Clouds grátis com backup ilimitado, serão fiáveis? Abelhas, Userscloud, Fufox, etc

mbarbedo

Power Member
Como sempre ouvi dizer que quando a esmola é muita o pobre desconfia, queria pedir opiniões acerca deste tipo de serviços de armazenamento online, que prometem alojamento gratuito e ilimitado ad æternum. Se os serviços tipo abelhas parecer ter o seu negócio apontado para a venda de tráfego a quem quiser transferir conteúdo de outra cloud que não a sua (assim será no futuro à semelhança do minhateca atualmente), outros até nos pagam pelos ficheiros que partilhamos como é o caso do userscloud. E outros dizem que se sustentam de publicidade, como é o caso do fufox.

Tenho uma grande quantidade de dados armazenados no abelhas mas queria ter pelo menos mais uma cópia de segurança em outro local. Os serviços que conheço publicitarem armazenamento ilimitado e gratuito são estes:

- Abelhas
e similares da mesma empresa como o minhateca
- Userscloud
- Fufox

Mais que não seja este post será útil para dar a conhecer os serviços a quem estiver interessado. E claro que um serviço nestes moldes interessará decerto a imensa gente, sem sombra de dúvida. Tudo à borla e sem limites é como se ser convidado para um casamento sem ter que se dar prenda... Fantástico Mike! :D

Visto que outros serviços como o google drive, o dropbox, ou o onedrive cobram (e bem) por darem um serviço parecido ou até muito mais reduzido, pergunto se estes serviços gratuitos aparentam ser para durar ou se serão apenas serviços que muito provavelmente um dia vamos à procura deles e eles já não existem. Claro que não espero a opinião de alguém com dotes de adivinhação ou futurologia, apenas queria saber se, baseado naquilo que souberem acerca destes sites, se aparentam ser um modelo de negócio de futuro ou se pelo contrário aparentemente estarão condenados à partida. E com eles os nossos backups.
Ah, e já agora, que opinião têm sobre a segurança dos nossos ficheiros nestes sites?
 
Última edição:
Esses serviços com maior armazenamento gratuito que mencionaste são asiáticos, estava a ver o Tencent Weiyun e a forma de obter 10 tb. É necessário instalar a app deles em chinês para android e quando fui espreitar as permissões necessárias para instalar essa app, a coisa ficou para lá de sinistra... Permissão para usar a câmara do meu dispositivo, enviar e receber sms e mms, usar a minha lista de contactos... isto para além da 'normal' lista de permissões usadas para spyware para levar tudo o que são dados dos telemóveis. Não me parece de todo que seja confiável.

Os outros que referes para além dos asiáticos aparentam todos ser pagos, a não ser que me tenha falhado algum.
 
Esses serviços com maior armazenamento gratuito que mencionaste são asiáticos, estava a ver o Tencent Weiyun e a forma de obter 10 tb. É necessário instalar a app deles em chinês para android e quando fui espreitar as permissões necessárias para instalar essa app, a coisa ficou para lá de sinistra... Permissão para usar a câmara do meu dispositivo, enviar e receber sms e mms, usar a minha lista de contactos... isto para além da 'normal' lista de permissões usadas para spyware para levar tudo o que são dados dos telemóveis. Não me parece de todo que seja confiável.

Os outros que referes para além dos asiáticos aparentam todos ser pagos, a não ser que me tenha falhado algum.

Não existe espaço ilimitado isso era ouro para todas as empresas, já viste o que era termos um disco rigido com espaço ilimitado? coitado das empresas que os produziam faliam em questões de semanas. a menos que o HDD avaria-se..

Eu aconselho a guardares os teus documentos coisas importantes em Clouds fora de Portugal, não é por nada mas cuidado com o MEOCloud a dias estava a pesquisar na internet e dei com um link para a pasta de uma pessoa onde tinha o arquivo que procurava entrei na pasta dessa pessoa do meocloud e tinha la documentos privados deles, o MEOCloud é bom para guardar coisas não importantes, mas coisas importantes é de se evitar, já que aparece nas buscas do google as pastas dos utilizadores..

Eu sugiro-te que guardes em clouds que não sejam portuguesas.. nos sabemos que Portugal não é um dos melhores paises em segurança basta ver o que aconteceu ao site da segurança social entre outros..

Sugiro-te o Mega.co.nz, Dropbox, OneDrive.. JustCloud eu dou preferencia ao Mega.co.nz para mim é um dos melhores em termos de privacidade e Segurança bem como autenticação.

O UsersCloud esta alojado na Romenia é daqueles sites que pode durar meses ou anos e num dia de repente fechar..

No entanto sempre existe algo por tras do "Ilimitado" é como as Operadoras que anunciam "trafégo ilimitado" nós sabemos que não é bem assim.. há limites.. no entanto usa o UsersCloud mas mete os teus backups em outros sitios para caso que aconteça um desastre a UsersCloud tenhas tudo salvaguardado.
 
Os três que eu referi publicitam e tudo indica terem efetivamente espaço ilimitado, por exemplo no abelhas acabei de espreitar uma conta com exatamente 143880,33GB de espaço utilizado. O único limite que aparenta haver nesses três é o espaço de armazenamento próprio que essas clouds terão, se um dia encherem pois aí obviamente não há mais armazenamento para ninguém. Mas será um cenário um pouco utópico.

De tudo o que é importante para mim, entenda-se documentos pessoais e profissionais, tenho várias cópias de segurança em discos, não tenho grande alarme nesse sentido. Costumo usar mais o onedrive, o google drive, o dropbox e especialmente o box para guardar documentos, como são os mais conhecidos e de 'marcas' maiores pois tenho fé de terem maior segurança e de continuarem a existir por muitos e bons anos.
Mas quando toca a armazenamento de dados massivo aí esses serviços já não ajudam muito, por exemplo o mega que é dos que dá maior capacidade para contas gratuitas tem por limite gratuito 50 gigas. A minha conta no mega atingiu isso nem sequer uma semana depois de eu a ter criado.

Pagar por uma cloud para mim é uma ideia que não consigo aceitar e explico porquê: enquanto pagar terei x armazenamento para lá meter as minhas coisas; se um dia deixar de pagar ou porque não posso ou porque estou num hospital em coma ou seja lá pelo que for, apagam-me as coisas e é como se nunca tivesse lá guardado nada. Acabo assim por não ver grande utilidade no serviço pois há o risco de andar a pagar a vida toda para de um momento para o outro poder ficar sem nada. Isto claro falando apenas de armazenamento de conteúdo simples e não de uso de uma cloud para interação e partilhamento de conteúdos, isso já é algo diferente. Falo apenas em termos de backups e nesse ponto de vista acho que mais valerá comprar um hd todos os anos com esse dinheiro para guardar dados.

O UsersCloud está-me a falhar, já reportei a eles e ficaram de tentar corrigir a coisa. Em envio de ficheiros via ftp, seja pela aplicação deles ou por exemplo pelo Filezilla, dá erro ao enviar ficheiros cujo nome contenha caracteres "non-ASCII", tudo o que tenha acentos no nome dá erro ao enviar. E nalguns ficheiros enviados o nome fica encurtado, esses não faço ideia do porquê.
Mas era realmente o serviço que mais me estava a agradar, espero que consigam corrigir esses bugs muito em breve.
 
Última edição:
Eles não te apagam coisas de imediato, a tua conta fica é suspensa até voltares a pagar. Só passado muito tempo é que supostamente apagam, isto os que apagam dados.

O problema do Mega para mim é o facto de não ter versoning, se vocês apagarem o que têm na pasta local, ele apaga logo na cloud não sendo possível recuperar, ao contrário do que se passa com a Dropbox por exemplo.
 
Não existe espaço ilimitado isso era ouro para todas as empresas, já viste o que era termos um disco rigido com espaço ilimitado? coitado das empresas que os produziam faliam em questões de semanas. a menos que o HDD avaria-se..

Eu aconselho a guardares os teus documentos coisas importantes em Clouds fora de Portugal, não é por nada mas cuidado com o MEOCloud a dias estava a pesquisar na internet e dei com um link para a pasta de uma pessoa onde tinha o arquivo que procurava entrei na pasta dessa pessoa do meocloud e tinha la documentos privados deles, o MEOCloud é bom para guardar coisas não importantes, mas coisas importantes é de se evitar, já que aparece nas buscas do google as pastas dos utilizadores..

Eu sugiro-te que guardes em clouds que não sejam portuguesas.. nos sabemos que Portugal não é um dos melhores paises em segurança basta ver o que aconteceu ao site da segurança social entre outros..

Sugiro-te o Mega.co.nz, Dropbox, OneDrive.. JustCloud eu dou preferencia ao Mega.co.nz para mim é um dos melhores em termos de privacidade e Segurança bem como autenticação.

O UsersCloud esta alojado na Romenia é daqueles sites que pode durar meses ou anos e num dia de repente fechar..

No entanto sempre existe algo por tras do "Ilimitado" é como as Operadoras que anunciam "trafégo ilimitado" nós sabemos que não é bem assim.. há limites.. no entanto usa o UsersCloud mas mete os teus backups em outros sitios para caso que aconteça um desastre a UsersCloud tenhas tudo salvaguardado.
http://www.wired.co.uk/news/archive/2015-07/31/kim-dotcom-mega-3

e essa do MEOCloud não acredito, o user terá colocado essa pasta publica e dai dar para aceder, é grave de mais se assim não for
 
O que não percebo neste tipo do Mega é querer ficar na NZ quando sabe que é um dos five-eyes, em vez de procurar viver num outro país ou pelo menos alojar os servidores noutros países.
 
O que não percebo neste tipo do Mega é querer ficar na NZ quando sabe que é um dos five-eyes, em vez de procurar viver num outro país ou pelo menos alojar os servidores noutros países.

Mais.. o servidor deles estava na Nova Zelandia e agora se fores ver onde esta.. encontra-se alojado no US.. eu não entendo os melhores paises para a privacidade é a Russia,Netherlands,Iceland e Norway e Canada.. em vez de alojar ai.. não.. vai para os US.. bem mas o Mega têm qualidade e bem que ele luta pela privacidade pelo que tenho visto o mega é um local para guardar os nossos documentos sem qualquer problema.. para mim é uma das melhores clouds que estaria disposto a pagar.. pena é as velocidades de upload no megaupload era mais rapido aqui não.. 140MB demora perto de 25 minutos a fazer up enquanto nas outras clouds demora 5-8 minutos.
 
Mais.. o servidor deles estava na Nova Zelandia e agora se fores ver onde esta.. encontra-se alojado no US.. eu não entendo os melhores paises para a privacidade é a Russia,Netherlands,Iceland e Norway e Canada.. em vez de alojar ai.. não.. vai para os US.. bem mas o Mega têm qualidade e bem que ele luta pela privacidade pelo que tenho visto o mega é um local para guardar os nossos documentos sem qualquer problema.. para mim é uma das melhores clouds que estaria disposto a pagar.. pena é as velocidades de upload no megaupload era mais rapido aqui não.. 140MB demora perto de 25 minutos a fazer up enquanto nas outras clouds demora 5-8 minutos.

Só para te esclarecer em relação a países: Five Eyes - US, UK, Australia, NZ, Canada - portanto estes esquece.
Rússia tem cabos ligados directamente desde os tempos soviéticos aos operadores que permite ao FSB interceptar dados quando quiserem.

Neste momento só mesmo a Noruega, Islândia e Suíça.
Duvidas persistem sobre: Roménia, Holanda, Equador, Espanha, Republica Checa e Eslovénia.
 
Porque é que o Abelhas é suspeito?

Quando chegaram a Portugal, diziam ser um serviço português de hospedagem, o que é de todo mentira, tiveram publicidade gratuita do Pplware durante uns tempos. O serviço é polaco e têm 2 ou 3 tipos portugueses contratados para gerir o site, o servidor encontra-se no Chipre. Cheguei a entrar em contacto com os admins, mas recusaram-se a falar sobre estes "detalhes".
 
Quando chegaram a Portugal, diziam ser um serviço português de hospedagem, o que é de todo mentira, tiveram publicidade gratuita do Pplware durante uns tempos. O serviço é polaco e têm 2 ou 3 tipos portugueses contratados para gerir o site, o servidor encontra-se no Chipre. Cheguei a entrar em contacto com os admins, mas recusaram-se a falar sobre estes "detalhes".
Boas. Não querendo defender ninguém mas a maior parte dos sites "portugueses" têm os DNS registados num país, utilizam CMS ou "plataformas" de outro e têm os servidores nas américas.... e vendo a barracada que os servers PT de "renome" têm dado eu faço o mesmo :)
Do melhor que já utilizei para "despejar" gigas de ficheiros de seguranças é o atual sistema o Abelhas.
O que me preocupa é não vendo forma de o serviço ser sustentável o risco do mesmo "fechar a loja" do dia para a noite....
Alguém tem ideias?
 
Já era de esperar, e não será apenas o Abelhas, há mais serviços que vão dar o berro futuramente.

Pessoalmente só confio em: Google Drive, Amazon Cloud, Dropbox, Hubic

OneDrive não é desconfiança, mas sim uma questão de gosto pessoal, e não utilizo.
 
Back
Topo