CML Vai Criar Rrede Wireless Para Lisboa

greven

Folding Artist
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) acaba de abrir um concurso que visa disponibilizar o acesso à Internet sem fios a todos os habitantes da cidade, que pode assim tornar-se na primeira capital da Europa a disponibilizar esse serviço, revela a edição de hoje do jornal Diário Económico.

Uma das empresas que já apresentou uma proposta ao município foi a ARTelecom, de João Pereira Coutinho. No entanto, a Câmara está ainda a analisar todas as propostas que entretanto chegarem pelo que ainda não existem prazos definidos para a instalação ou operacionalidade do serviço.

in CDRWXP

:clap: :clap:
 
Aqui em londres já estão a desenvolver o mesmo tipo de projectos. Talvez para o final de 2007 já seja realidade.

Existe uma cidade qualquer nos states que já tem wireless bastante implementado, não me lembro é qual...

Não deixa de ser um projecto exelente e espero que vá para a frente :)
 
[N] disse:
espero que não. para radiação já tenho a minha :p

Não há provas cientificas que provem que este tipo de radiação proveque qualquer tipo de alteração no nosso sistema. Tudo o que poderás ouvir são mitos urbanos. Não obstante, quando se implementam coisas destas, obviamente que se fazem estudos de impacto, neste caso da densidade de radiação nas áreas. Mas acredita, não é significativo, nem a radiação dos telemóveis é.
 
se for pela radiação tou lixado que o router wireless está aqui a 40cm da minha cabeça..

em relação ao projecto, mt bom, mas.. não seria mais inteligente da parte deles esperar mais um bocadinho pelo WiMax? não deve envolver nem metade dos custos de WiFi normal para cobrir Lisboa inteira.
 
greven disse:
nem a radiação dos telemóveis é.

Mentira ! Tenho um amigo, da prima, da vizinha aqui do lado, que conhecia um rapaz que era sobrinho dum afilhado que tinha uma filha que sabia dum rapaz que estava a falar ao telemovel e caiu para o lado... E essa mesma rapariga conhecia o primo dum amigo que era colega de escola do irmão que por sua vez era tio dum rapaz que por estar sempre ao laptop com a placa wireless também caiu para o lado...

EDIT: grandenaboverde lê isto acima e poe-te a pau com esse router :P
 
God_Lx disse:
Mentira ! Tenho um amigo, da prima, da vizinha aqui do lado, que conhecia um rapaz que era sobrinho dum afilhado que tinha uma filha que sabia dum rapaz que estava a falar ao telemovel e caiu para o lado... E essa mesma rapariga conhecia o primo dum amigo que era colega de escola do irmão que por sua vez era tio dum rapaz que por estar sempre ao laptop com a placa wireless também caiu para o lado...


SABRINA mode? :lol: :lol: :lol: :lol: [chupa-mos joke]

Tendo em conta a quantidade de radiações a que estamos sujeitos todos os dias ( satélite, na onda dos 10 Ghz, telemóveis a 900 e 1800 Mhz com potências na ordem dos Watts ) não são 100 mW ( máximo permitido em Portugal para emissão na frequência Wireless ( 2.4Ghz ) que vão interferir no nosso organismo...
 
God_Lx disse:
Mentira ! Tenho um amigo, da prima, da vizinha aqui do lado, que conhecia um rapaz que era sobrinho dum afilhado que tinha uma filha que sabia dum rapaz que estava a falar ao telemovel e caiu para o lado... E essa mesma rapariga conhecia o primo dum amigo que era colega de escola do irmão que por sua vez era tio dum rapaz que por estar sempre ao laptop com a placa wireless também caiu para o lado...

EDIT: grandenaboverde lê isto acima e poe-te a pau com esse router :P


:lol: :lol: :lol:
Desculpem lá mas... mestre só tu para me fazeres rir a uma hora destas.
:-D :-D :-D

Gosto bastante desta ideia da CML de Lisboa.
Fora isso, se fossemos a analizar as radiações que existe e às
quais estamos todos os dias sujeitos... bem a lista ia ser enorme.
Bem não deve de fazer à saude, mas isso é um assunto complicado e delicado para se obter resultados se faz BEM ou MAL.
 
Última edição:
eh pah... arranjem uma antena sectorial de 14 dbi e apontem pa casa do vizinho a ver se ele não se começa a queixar :P

As antenas dos operadores dos tlms são mt potentes. mts vezes chegam a 5 Watts. um amigo meu diz que por vezes está a montar uma antena no raio de acçao da outra e numa hora fica td mocado lol. claro que nem todas são assim... mas não levem isso tão na brincadeira como vejo em cima. até pk mts das redes caseiras ultrapassam o limite dos 100 mW. e mts vezes há 5 ou 6 redes ou mais na mesma zona. Eu não sou de Lisboa mas espero que essainiciativa nunca chegue cá a braga. ou a ser implementada que seja como o PT Wi-Fi com hotspots distribuidos pela cidade. além disso fica feio pa caramba. e o pior de td é que pode intereferir com redes caseiras. nada disso :p

se bem que não sei se os protocolos são os mesmos, se os canais utilizados são os mm, bla bla bla
 
eXcept disse:
SABRINA mode? :lol: :lol: :lol: :lol: [chupa-mos joke]

Ah AH. Mas parece que o marido dela consegue repelir essas ondas porque é mutia bom, e a filha não se mete nessas cenas porque é uma santinha. AHAHH


A ideia é gira, no entanto a parte de não ter prazo definido para implementação faz-me crer que isto não passa de politíca....
 
ajax disse:
Parece que em Aveiro já há umas experiências com WiMax. ;)
Não sem placas à venda é como se não existisse. :D
parece que sim, estudo em Oliveira de Azemeis, num CET ( pertencente á UA) e a net que temos lá no curso, parece que vem da UA para Azemeis atravez de WiMax são praí 40km de distância :x2:
 
no metro vinha a falar nisso. Segundo o que vinha lá escrito toda a zona acima da 2ª circular já se encontra coberta pela rede. E que a cena tava a andar a bom passo. Duvido que isso seja verdade, até pq eu apesar de tar na ponta (benfica) estou acima da 2ª circular e não apanho nenhuma rede da CML :P

A ideia é engraçada mas acho que deviam esperar pelo WiMax, ou então baixar os preços do umts :)
 
Back
Topo