CMS para os seguintes requisitos

Allen Hobby

Power Member
Gostava de saber qual será o melhor CMS para desenhar uma theme. Eu quero fazer um website completamente customizado, mas usando as ferramentas dos CMS que dão muito jeito. Basicamente, apenas preciso do forum e da caixinha de noticias. O layout, menus, css, queria ser eu a fazer.

Preciso de fazer um website pequeno e simples para uma organização pequena (sem fins lucrativos). E aparentemente tenho apenas duas escolhas:
- ou uso um CMS e não personalizo nada,ou personalizo muito fazendo uma theme, mas com muito trabalho e tempo tendo que estudar o CMS, etc
- ou então faço o website todo, que é mais rápido, mas terei que fazer as noticias à "mão" e usar um free forum hoster

Não há uma opção intermédia? Um CMS simples que, em termos de gráficos, não dê muito mais trabalho a costumizar do que aquele que seria necessário para fazer o website a partir do zero?

Até agora o XOOPS parece-me o melhor para isto. Até agora parece ter a melhor documentação que encontrei e parece ser muito simples. Agradecia opiniões.

Obrigado
 
Obrigado pela resposta! Sim eu já vi essa lista, é realmente bastante completa. Atenção que eu não preciso dum CMS com muitos themes! Eu na verdade quero é um CMS sem theme nenhum, porque isso tem mesmo que ser feito de forma personalizada. Preciso é do CMS em que seja mais fácil de criar um theme!

Em principio será mesmo o XOOPS, tem muitos vários bons tutoriais sobre como criar themes e parece ser um processo bastante simples. Além da documentação muito simples e completa que já referi.

Tive a ver como é que se fazem themes em Drupal e parece ser mais complicado, os tutoriais e documentação não são tão bons. E fazer um theme no Drupal está dependente do código/estrutura especifica. No XOOPS pelo que percebi é só alterar html e css, no Drupal é preciso alterar vários ficheiros ".tpl.php" (tpl - template).

Agora só explorando um pouco mais. Possivelmente os ficheiros ".tpl.php" do Drupal servem para tornar mais facil a criação de themes, mas não me parece. Alguém conhece estas duas hipóteses? Para quem programar o mínimo mas ter total liberdade gráfica para qual deve ir?

Drupal tutorial:
http://drupal.org/node/11774

XOOPS tutorial:
http://www.xoops.org/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=60938&viewmode=flat&order=ASC&start=0
 
Amigo, e assim, se trabalhas com o Oracle nao tinhas esses problemas porque fazias o template com html e css e nao tinhas que te preocupar com o php.
Como se tem que trabalhar com CMS freeware eu vou ajudar-te no que posso com a minha experiencia.
Eu fiz um portal em Joomla e usei um dos templates por definiçao para criar o meu, ou seja, usei o codigo em php dos gajos para criar as zonas que queria e onde queria. Depois apenas alterei os path para as imagens que desenhei e alterei o css de modo a usar as cores que queria.
Nao sei se isto te ajuda nalguma coisa mas se precisares de ajuda ou tiveres alguma duvida e so dizer
Abraços :x2:
 
Back
Topo