Clonar disco

Larbac

Portugal@Home Member
Boas pessoal

Umas duvidas a colocar.

Tenho instalado o Kubuntu já à cerca de 6 meses à experiencia e só já uso Linux. O XP continua instalado noutro disco em dual boot, mas não o uso.
Fiz o update para a versão 9.04 e praticamente está tudo ok.
Tenho 3 discos no PC. 1 de 500GB com XP, 1 de 200GB para guardar tralha e 1 de 250GB, que foi o que usei para o Kubuntu.
Agora queria clonar o disco de 250GB para o de 500GB, que é mais rápido e tem mais espaço a matar de vez com o XP.
Qual o software que posso usar para essa clonagem?Tenho muita experiencia com por exemplo o Acronis para windows e isso funciona 5*. Em Linux será certamente a mesma coisa, certo?

2º - Passar de Ext3 para Ext4.
Pelo que tenho lido e visto em benchmarks, o Ext4 está estável e funciona muito mais rapido. Já vi aqui no Zwame como fazer isso com um LiveCD, mas já há alguma programa que faça isso em modo grafico, directamente no sistema??

Obrigado desde já.
 
Tentei o Clonezilla, mas não consigo criar o USB boot pela pen. Já fiz como dizem no site e não me detecta nenhum sistema de arranque na pen...
 
Boas

Bem, após várias tentativas, consegui clonar arrancando com um LiveCD do Kubuntu 8.10 e instalei o Gparted. Fez a clonagem na boa.
Agora o problema (já estava a contar com isso) é que não arranca, pois as opções de arranque não devem estar OK.
Como posso corrigir isso?
 
Obrigado pela dica Underground909. Vou testar quando chegar a casa.

Quanto à Bios, está OK. Inclusivamente já testei só com esse disco ligado.
Tem que ser o GRUB.
 
1 - Clonezilla: This distribution is a popular Disk cloning, deployment and recovery solution and is a free alternative to commercial application like Norton Ghost; Ghost4Linux ;
2 - Se tiveres noção disto, tens aqui um guia passo-a-passo.

Olá novamente

Bem, fiz agora os passos de conversão para Ext4 e aparentemente tudo OK. Mas ficou-me uma duvida:

Quando vejo o formato de partição pelo Gparted está em Ext4.
Se vir pelo comando df -T aparece Ext3.
Quando arranca o sistema, também aparece (hdo,0), etx4.

Em qual confiar? Qual estará certo?
Será que converteu ou não???
 
Executa um "mount" sem argumentos, se aparecer ext3 a partição ainda está a ser montada como ext3... fizeste a alteração do /etc/fstab que estava indicada?
 
Olá Underground

Tentei fazer a alteração, mas não consegui, pois disse que não conseguia guardar as alterações ao ficheiro...

Quanto ao mount, dá isto:
/dev/sdb1 on / type ext3 (rw,relatime,errors=remount-ro)
tmpfs on /lib/init/rw type tmpfs (rw,nosuid,mode=0755)
proc on /proc type proc (rw,noexec,nosuid,nodev)
sysfs on /sys type sysfs (rw,noexec,nosuid,nodev)
varrun on /var/run type tmpfs (rw,nosuid,mode=0755)
varlock on /var/lock type tmpfs (rw,noexec,nosuid,nodev,mode=1777)
udev on /dev type tmpfs (rw,mode=0755)
tmpfs on /dev/shm type tmpfs (rw,nosuid,nodev)
devpts on /dev/pts type devpts (rw,noexec,nosuid,gid=5,mode=620)
fusectl on /sys/fs/fuse/connections type fusectl (rw)
lrm on /lib/modules/2.6.28-11-generic/volatile type tmpfs (rw,mode=755)
securityfs on /sys/kernel/security type securityfs (rw)
binfmt_misc on /proc/sys/fs/binfmt_misc type binfmt_misc (rw,noexec,nosuid,nodev)


Ou seja, não está em Ext4, certo?
 
Voltei a tentar editar o fstab e nada feito.
1º tentei: gksu gedit /mnt/etc/fstab e não deu (Estou a tentar com um LiveCD do Kubuntu)
2º Fiz este comando sudo mount -t ext4 /dev/XXXX /mnt e depois o gksu...., nem abriu.
Instalei o Kate.
Fiz Kate gedit...., abriu o ficheiro fstab e quando tento alterar de ext3 para ext4, 1º diz que não consegue criar o backup do ficheiro. Continuo a insistir para gravar e diz:
The document could not be saved, as it was not possible to write to /mnt/etc/fstab.
Check that you have write access to this file or that enough disk space is available.

O que está a falhar aqui???
 
Que coisa complicada... não precisa de ser a partir do LiveCD, tenta fazer essa alteração ao /etc/fstab a partir do sistema instalado. Depois reinicia.
 
Back
Topo