Como criar um podcast

Ricardo.RPL

Power Member
Tópico para todos aqueles que quiserem criar um podcast, mas não sabem como criar feeds, meter no iTunes, criar formatos como AAC, dividir um episódio em capítulos, etc. Se já exisitia, peço perdão, procurei e não encontrei :P.

O mais irónico é que crio este tópico mais com a função de aprender do que de ensinar :002:! A situação é: gostaria de me lançar no mundo do podcasting, nem que seja para ver como é que funciona. Tenho o material todo que preciso: mic, editores de som, editores de vídeo (sabe-se lá... talvez um videocast), iTunes, RSS, ideias (muito importante :P), etc. Mas não sei como é que posso pegar num ficheiro que gravei, adicioná-lo a uma feed e metê-lo no iTunes! BTW, também não sei fazer as outtras acções que falei no 1º parágrafo, mas isso já é mais secundário.

Tal como estou a pedir informação, também a posso dar (aliás, o objectivo deste tópico é mesmo de partilha de informação entre users). Se alguém precisar de ajuda acerca de programas a utilizar, ou qualquer outra coisa em que eu tenha uma opinião formada, não hesitarei em ajudar :)!
 
Boas Ricardo,

Se não gostas complicações podes usar o PodServe que te cria um feed automáticamente. O melhor deste servidor é que não tem qualquer limitação de bandwith ou de upload...

Outra opção é o podOmatic que te cria um site, rss, player etc... O problema é que tens uma limitação de 15 GB de bandwith (supondo que optas pela solução gratuita) e o de upload acho que é de 1 GB (não tenho a certeza)...

Isto se optares pelas opções gratuitas... Tens sempre as pagas!
 
Esse Podcast Maker tem mesmo bom aspecto :)! (só é pena ser a pagar :()
Anyway, acho que tenho de começar a investigar esta temática mais a fundo se é mesmo para começar a "podcastar" :lol:!

EDIT: Já que falam nisso, acho que este é mesmo o melhor lugar para o tópico, já que se fala sobre aplicações para Mac, como o Podcast Maker, iTunes e, já agora, Garage Band, um dos melhores programas para edição de podcasts (pré-feed)
 
Última edição:
Este tópico está às moscas :(...
Enfim, tentei finalmente fazer um podcast experimental, e só depois de o ter gravado na totalidade, contruido o site e posto tudo na net é que percebi que, para alojar podcasts no iTunes, é preciso ter uma conta nesse programa, a pagar.
Sujestões de como ultrapassar esta última barreira?

BTW, visitem Humor de Facto, para verem como é que está. Não liguem muito à falta de qualidade do espisódio, isto em princípio deve melhorar com o tempo :lol:.

EDIT:
OK, já consegui contornar o problema (visitem o site e já percebem). Se alguém precisar de ajuda em alguma coisa, por favor escreva qualquer coisa, que este tópico não serve só para tirar as minhas dúvidas.
E, BTW, se calhar têm razão: este tópico ficava melhor na zona dos Tuturials :P
 
Última edição:
Sim, este tópico na Apple está um bocado deslocalizado.
Bem, eu faço Podcast há algum tempo, no Wordpress, uso o Podpress para os meter no blog, e acho esse plugin fantástico, porque além de nos permitir configurar o player, configura também as feeds, e o itunes. Recomendo :D
 
Boas pll:

Estou a tentar fazer um podcast mas estou a ter alguns problemas. A situação é que o podcast é para fazer com outras pessoas via net. O programa que estou a tentar usar é o Skype onde posso fazer conferencias com varias pessoas e depois tentar gravar, o maior problema é que os extras do skype para gravar chamadas não ficam com grande qualidade.
Alguem sabe outra maneira ou algum programa onde possa gravar as conversas do Skype com boa qualidade, ou um programa melhor que o Skype para o mesmo efeito?

Obrigado
 
Caríssimos,

Gostava de ressuscitar esta thread.
As dúvidas que coloco são, na sua essência, as mesmas do utilizador inicial.
Apesar disto, gostaria de obter respostas actualizadas, já que os programas e a forma como se cria um podcast pode ter mudado ou encontra-se desactualizada.
Assim sendo, coloco as seguintes questões:


  1. Como criar um podcast?
  2. Onde alojar o podcast?
  3. Como colocar o podcast em blogues -no meu caso Wordpress?
  4. Existe alguma aplicação para os vários sistemas operativos, do wordpress?
Desde já agradeço as vossas respostas.

Cumprimentos,
valkirian

PS: Se os moderadores poderem colocar este post na secção de tutoriais, ficaria bastante agradecido - os utilizadores que aqui postaram queixaram-se que esta secção não é a mais adequada!
 
Back
Topo