por perceber, com a ajuda do programa CoreTemp http://www.alcpu.com/CoreTemp/ que como num portátil a ventoínha arrefece tanto o CPU como a GPU, quando usava os 2 em simultâneo no FAH v7 no meu portátil, o CPU reduzia a frequência para 0.8GHz. Só quando a WU do GPU acabou, é que o CPU acelerou para uma velocidade normal. Ou seja, num portátil a capacidade de processamento está limitada pelo consumo/arrefecimento, pelo que pouco se ganha em usar CPU e GPU em simultâneo. E o portátil fica muito mais lento para outras utilizações, visto que o CPU reduz a velocidade. Concluo novamente que a APP do Google Chrome é a melhor solução para foldar num portátil: só usa CPU, tem WUs curtas, parece-me que acaba por dar mais pontos.
Obrigado por esse esclarecimento. De facto assim aqueles tempos de conclusão da WU no CPU fazem mais sentido, estando o CPU a ser underclocked, se bem percebi.
Estou a experimentar, mas há um ou outro ponto que não percebi bem nesta app, nomeadamente o tempo para cada WU. Parece-me muito mas muito mais rápido que a app dita "normal", a correr no pc. Ou a WU é bem mais pequena, ou o aproveitamento do CPU é maior. Para além disso, dá-me ideia que as WU que completo não são contabilizadas, nem em número nem em pontos.
É normal ser mais rápido pois as WUs que te dão para processar na App do Chrome são muito pequenas, 125 pontos cada uma. Em relação à não contabilização talvez seja uma ilusão, pois as estatísticas não são atualizas sempre que uma WU é processada mas sim de 3 em 3 horas. São atualizadas âs 00h, 03h, 06h, 09h e por aí fora
Tenho usado isto para "foldar" com o portátil do trabalho, enquanto estou lá na empresa. Parece que o projecto para o cliente Chrome tem a haver com Diabetes... Preferia ajudar noutro tipo de causas/doenças, mas não importa, ajudar é sempre bom.
Para quem estiver a usar o cliente para Chrome, neste momento parece que há um problema e não existem WUs para este cliente. Segundo o post no blog oficial este problema deve ficar resolvido durante os próximos dois dias.
Eu costumo ter outro problema com o cliente do Chrome, muitas vezes, no final de completar uma WU, fica pendurado a enviar ou a receber uma nova e só sai disso quando faço refresh à página. Acontece também com vocês?
Como optimizar a performance do Chrome Parece funcionar. (win7) Speed up Google Chrome:Hidden Tips Cheers!