1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como é feito o roteamento?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Capo, 29 de Julho de 2006. (Respostas: 6; Visualizações: 996)

  1. Capo

    Capo Power Member

    Isto é uma dúvida frequente e que queria esclarecer. Tenho um router em casa e dois pc's ligados a ele a partilhar a net. De um dos pc's mando informação para um site e o site recebe e manda nova informação para mim. Como é que o router interpreta os pacotes recebidos e os envia para o pc que fez o request? a informação que o site recebe (supostamente) não é só do protocolo que inclui o meu IP Público ou nesse processo é divulgado mais informação?

    Penso que a explicação até é simples, só que a procurar no google ainda não encontrei info mais detalhada sobre este processo de reconhecimento.
     
  2. spastikman

    spastikman Banido

    Os pacotes são marcados à saída do router nos headers...

    Quando são devolvidos, basta analisar a marca...
     
  3. Capo

    Capo Power Member

    E como é feita essa marcação? é feita com base no quê, no endereço físico de cada pc?
     
  4. Neptune

    Neptune 1st Folding then Sex

    Ora, se bem me lembro de quando estudei redes (detalhadamente é alta seca..raios partam a teoria), e muito resumidamente, cada pacote é constituído por endereço de destino, endereço de origem, informações de controlo, os dados e o CRC(verificação de dados).

    Quando estás a enviar dados para o site, o teu pc faz um request ao router e envia os pacotes para lá. O router vai verificar o endereço de destino, e caso não o encontre na LAN, faz uma ligação ao exterior (à outra rede..neste caso internet), e vai enviar os pacotes para o site, servindo assim de intermediario. Em ambas as transmissões (pc-»router e router-»site) tem que haver um pacote recebido a confirmar a recepção de cada um que é enviado, ou seja, o router recebe a confirmação de que o pacote chegou ao site e envia essa confirmação para o teu pc, porque tinha sido ele a transmiti-la (isto tudo através das tabelas de routing). Na head de cada pacote existem bits de controlo (um ficheiro é dividido em vários pacotes, e cada um tem um número do género: 1/255), e quando todos os pacotes forem enviados (mesmo que não seja por ordem), o receptor irá juntá-los e fazer o CRC para confirmar que os dados mantêm a integridade, e irá enviar um pacote para o router com essa confirmação ou então com request para os pacotes em falta/danificados, que por sua vez o enviará ao pc.
    Espero que se entenda, eu não sou grande coisa a explicar..
     
  5. _kossak_

    _kossak_ Power Member

    O router mantém uma tabela com as ligações estabelecidas entre os interfaces da LAN e o exterior. Essa tabela deve ser ao nível do IP e não do endereço físico das placas.
     
  6. Neptune

    Neptune 1st Folding then Sex

    Exacto, é a tabela de routing que eu referi. No meu router está disponível para consulta, nos vossos não sei.
    Mas caso tenhas um servidor DHCP activo no router, o DHCP mantém um registo de MAC Address porque como é sabido existe um lease time de IP. Dessa forma é possível saber a que placa pertenceu um certo IP ás X horas.
     
  7. Capo

    Capo Power Member

    Obrigado pelas respostas, estou a ver que isto ainda tem muita teoria que dá pano pra mangas. :x2:
     

Partilhar esta Página