Como é o radiador perfeito? quais as caracteristicas tecnicas tamanho, saidas etc?

Olha gryfozinho, quando abrires pela 1ª vez o capot a um carro talvez percebas do que estou a falar. A seguir também vais dizer que usam água no sistema hidráulico dos travões?
Vai tirar a carta gryfozinho.

Até lá acredita no que os outros te dizem. Até porque falo por experiência própria, tenho um WB feito em latão (cobre e zinco) e alumínio que tem a parte de alumínio corroída.


Enfim, vem-me agora esta sumidade dizer que não existe isso de corrosão galvânica... É só cientistas.



SABES PORQUE É QUE SE DÃO AO TRABALHO DE VENDER LÍQUIDO PRÓPRIO PARA RADIADOR NO CONTINENTE?!?!
 
para o liquido nao congelar naqueles dias frios ? :D

Experiencia tem os mecanicos que usam H2O2 á mais tempo que tu tens de vida :F

PS a água destilada do norte deve ser mais acida :-D :-D

"A seguir também vais dizer que usam água no sistema hidráulico dos travões? "

Presisaste de tirar a carta para saber isso ? :-D :-D :-D
 
btw, testa um WB totalmente de aluminio e depois dix qualquer coisa, enquanto testas pega num livro de quimica e estuda as oxidaçoes-reduçoes entre uma liga mais forte(mais carregada ionicamente) e uma mais fraca, e que meios é que podem provocar a aceleração da reacção.

PS: nao digo que a corrosao galvanica nao existe, simplesmente num sistema radiador(100%cobre)->wb(100%aluminio) os efeitos de uma corrosao galvanica demora mtos, mesmo mtos anos a serem visiveis :F
 
Melhor ainda, pega num pedaço de latao, e num pedaço de aluminio, entrelaça um no outro e mete num copo com agua, depois ao lado mete cobre com aluminio e ve o que acontece :)
 
Vem agora este gajo com os seus conhecimentos dos familiares mecânicos tentar dar-me aulas daquilo que eu já presenciei...
Tratas por os 5 melhores mecânicos da Europa, não?

E para um bocadinho da tua cultura geral, a propriedade anticongelante é apenas uma das propriedades de um líquido para radiador. Anti corrosão é outra; aquela que não computa na tua cabeça.


>Experiencia tem os mecanicos que usam H2O2 á mais tempo
>que tu tens de vida
E nessa experiência ao menos aprendi que água pura é H2O e não H2O2. "O" como deves saber é oxigénio, algo altamente corrosivo e que por consequência disso aumenta a condutividade do líquido ajudando à corrosão galvânica.




>PS: nao digo que a corrosao galvanica nao existe, simplesmente
>num sistema radiador(100%cobre)->wb(100%aluminio) os
>efeitos de uma corrosao galvanica demora mtos, mesmo mtos
>anos a serem visiveis :F
Lá está, depois de teres visto a fake review do THG, deves achar que todas as pics que se colocam online são editadas também. Vai à 1ª página desta thread.
Demora muitos anos? Costumas ter um carro apenas durante 2 meses? Nunca viste um radiador de carro furado/enferrujado? Já te interrogaste por que é que isso acontece?

Consegues dizer SEIS MESES?
Faz um favor a toda a gente e não te armes em sabichão.
Qualquer pessoa com mais de 1 mês de watercooling sabe que corrosão (galvânica) é algo que não se lê apenas em threads distantes, é algo que acontece se não se tomarem precauções.


Como já sei que quando te dá para implicar e mostrar que sabes bates na mesma tecla por muito estúpida que seja ("90% das pessoas em Aveiro trabalham ligadas às Tecnologias da Informação"), e como até vou estar no Algarve até Domingo, fica na tua e faz muito bom proveito do que tu achas que sabes. És casmurro, azar, aprendes da maneira difícil.


Ps: Fiquei sem perceber se achas que nos travões se usa água ou não....
Ps2: Agradecia que não spamasses.
 
"E para um bocadinho da tua cultura geral, a propriedade anticongelante é apenas uma das propriedades de um líquido para radiador. Anti corrosão é outra; aquela que não computa na tua cabeça"

->"PS: nao digo que a corrosao galvanica nao existe, simplesmente num sistema radiador(100%cobre)->wb(100%aluminio) os efeitos de uma corrosao galvanica demora mtos, mesmo mtos anos a serem visiveis :F"



">Experiencia tem os mecanicos que usam H2O2 á mais tempo
>que tu tens de vida
E nessa experiência ao menos aprendi que água pura é H2O e não H2O2. "O" como deves saber é oxigénio, algo altamente corrosivo e que por consequência disso aumenta a condutividade do líquido ajudando à corrosão galvânica."
-> sim e depois ?



">PS: nao digo que a corrosao galvanica nao existe, simplesmente
>num sistema radiador(100%cobre)->wb(100%aluminio) os
>efeitos de uma corrosao galvanica demora mtos, mesmo mtos
>anos a serem visiveis :F
Lá está, depois de teres visto a fake review do THG, deves achar que todas as pics que se colocam online são editadas também. Vai à 1ª página desta thread.
Demora muitos anos? Costumas ter um carro apenas durante 2 meses? Nunca viste um radiador de carro furado/enferrujado? Já te interrogaste por que é que isso acontece? "

->já vi radiadores furados, mas nc de ferrugem, o aluminio nao enferruja.



"Consegues dizer SEIS MESES?
Faz um favor a toda a gente e não te armes em sabichão.
Qualquer pessoa com mais de 1 mês de watercooling sabe que corrosão (galvânica) é algo que não se lê apenas em threads distantes, é algo que acontece se não se tomarem precauções."

-> quem tá armado em sabichão e dono da razão és tu, que nao aceitas que as outras pessoas digam que TU estás errado, mas passando ao que interessa mete um ***** dum bocado de aluminio em H202 com cobre e DEPOIS dix.me qualquer coisa !




"Como já sei que quando te dá para implicar e mostrar que sabes bates na mesma tecla por muito estúpida que seja ("90% das pessoas em Aveiro trabalham ligadas às Tecnologias da Informação"), e como até vou estar no Algarve até Domingo, fica na tua e faz muito bom proveito do que tu achas que sabes. És casmurro, azar, aprendes da maneira difícil."

-> tu é que tás a ser bronco, e eskeces.te que a "tua" corrosao galvanica tinha ah mistura quase 4 tipos de metal, dos quais o aluminio era o "elo mais fraco", TAÇE ! btw, eu já aprendi, eu tive dois semestres de quimica e este tipo de corrosoes(oxidaçao-reduçao) fex parte de algumas experiencias :F
Btw cidade digital diz.te alguma coisa ? :D



"Ps: Fiquei sem perceber se achas que nos travões se usa água ou não.... "

-> funcionam a OLEO krida OLEO.
 
Última edição:
Latão. Liga de zinco e alumínio. Como me parece ÓBVIO, zinco e alumínio ligam bem senão nem sequer existia esta liga. O corpo do tal WB é de latão.
+
Alumínio. A tampa do tal WB é de alumínio.
=
Cobre (e zinco) de um lado, alumínio do outro (não estavam sequer em contacto => vedante de borracha entre eles).
Corrosão na tampa, no alumínio.
Fui claro desta vez?


Agora se achas que não sou dono desta razão por olhar para um bocado de alumínio e o ver todo corroído, ou não ser dono da razão por ver uma review de alguém de completa confiança que ficou sem WB ao fim de 6 meses devido ao radiador de alumínio.....
E basta acompanhar fóruns de watercooling desde há uns anos a esta parte. Principalmente na altura em que o pessoal não percebia de watercooling, fazia essas misturas todas e depois ficava com uma fonte de jardim no radiador....

Se achas que não sou dono da razão no que toca a experiências completamente concretas/práticas/reais/palpáveis contra as tuas suposições teóricas do super-doutor de corrosão ou do super-mecânico......



E não percebo porque me mandaste já umas 3 vezes colocar cobre e alumínio num copo de água quando já te disse umas 4 vezes que o fiz num Waterblock. No Bong Cooler na altura => água <= nada de propriedades anti-corrosão.
Vai na volta e agora a culpa da minha experiência é da existência de zinco....

Fica na tua. Aliás, até me faz um bocado de confusão essa obsessão em arranjar um radiador em cobre "porra! os grandes dos carros são todos em alumínio!". Num radiador grande é quase indiferente que ele seja em cobre ou alumínio. Força, coloca o teu conhecimento inabalável em prática. Mas coloca também o radiador dentro de uma bacia.


>Btw cidade digital diz.te alguma coisa ?
Não, mas desvio de conversa sim.

>btw, eu já aprendi, eu tive dois semestres de quimica e este
>tipo de corrosoes(oxidaçao-reduçao) fex parte de algumas
>experiencias
Fizeste alguma experiência contínua de 1 ano? Ou ao fim de 1 ano deitas o radiador ao lixo? E ao fim de 3 anos? 5 anos? Eu tenciono ficar com o meu até ele entregar a alma ao criador. É que pelo preço de um radiador como este compro 2 CPUs iguais à minha, não estou interessado em trocá-lo como às meias.



Ps: Outra vez o H2O2? Afinal isso é o quê?
 
Agua destilada ?

Quem desviou a conversa foste tu não eu.... mas pronto.

Quanto á experiencia de um ano, tu ali falaste em.... 6 meses, agora já é um ano, nao percebo, mas nao interessa, pela 5ª vex convido.te a fazeres a experiencia.

btw, os radiadores dos carros agora sao em ferro fundido, aqueles que estao em serie com os radiadores da saufage, que por coincidencia sao em cobre, se calhar essa tua teoria da corrosao explica porque é que os radiadores duram 10/15/20 anos. tu lá sabes....

dassssssss.....

PS: se nao keres fazer a experiencia então é melhor encerrares or aio da tread e acabarmos com a conversa :F
 
Não percebo mesmo qual é o teu problema.


1º Pensei que a água destilada era H2O.

2º Já te disse que fiz a experiência. E aí acho que já começas a aparvalhar para além dos limites do razoável. Já te disse milhões de vezes que o meu ex-WB é a experiência que queres que eu faça mas tu nem sequer te dás ao trabalho de ler o que eu digo. Brain ON please.
E já agora, EXPERIÊNCIA ESSA QUE TU PRÓPRIO NÃO FIZESTE, PELO MENOS NÃO A LONGO PRAZO. "Já tive um semestre de aulas com algumas experiências"..... por favor.

3º Falei em 6 meses para o caso do Dan. O 1 ano era a perguntar-te qual é para ti o tempo de vida aceitável de um radiador. 1 ano? 3 anos? 5 anos? Convém incluires esse valor junto da tua recomendação de ignorar os efeitos da corrosão galvânica. Ou isso ou um termo de responsabilidade pelas tuas palavras.

4º "btw, os radiadores dos carros agora sao em ferro fundido" Alguns radiadores queres tu dizer. E com um bocado de sorte até pode ser que se faça luz e vejas que o uso de ferro fundido pode ter a haver com o evitar da corrosão galvânica do alumínio. É que estar a usar um material mais pesado...... é por causa do preço não? Poupar 3 contos num carro de 4000.



Eu não encerro thread nenhuma. Se quiseres não respondas mais. Só falas na teoria mas de nós os dois o único com experiência do que está a falar sou eu. Fora do copo de água da sala de aula, quero dizer.
Fazes uma pausa de uns meses, vais colocar as tuas teorias em acção e tens esta thread aberta à tua espera.
 
Tu ainda nao percebeste pois nao ?

O TEU WB NAO È DE COBRE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Que eu saiba o cobre é uma liga UNICA, que NAO se forma por mistura de metais, capixe ? aquele "CU" que ves na tabela periodica é COBRE, LIGA METALICA NAO ALCALINA, CONSTITUIDA APENAS POR MOLECULAS DO COMPOSTO CU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O que tu tens no teu WB EH UMA SALADA DE METAIS !!!!!

já agora eu nao falei em teoria falei na CONJUGAÇAO QUE TIVE DE PRATICA COM TEORICA, EU TIVE AULAS TEORICAS E PRATICAS ! Se axas que as experiencias que fix nao valem PEVA entao pk é que andas na faculdade ? BAHHHHHHHHHHHHH !

Já agora os contrutores usam ferro FUNDIDO, pork é MAIS BARATO, e MAIS resistente, nao contra agressoes quimicas, contra agressoes FISICAS.


Mas enfim que se ****, aquilo que eu sei nao te interessa por isso leva lá a bicicleta.
 
Ahhhhhh.......... ok, então agora é o zinco quem me lixou o esquema todo no meu WB.
E os 6 meses do Dan e os radiadores à lá chafariz devem ser mentira photoshopiana do THG.


Ah, e sim, usa-se ferro fundido no radiador do carro porque é mais resistente contra agressões físicas, claro. Como se houvesse muitos radiadores de alumínio a ficar inutilizados devido a cacetada que tivesse sido aguentada por ferro. No dia em que os fabricantes de automóveis se preocuparem em poupar gastos de manutenção aos clientes....

Ainda não percebo é porque falaste nos radiadores de ferro fundido, não tem nada a haver com a thread mas pronto.
Aliás, só serviu para te contrariar em 2 pontos. (1) No "diz isso aos fabricantes de automóveis" na tua insistente tentativa de mostrar que é na boa a usar alumínio e cobre no mesmo sistema. E depois (2) é no "nunca vi ferrugem num radiador".

E já agora era só para informar que nos últimos 5 carros que passaram cá em casa nenhum tinha radiador em ferro fundido. Aqui o pessoal deve andar a comprar carros esquisitos.



Como discutir contigo é sempre a mesma coisa redundante - felizmente sei que não é só comigo - acabo por aqui e deixando-te o seguinte:
O que eu digo em fóruns é sempre dito de forma RESPONSÁVEL.
Sei que há muita gente que lê o que aqui se escreve para aprender.
Por isso não digo que as CPUs XPTO overclockam todas muito, que as gráficas XYZ são todas as melhores do mundo, que para bomba de água serve a mais barata nem que para a escolha de metais tanto se lhe dá.
Jogo pelo seguro por uma questão de BOM SENSO e RESPEITO pelos outros.
Quem se lixa não és tu que vais montar um sistema full cobre (claro que é exclusivamente por uma questão de performance, não de viabilidade, claro..). Quem se lixa é o mexilhão que lê e segue o que escreves e daqui a 1, 2, 3, 10 anos vai ao sítio do PC e vê que a bomba parou por falta de água fritando-lhe a CPU.

Abre a 1ª página desta thread e lê os teus posts.
 
NOTAS INICIAIS:

Para existir a corrosao galvanica tem que se respeitar as condiçoes que vou apresentar que retirei de alguns sites.


Corrosão galvânica observada em espelho de condensador tipo "shell-and-tube" conseqüente do contato de materiais metálicos com diferentes potenciais de oxidação em presença de eletrólitos. No exemplo observamos a corrosão do ferro nas áreas em contato com os tubos de cobre
foto_corrosao2.jpg




-CU-> potencial de Oxidação maior.

-Teoricamente:
Al + CU+ --> AL+ + CU - em que interfere o potencial ? na VELOCIDADE DE REAçÃO, agora é so pegares no google, searchares pela formula de velocidade de reacção nuam oxidação redução fazeres as contas e verificar se o tempo que o cobre demora a oxidar é assim tao mais "grande" quanto o tempo do AL + CU.

-Presença de eletrolitos ? NAO (se usares h202)

-Contacto FISICO entre WB e radiador ? NAO

-»conclusao ? NAO existem condiçoes.



Denomina-se corrosão galvânica ao processo corrosivo resultante do contato elétrico de materiais diferentes ou dissimilares. Este tipo de corrosão será tão mais intensa quanto mais distantes forem os materiais na tabela de potenciais eletroquímicos, ou seja, em termos de nobreza no meio considerado.

tp.gif



-O aluminio encontra.se a UM grupo do Cobre(já agora o ferro está a 2 grupos...humm isso significa mais corrosao)

-Contacto eletrico entre WB e Radiador ? NAO (se usares agua nao ionizada ou vulgarmente denominada por H202)

-»Conclusao ? NAO existem condiçoes.


E agora um Exemplozito:

1) Pilhas - Reações químicas que produzem eletricidade. São exotérmicas, fenômeno espontâneo, processos de oxi-redução , mecanismo: transferência de elétrons de um metal neutro para metal.

Eletrodos:

Anodo (pólo negativo) > oxidação; catodo (pólo positivo) > redução.

Potencial de oxidação (EOXI)

"Tendência em perder elétrons".

Potencial de redução (ERED)

"Tendência em receber elétrons".

Ponte salina - usada para manter o equilibro de cargas na solução.

Ex.:

EOXI Zn > EOXI Cu; o zinco perde elétrons e o cobre recebe-os.


qui18.jpg

Anodo (oxidação) Zn0(S) ® Zn2+(aq) + 2e-0
Catodo (redução) Cu2+(aq) + 2e-0 ® Cu0(s)
REAÇÃO GLOBAL Zn0(s) + Cu2+(aq) ® Zn2+(aq) + Cu0(s)

OBS.: Metal de sacrifício

"Metal com o potencial de oxidação maior do que o metal a ser protegido


Deu trabalho mas encontrei um ex, do que o zinco e cobre á mistura podem fazer, EM SOLUçÂO IONIZADA.
NOTA, pergunta.te a ti mesmo pk é que NAO usaram agua desionizada.
EDIT: encontrei o potencial de oxidação entre o cobre e ferro, é de 0,14 o que fax com que o potencia de oxidação entre aluminio e cobre ande a roçar mto ao de leve o 0, o que leva a concluir que a corrosao galvanica entre os dois num meio em que preencha as condiçoes acima apresentadas, seja NNNNN extensa, e praticamente inexistente, obviamente essa corrosao pode ser ACELERADA.
 
Última edição:
Começas por dizer que não existe corrosão galvânica, depois existe mas demora muito tempo e agora já não existe outra vez porque não há condições.


>-Contacto eletrico entre WB e Radiador ? NAO (se usares agua
>nao ionizada ou vulgarmente denominada por H202)
>
>»Conclusao ? NAO existem condiçoes.
Como não estou para perder tempo a responder a algo que já está respondido, vai ler o artigo do Dan que ele diz-te porque é que há condições.

E também não percebo o súbito recurso a peróxido de hidrogénio quando o resto do planeta fala em água. Pelo menos nesta thread. Será a famosa mania de implicar pela qual te tornaste conhecido?
Btw,
Aplicações

Por sua natureza química e propriedades oxidantes, o Peróxido de Hidrogênio é utilizado em diversas aplicações industriais
........
Por ser altamente oxidante, o Peróxido de Hidrogênio exige cuidados especiais durante o seu manuseio.
Por isso continua a usar H2O2 e acelera aquilo que o Dan descreve e que tu teimas em passar por cima.
Isto assume particular piada quando tu próprio mandaste um gozo quando eu disse que por alguma razão não se usa (não se deve usar) água no radiador dos carros. Começas a perceber? É precisamente para não dar condições à corrosão galvânica.


E se tivesses olhado mesmo para a belíssima tabela periódica talvez tivesses visto que o Zinco ainda está ainda mais próximo do Alumínio do que o Cobre. Por isso a tal experiência que tanto querias que eu fizesse, e que fiz antes de saberes o que é corrosão galvânica, sai com resultados a dobrar já que usei menos cobre do que o cobre que normalmente se usa num WB.



Enfim.... round and round.
 
as tuas expeculações e o teu basear numa review(?) dum gajo que pode mto bem estar a mandar postas de pescada rulam :D :D

QUIMICA ORGANICA nao te dix mesmo nada, por isso nao sei pq é que continuas a insistir numa de acusar os outros de serem burro e implicativos, isso acontece a quem nao tem argumentos MINIMAMENTE crediveis.
Ao menos eu PROVEI por a+b, aquilo que disse enquanto que tu insistes em provar que o teu conceito de corrosao galvanica se resume ao teu sistema e a tal review do dan.


"Como não estou para perder tempo a responder a algo que já está respondido, vai ler o artigo do Dan que ele diz-te porque é que há condições"
As condições expliquei eu em cima com provas irrefutaveis que tu continuas a por em questao(por em questao a QUIMICA com experiencias que simplesmente nao consegues explicar nao te levam a lado nenhum), mas claro eu é que sou o implicativo...

"E também não percebo o súbito recurso a peróxido de hidrogénio quando o resto do planeta fala em água. Pelo menos nesta thread. Será a famosa mania de implicar pela qual te tornaste conhecido?"
Yup finalmente apanhaste.me, ENGANEI-ME quando falei em H2O2, queria falar em agua destilada :F erro crasso, fui tronco ADMITO. Já agora das poucas vezes em que cedi a discussoes no forum foram ctg, mas claro isso sou apenas eu a ser implicativo. :F

"Por isso continua a usar H2O2 e acelera aquilo que o Dan descreve e que tu teimas em passar por cima.
Isto assume particular piada quando tu próprio mandaste um gozo quando eu disse que por alguma razão não se usa (não se deve usar) água no radiador dos carros. Começas a perceber? É precisamente para não dar condições à corrosão galvânica. "
Tens toda a razao a H202 ia acelerar a reacção ! nem mais :)


"E se tivesses olhado mesmo para a belíssima tabela periódica talvez tivesses visto que o Zinco ainda está ainda mais próximo do Alumínio do que o Cobre. Por isso a tal experiência que tanto querias que eu fizesse, e que fiz antes de saberes o que é corrosão galvânica, sai com resultados a dobrar já que usei menos cobre do que o cobre que normalmente se usa num WB."

UH ? nao percebi peva do que disseste mas é assim
Como eu jah te tinha dito o Aluminio é o leo mais fraco do sistema e a tabela periodica comprova isso na medida em que o potencial de oxidação é maior, foi POR ISSO que o aluminio é que corroeu e nao o Zinco !

Nao tou em casa por isso tive que usar o login aki do dealer :F
 
Trocando por miúdos pela milionésima vez..... dizes que a minha experiência não é válida por ter usado uma salgalhada de metais. Pois bem, o único metal a mais foi o zinco. Zinco esse que é menos catódico que o cobre em relação ao alumínio. Olha para a tabela, vês o Zn entre o Cu e o Al?
Ou seja, o facto de ter usado latão (=cobre+zinco) em vez de cobre até era uma atenuante ao processo de corrosão galvânica. Friso que entre o latão e o alumínio não existia contacto directo, apenas um contacto indirecto (água) muito próximo que funcionou como um acelerador da experiência.


E mais uma vez, pelo zilionésima vez, vai ler a porra do artigo que linkei (prós peixes pelos vistos) que te mostra porque raio existem condições para que o processo aconteça. Não através do contacto directo dos metais mas através da água que nem que inicialmente seja destilada acaba por ganhar condutividade eléctrica através da corrosão (não galvânica) a que vai sujeitando os materiais no sistema.





Ps: Estou a ver que não conheces muito bem o gajo que escreveu o artigo.
Ps2: Não baralhes os logins ao fórum
 
OK, então é caso para dizer que se a agua se manter desionizada a corrosao eh desprezavel, e nesse caso tb podemos dizer que o redex ajuda, pk conserva a agua desionizada, mas mesmo assim tens k substituir a gua de tempos a tempos certo ?
 
Ou concentrando tudo num ponto=> água = bad.

Se se conseguir ter água sempre não ionizada então de facto o problema não existe. O dilema é conseguir água dessa sem a estar a trocar constantemente já que o oxigénio que ela contém corrói os materiais que a contaminam.

Aí entram os líquidos para radiador.
 
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