Como é que sei se o meu Corsair H50 morreu?

konexion

Power Member
Boas,

Então é assim, tenho a seguinte máquina:
Caixa antec 1200
Intel i7 Xeon W3520 (Oc a 3.8/4GHz dia a dia) arrefecido com o Corsair H50 @ push/pull
asus sabertooth x58
Ati 5850 1Gb

A antec tem 3 fans à frente a fazer intake, 2 atrás, 1 na lateral e 1 grande em cima a fazer outtake. Air flow não falta.

Tenho o H50 montado neste sistema tá quase a fazer 2 anos e as temps sempre foram boas. Para base de comparação tinha 38º em idle a 4.5ghz que foi o meu máximo de OC. A load não me lembro, mas sei que nem 70º chegava. No entanto, à coisa de 3/4 meses comecei a ver que as temps tavam a ficar assustadoramente altas! Aí comecei a ligar o realtemp e com load elas iam pros 100º! Agora, que retirei o Oc por completo tem 40º em idle! Ou seja, está ridiculamente alto e algo se passa!

Há 3 semanas atrás eu limpei a caixa toda, que estava a precisar, limpei o H50, as fans todas e voltei a colocar massa térmica (artic silver 5), certifiquei-me de que estava bem instalado, etc.
Não há falta de airflow, o H50 não está mal montado, até porque as temps estavam boas e passaram a estar altas sem nenhuma alteração ao sistema, então o que se passa?

Eu deduzo que seja o H50 com problemas de bomba, mas... como confirmar isso?
Realmente eu sei bem que de vez em quando ouvia um som suave de agua a passar nos tubos (como se fosse água a passar nos canos) e já não oiço isso faz tempo.

A questão convinha ficar resolvida com urgência pois a minha factura/garantia termina a 10 de Outubro e o tempo urge se for para fazer RMA!

Obrigado a todos!
 
E se for isso, posso activar a garantia e fazer RMA ou isso é daqueles assuntos que a marca resolve dizer que a culpa é do utilizador?

É uma avaria frequente?
 
Boas

Eu não conheço verdadeiramente o H50.

Pelo que descreves penso que podem ser duas coisas: ou tens ar no sistema ou a bomba morreu. Se tens ar isso é péssimo para o arrefecimento e mau para as bombas.

Não sei se isso é um sistema selado... posso estar a dizer uma grande asneira.

Se não for selado podes tentar colocar líquido e ver se a bomba o faz circular. Depois deves ter o cuidado de fechar tudo e sem ar lá dentro.

Caso isso seja selado, é caso para rma.

Cumps
 
É selado, é um circuito de sistema fechado. Vem com a agua pronta a bombar e não há necessidade de reparar, manter, reencher nada e nem tens acesso à água.
 
Ontem fiz o seguinte 'teste': com o pc a trabalhar encostei-me à bomba e meti os dedos na zona onde diz corsair. Senti uma ligeira vibração senti. Tirei a ficha de três pinos do header pwr_fan a vibração parou totalmente e rapidamente meti noutro header e vibração voltou. Agora barulho da água nem por isso...

Por isso é que já meti em andamento o processo de RMA.
 
Back
Topo