Comando de Garagem com Bluetooth

Grippen

Power Member
Olá a todos,

Bem primeiro vou dizer o que pretendo não vá existir alguma coisa já no mercado. Tou farto de procurar mas não encontro nada. Encontro aparelhos similares mas que obrigam a uma ligação fisica ao motor do portão.

Ora eu tenho uma garagem alugada e a mesma é partilhada com outras pessoas. O comando que tenho é grande praticamente do tamanho do comando do carro. Resumidamente não gosto de andar com aquilo no bolso e queria ver-me livre dele. A garagem não tem entrada senão pelo portão pelo que a solução de o deixar no carro não é possível.

Assim sendo pensei no seguinte, arranjar um aparelho que tenha Bluetooth the forma a emparelhar com o telemovel e abrir/fechar o portão, pois com o telefone tenho eu de andar sempre. Existem aparelhos que fazem isto mas obrigam a ligar dois fios ao motor. Eu queria evitar isto pq a garagem não é minha nem tão pouco sou o unico utilizador. Para além de pedir autorização arriscava-me a o aparelho lá ficar qdo o arrendamento acabar. Daí que o que pensei foi algo que recebe-se o comando via BT e depois o envia-se por RF visto que os portões funcionam por RF. É claro que para isso era necessário um modulo RF que permiti-se clonar o comando original. Assim podia mete-lo lá sem ninguém saber.

Existem de facto aparelhos BT to IR mas os portões como disse acima funcionam com RF e não IR. Não existindo qual seria a melhor solução para isto? Uma board Arduino adicionando modulos RF e BT? Penso que as apps que estão na Play Store podiam ser usadas o unico tipo de programação seria o mapear de um comando BT para o modulo RF. De qualquer forma isto na teoria é muito bonito mas não sei como o iria fazer já para não falar do custo só uma board Arduino custa perto de 50€ adicionando estes 2 modulos é coisa para ir para perto dos 100€

O que acham? Vale a pena?
 
Acho que vale a pena porque tu exageraste muito nos preços. O meu arduino ficou por 10€ e tu não precisas de um arduino no carro, só precisas de um atmega8. Prototipas com o arduino e o final fazes com o atmega (ou até podes fazer tudo com o atmega) e sai sempre mais barato. Aliás porque penso que o micro pode vir à borla (como sample da atmel). Os módulos no ebay saem baratos.
 
E os modulos RF para a placa arduino como é que configuro o código depois? É que o comando original funciona em 433 MHz e já encontrei modulos RF para a placa no ebay. No entanto não vejo nada configurável lá possivelmente vou ter de o fazer via o Micro não? É que o comando original tem um dipswitch lá dentro.
 
Sim, tens de configurar pelo micro. Depois de teres o protótipo vais é precisar de um 7805 para o alimentares a partir do isqueiro no carro ou assim
 
Ok vou ter isto em atenção entretanto tive uma outra ideia que é capaz de fazer o mesmo com menos trabalho e para além disto é uma solução parcialmente testada.

Passa por usar um headset bluetooth. Basicamente desmonta-se o speaker e liga-se um transistor a um dos fios. Até existe app no Play que funciona com isto. É claro que esta solução implica uma ligação fisica ao motor do portão no entanto isto pode ser contornado e é aqui que entra a minha ideia.

Ao invés de ligar esses fios ao portão ligo-os em paralelo ao switch que está dentro do comando. À partida irá funcionar não?
 
Depende. Pode ser que funcione pode ser que não, depende muito de como o comando é feito. Podias desmontar o headset e usavas isso como módulo bluetooth e o resto fazias igual
 
Bom dia.

Precisava de uns conselhos.

Tenho a entrada da garagem do prédio pela qual todos os condóminos podem aceder através do comando. Ora perdi um dos comandos, tenho um ainda. O que pergunto é se é possível copiar ou clonar esse comando para o meu telemovel. Como somos várias pessoas lá em casa evito comprar vários comandos e cada um de nós lá em casa podia ter acesso à garagem com a App do telemovel. Isto é possível? O comando, que não tenho aqui agora penso que depois de aberto tem uns pequenos botões (4 ou 5 ou 6) que imagino serem para configurar a frequência do comando. . Obrigado
 
Bom dia.

Precisava de uns conselhos.

Tenho a entrada da garagem do prédio pela qual todos os condóminos podem aceder através do comando. Ora perdi um dos comandos, tenho um ainda. O que pergunto é se é possível copiar ou clonar esse comando para o meu telemovel. Como somos várias pessoas lá em casa evito comprar vários comandos e cada um de nós lá em casa podia ter acesso à garagem com a App do telemovel. Isto é possível? O comando, que não tenho aqui agora penso que depois de aberto tem uns pequenos botões (4 ou 5 ou 6) que imagino serem para configurar a frequência do comando. . Obrigado

Não dá para substituir o comando pelo telemóvel. Além disso o comando funciona a frequências diferentes das do telemóvel.
A não ser que o sistema do portão tenha acesso por bluetooth ou wifi o que duvido muito.
 
Back
Topo