[HTPC] Como construir um bom HTPC

twygy

Membro
Boas pessoal,

Objetivo deste thread: chegar a uma conclusão sobre como criar um bom HTPC para uso domestico e fora de casa.

Para começar, e depois de ja ter lido muita coisa sobre o assunto, continuo com algumas duvidas sobre como conseguir a melhor qualidade para visualizar filmes. Em casa tenho uma UN55JS8500 que pretendo que seja o centro do HTPC. Tenho depois mais 2 Tvs em outras divisões as quais pretendo aceder atraves de PLEX. O PLEX tb me vai permitir aceder a outros dispositivos mm qndo não estou em casa. Em relação ao PLEX e ao streaming para outros equipamentos nao tenho duvidas. O meu problema esta em conseguir sacar a melhor qualidade de video para a minha samsung.

1º Preciso de ter um NAS. quero estar descansado, seja fora ou dentro de casa, que tenho acesso a toda a multimédia sem ter que estar a ligar ou desligar o meu servidor. Tenho andado a pensar num WD my Cloud com 4 ou mais Teras.

2º Para as outras Tvs de casa tenho android boxes que chegam para aquilo que quero em relação a qualidade da imagem. Mas para a Samsung quero construir um HTPC que me permita ver filmes e jogar (futuramente VR) com a maxima qualidade possivel. A parte da construção deste HTPC fica para outro thread.

Duvidas:

Tenho de ter em conta alguma caracteristica do NAS se pretender ver filmes em 4K (UHD) e 3D?

Pode o PLEX retirar alguma qualidade na transmissão de video para a tv samsung?

Se sim, o que me aconcelham a usar no meu HTPC visto que o plex funciona no NAS e não me precise de preocupar em relação as outras Tvs.

Eu poderei ter mais algumas duvidas posteriormente, mas gostava de saber a opinião de quem ja trabalha com HTPC visto esta ser a minha primeira tentativa de criar um.


Obrigado
 
Boas, existem NAS com a função de servidor plex, sem precisares de ter o htpc ligado como servidor.
O WD my Cloud não sei se tem essa função.
Nem todos dão, é uma questão de pesquisar no Google.
Sobre o htpc, porque não um barebone?
 
Sim o NAS pode servir de media server com o PLEX e é assim que estou a pensar utilizar. Mas pretendo um HTPC mais poderoso porque quero tb que possa correr jogos (project cars).
 
Qual a dúvida então? Qualidade de imagem?
Montas um htpc:
- caixa mini-itx
- intel 7 geração
- gráfica para os jogos
- coolers o mais silêncio possível, água por exemplo.
- fonte boa modular e silenciosa

E pronto. Depois instalas um kodi ou mpc-hc+madvr+lav filters e montas os discos do NAS por rede (cabo de rede gigabit).

O NAS se precisares de transcoding precisas de um relativamente potente. Senão qq um serve. Os da synology costumam ter bom software, inclusive apps para Samsung.
 
Na minha opinião, terás de ter um htpc e um nas separado.
Um nas, não terá saída directa para hdmi. O htpc irá buscar o conteúdo multimédia à Nas.
Um nas nao irá fazer o papel de um bom htpc e o htpc nao irá fazer de nas.
Espreita modelos da qnap (há uns com saída directa por hdmi), mas jogos, esquece.
 
Sim o NAS eu quero em separado ate porque o vou querer sempre ligado. O HTPC vai ter que ter uma boa grafica por causa dos jogos. Porque é que eu iria precisar de transcoding? O que é que isso faz?
 
Se o cliente (tv, tlm, tablet) não suportar um codec qualquer vai dar erro na reprodução.

Ou se tiveres um filme 4k e estiveres a tentar ver fora de casa com upload de 10Mbps o mais certo é engasgar-se.

Nessas situações o servidor do plex poderá converter em real time para outro codec ou formato, baixando a qualidade, por exemplo. Mas isto é uma tarefa puxada para o cpu do servidor.
 
Ah ok, nao isso nao e problema porque no plex tenho os filmes 4k e 3D em pastas separadas que so uso para ver na TV principal. A minha duvida tb é como configurar a rede para ter o NAS e o HTPC ligados entre eles e com ligação por cabo tb ao router.. isto é, como faço para ligar router HTPC e NAS para que nao perce velocidade na transmissao de dados..
 
Faz diferença se em vez de um NAS, para os filmes 4k e 3D, os armazenar num disco externo normal? Ter um NAS para os fixeiros normais e arranjar um outro disco externo ligado diretamente ao HTPC seria uma melhor opção?
 
A melhor opção, antes de comprares qualquer coisa é analisares a possibilidade de passar cabo de rede pela casa toda. Por exemplo, pelos tubos dos cabos da TV.
 
@twygy
É muito difícil conseguir conciliar a função de HTPC com a função de Gaming PC. É perfeitamente possível construir um Gaming PC, pequeno e que se enquadre bem numa sala, mas ele não será silencioso, já que irá privilegiar o desempenho, o que irá prejudicar o visionamento dos filmes, pelo menos daqueles que não sejam só explosões e tiros.

Tendo isto em conta, podes construir um HTPC só para filmes, utilizando uma caixa que equipe um número considerável de discos (sem gráfica dedicada) e nesse caso, arriscar-me-ia a dizer que o NAS será redundante.
 
Peço desculpa pelo post tão longo, mas cá vai:

Sei que não se enquadra na permissa inicial (um htpc para multimedia _E_ jogar), mas baseado na minha própria experiência, lanço para consideração uma "filosofia" alternativa: também eu, lá em casa, tenho como máquina mais rápida e capaz o meu htpc. No meu caso, sou sincero, é um desperdício. Por investir mais no htpc, acabo por só ter uma máquina decente como desktop para o dia-a-dia, e muitas vezes mesmo que queira jogar, existem situações em que a TV está a ser usada para a sua função primordial, ver TV.

Ainda não implementei o meu novo "paradigma", mas estou a tratar disso: Vou passar a usar o meu atual htpc como desktop do dia-a-dia e pc para gaming. Invisto num htpc baseado num cpu low-power (irrelevante para o caso, mas estou inclinado para um kabini), formato mini-itx, para acabar com o "mono", por baixo da tv, que é a minha nox media, e passar para algo mais discreto na prateleira dentro do móvel. O htpc vai correr linux.

Assim posso jogar quando quiser, e quando preciso de trabalhar tenho uma máquina que corre tudo à vontade sem se queixar da carga. Se puder/quiser jogar na TV: steam streaming para o htpc. Tenho testado e chega-me perfeitamente, consigo viver com a compressão na transmissão dos gráficos. Sugiro que (se tiveres essa possibilidade) testes o conceito. Ressalvo no entanto neste caso, estando tudo na sala, tenho tudo cablado, logo não como funciona o conceito em wifi.

Quanto a sugestões para htpc/plex: quando abordaram a questão do transcoding, descartaste-a (pareceu-me) como sendo algo que não irás precisar: se não precisas disso, precisarás tu efectivamente do plex? Plex, na minha opinião, é um software espectacular, se precisas de um servidor com transcoding. Se não precisas: qualquer NAS a servir de fileserver e uma instalação do kodi (falando num gui que existe em quase todas as plataformas) por cliente serve perfeitamente. Agora... se pretendes ter a possibilidade de ver os filmes 4k e 3D fora de casa, vais precisar (para o teu plano atual) de duas boas máquinas: o htpc, com bom cpu/ram/gráfica, e um bom servidor de plex com excelente cpu e ram à vontade para não se engasgar no transcoding em realtime... não menosprezes a tarefa titânica que pode ser o transcoding, principalmente se estivermos a falar de 4k e 3D, e/ou mais que um transcode em simultâneo.
 
Pois, é importante perceber quais as necessidades, antes de começar a comprar material à parva. :)

Para jogar remotamente, em vez de um htpc, também podes equacionar a nvidia shield tv (android tv). Desde quee tenhas uma gráfica nvidia no PC permite jogar remotamente. Para além disso permite descodificar 10-bits h.265/hevc. Há também a hipótese de jogar apenas em consolas.

Para PC, como disse em cima, eu iria para algo o mais silencioso e com o mínimo de gastos possíveis e algo que descodifique o novo formato h265 por hardware (!important). O ideal seria a 7th geração da intel. Mas de momento do que vejo à venda seria algo:

akasa euler s
intel i3-6100T
Asus H110T (ou Q170T)
SSD 120GB
4GB DDR4
Fonte Portátil 90W/120W.

+

Nas Synology ARM, exemplo 216J (sem transcoding) usando DLNA para todas as divisões (Plex; DLNA server/Synology DS Video + TV; ou kodi num android TV barato) ou Nas synology x86 (caso seja necessário transcoding)

+

Cabo de rede gigabit na casa toda


De qualquer forma também já existem coolers para CPU passivos/água.
 
Isto é taooo relativo e com configurações completamente distintas.
Eu não tenho NAS nem valorizo isso, nem tão pouco entendo a necessidade de comprar um sistema à parte qd podemos fazer tudo no mesmo com metade dos custos e maior versatilidade/longividade, mas pronto...

Um CPU intel i serve para praticamente tudo, com a excepcao dos jogos. E nem precisamos de ir para uma 7ªgeração (mas aqui tb é relativo, pois depende do que queremos e que variante do CPU estamos a falar... existem gerações mais antigas que ficam a leguas de distancia da ultima geraçao, depende mais uma vez das variantes do cpu que estejamos a falar).

Refrigeração a água? humm, ok. no passado era espectacular. Mas e que tal passivas? Uma fonte seasonic fanless? ok, é caro, mas não faz barulho e melhor, não induz ruído no circuito.

Ligações ethernet nunca abaixo do gigabit. De outro modo nunca terão muitos dispositivos ligados ao vosso server, ou pior, nem um simples streaming em HD irão conseguir correr.
 
Certo, é relativo, daí estarmos a opiniar. :)

A questão do cpu/gpu é mais o decoding do h265 10-bits. Segundo sei os skylake viam-se à rasca para reproduzir. Qual o cpu que recomendas bom e barato que não se engasgue (desconheço grande parte do que anda agora no mercado. o meu htpc já é de 2010! :P)?

Falei na refrigeração a água para o caso do PC para servir de htpc/jogos e porque só recentemente é que descobri que já haviam coolers para CPU do género "plug and play". Não estava a mencionar aquelas soluções antigas em que tinhamos que comprar radiores e afins... Mas não me debrucei muito sobre o assunto. Se for só para htpc tens, por exemplo, a caixa thin-mini-itx da akasa que a própria caixa faz de cooler, which is nice. :)

Eu gosto de separar o HTPC do repositório de dados por 2 motivos. Tenho no NAS informação sensivel, não serve só para guardar filmes e séries, e está sempre ligado num canto da casa a servir como repositório para tudo e todos. Mas acho que isso é uma solução pessoal com base na necessidade de cada um. :)
 
Pois, é importante perceber quais as necessidades, antes de começar a comprar material à parva. :)

Para jogar remotamente, em vez de um htpc, também podes equacionar a nvidia shield tv (android tv). Desde quee tenhas uma gráfica nvidia no PC permite jogar remotamente. Para além disso permite descodificar 10-bits h.265/hevc. Há também a hipótese de jogar apenas em consolas.
Também sou da mesma opinião, e agora tem a função de servidor de plex, tens passagem de audio HD se tiveres um receivor AV e para jogos fazes streaming
.
 
Back
Topo