1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Clonar Um Disco

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por ojdr2001, 26 de Outubro de 2003. (Respostas: 25; Visualizações: 2153)

1. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Preciso da V/ ajuda:

Tenho um disco com 80 GB com 3 partições e numa delas o win xp pro instalado. Como só tenho no total das 3 partições 2,60 gb instalados queria substituir o disco de 80 por um de 20 pois preciso daquele para outro comp.

A questão é qual a melhor maneira de o fazer de modo a que o comp arranque pelo disco de 20 como Primary master, mantendo intacto tudo o que existia no de 80.

Se a resposta for utilizar o ghost digam-me como por favor pois já tentei várias vezes e não consegui. No arranque para a meio do arranque do windows

Muito agradecido

2. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Não te posso precisar, mas creio que a IBM tinha um programa que fazia uma imagem do disco para fazeres a transição de um disco antigo para o novo, sem teres k instalar tudo de novo...

hei-de dar uma vista de olhos e se encontrar algo, aviso-te...

Só não tenho a certeza é se comsegues fazer isso com as 3 partições...

Em ultimo caso, juntas as partições com o partition magic e depois usas o tal programa (e assim tenho a certeza k funciona....)

Um abraço

3. kazuza

kazuza Power Member

Metes o disco de 20Gb como Slave.
    Numa disquete de arranque com o Ghost lá dentro:

ghost.exe -clone, mode=clone, src=1, dst=2, sze=F -sure -rb

A 3ª partição vai-te ocupar o resto do disco...

Depois, é só trocar a posição dos discos Master para Slave, e Slave para Master

Última edição: 26 de Outubro de 2003
  4. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Kazuza, uma questão:

O disco (80) que agora é master e depois iria para slave não vai ser utilizado. Vou ficar só com o disco de 20. Não há problema?

Outra coisa: os parametros que indicas para a diskette do ghost são opções do próprio programa para seleccionar ou é algo que temos de escrever numa linha de comandos?

Obrigado pela ajuda

5. kazuza

kazuza Power Member

Não há problema porque o sistema vai pensar que se trata do mesmo disco...

Os comandos podes metê-los no autoexec ou escrevê-los na linha de comandos.

Se quiseres tirar o disco de 80Gb após a "operação", retira a opção -rb do batch, senão ele reinicia-te automaticamente o sistema após acabar...

Cumps

6. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Lá vem o xato. Kazuza:

A disquette é a que se faz no proprio ghost? é que essa no arranque vai logo para o interface do ghost

Obrigado

7. JCmendes

JCmendes Power Member

Já agora aproveito o tópico do orlando para pergunta básicamente o mesmo.

Tenho o seguinte

IDE 1 - Disco Maxtor de 60 com 2 partições (Master)
    IDE 1 - Disco Maxtor de 40 com duas partições (slave)

Quero montar um disco de 80 maxtor de 8 de cache (master)

Façam-me o desenho (n tenho drive de disquetes mas tenho o ghost num CD de arranque)

o problema é que no disco de 40 tenho uma catrefada de jogos instalados !! Dai querer fazer um ghost do SO do disco Master.

Desculpa lá Orlando a invasão....:D :D :P

8. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Oh Mendes deculpa lá mas não desculpo:D :D :D

Assim que postaste afugentaste a ajuda toda. Que se passa contigo? Com as gajas também é assim?:D :D :D :D :D :D :D

9. kazuza

kazuza Power Member

ojdr2001:
    Pode ser a disquete feita pelo wizard do ghost, ou uma qualquer com o executável (ghost.exe) lá dentro.
    A única diferença, é que a do ghost já manda arrancar o ghost no autoexec... Podes inclusivé, meter lá o cmando que te descrevi acima...

JCMendes:
    Desculpa, mas não percebi bem a tua intenção...
    Queres passar para um disco novo a tua partição de sistema e outra com jogos doutro disco?
    É isso?

10. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Obrigado kazuza. Já escrevi o comando que indicaste mas recebo uma mensagem de comandos inválidos. Diz: todos os comandos devem ser precedidos do sinal "-" ou "/"

Cumps

11. kazuza

kazuza Power Member

Vamos fazer melhor:

Esquece os comandos...

Escreve só ghost para arrancar a aplicação (se for a disquete do ghost, nem precisas)

Depois faz: Local>Disc>to Disc
    Seleccionas o primeiro disco e clicas OK
    Seleccionas o 2º disco e clicas em OK...
    Repara que agora podes mudar o tamanho de cada partição, desde que seja sempre para maior...

Cumps

12. JCmendes

JCmendes Power Member

DASSSSSS.....:D :D

A minha foi solução drástica...formatação e nova instalação...que se lixe...já está!

Agora é só instalar mais uns joguitos ;)

13. kazuza

kazuza Power Member

E eu a pensar que era só eu sem nada para fazer... :rolleyes:

:D

14. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Kazuza, mudar o tamanho das partições é algum passo essencial ou é acessório. Devo seguir algum critério?

Obrigado

Continuo a não conseguir...quando faço o boot pelo disco de 20 para sempre a meio do windows imediatamente antes do ecran de welcome.

15. kazuza

kazuza Power Member

Esse passo é opcional...

Agora, podeser é que o teu sistema já estivesse "marado" antes de qualquer tentativa de clonagem...

Faz o clone e depois repara a instalação...

16. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

Errrrr.... em vez de colocar uma nova thread e já que esta thread trata o mesmo assunto , aproveito e:
    E sem usar o ghost? Que programa uso a partir do win sem a mariquice das disketes de arranque? è que ñ tenho flopy ;)

17. SwimmerBoy

Podse tentar o Partition Magic(não aconselho) ou podes correr o Ghost apartir de CD :D ;)

18. Silver Wolf

Silver Wolf The Big Bad Wolf
    Staff Member

Eu tb usava o ghost e depois descobri o acronis true image (esta semana ;) ).
    É Brutal! Podes fazer uma imagem de um disco num ficheiro e depois simular um disco com esse ficheiro/imagem.

Tudo sem sair do windows ;)
    Podes fazer isso que pretendes bem fácil.

Dá uma olhada:

http://www.acronis.com/

SW

19. SwimmerBoy

Tira lá uns print screens a isso sff....

Outr acena, como repões a imagem?!? Tens de ter o windows instalado?!

20. N1ghtWalker

N1ghtWalker Power Member

Já agora.. Eu tenho o Norton Ghost 9.0 e eu queria fazer o seguinte:
    Tenho um disco de 20Gb com o SO e outro disco de 300Gb só para Dados..e eu agora pergunto.. Como é que faço para fazer um Backup do disco de 20Gb para o disco de 300Gb? mas de maneira que dps ao voltar a por no disco de 20Gb nao seja preciso voltar a instalar nada.. ! s:

Não sei se me fiz entender !
    Desde ja obrigado ! []s

Partilhar esta Página