1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como fazer "traffic shaping" no amule

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por ruimoura, 29 de Novembro de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 1638)

  1. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Aviso: o que cada um faz ou deixa de fazer com este ou outro programa p2p não é da minha conta, nem quero saber. A responsabilidade é vossa …

    Pequeno howto para vos ensinar como limitar a largura de banda disponível para o amule, tendo em conta as Happy Hours da Cabovisão.
    Primeiro, precisam de, obviamente, instalar o amule. No Fedora 6 vem com o utilitário de linha de comandos (amulecmd) já integrado.
    No Ubuntu penso que não vem instalado, e portanto ou arranjam um .deb do amule compilado com o amulecmd ou terão de sacar o source do amule e compilar da seguinte maneira:
    • ./configure –enable-amulecmd, seguido do make e do make install
    Depois de instalado, vão às preferências, configuram tudo conforme as vossas nessecidades, e na secção “Controlos Remotos” activam “aceitar conexões externas” e definem uma password.
    Agora vem a parte mais … huuu … técnica … Com o amule ligado (tem que estar ligado) executam na consola o comando amulecmd, inserem a password e em princípio deve aparecer o “amule text client”. Podem digitar “quit”.


    Vamos tratar então de agendar os limites de tráfego. Vamos utilizar o crontab. Digitam crontab -e, e aparece-vos um ficheiro vazio (se nunca tiverem utilizado), aberto com o vim. Carregam na letra “a” para inserir texto, e copiam o conteudo deste ficheiro para o tal ficheiro vazio. Aconselho a lerem com mais atenção o link de explicação do crontab da wikipédia dado acima, mas pelo que podem ver nesse ficheiro dá para perceberem bem como funciona.
    A explicação, por exemplo, da primeira linha referente ao amule é: ás 3.15 horas da manhã, todos os dias, correr o comando amulecmd -P 123 -c “set bwlimit up 10″.
    No comando em si, o “-P 123″ refere-se à password que inseriram nas opções do amule apara acederem ao amulecmd (neste caso, pus 123), o “-c” é para executar a tarefa interna “set bwlimit up 10″, que limita o upload a 10 kbps. Um minuto depois limita os downloads a 230 kbps, neste caso, e ás 8.45 da manhã volta a limitar os uploads a 1kbps (o download passa automaticamente para 3kbps).
    Para guardar o ficheiro carregam na tecla “Esc” e de seguida inserem “:wq” sem as aspas, claro. Deverá aparecer “crontab: installing new crontab”.

    Pronto, está tudo feito. À dada hora, se o emule estiver ligado, as tarefas serão realizadas. Aprenderam não só a limitar o amule, como, mais importante que isso, aprenderam a trabalhar com o crontab [​IMG]


    Dúvidas, já sabem …
     
  2. uterrorista

    uterrorista Suspenso

    Obrigado pelo tutorial.

    dúvidas:

    »posso definir os valores de bandwidth para zero que com 100% de certeza o amule fica mesmo 'quieto' sem pastar??

    »qual o (melhor) método que eu devo utilizar para tirar esses limites? Definir no amule novos limites?
     
    Última edição: 1 de Maio de 2007
  3. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Cool, alguém leu isto .... >(

    1) no amule (emule) nunca podes definir o valor 0, que eu tenha conhecimento, porque o equivalente a 0 é ilimitado ...

    2) desactivas o cron, e estes limites desaparecem. Não sei se era essa a dúvida ...
     
  4. uterrorista

    uterrorista Suspenso

    :-D

    Pois... É que eu tenho OniDuo só com 4GB de tráfego e queria meter o amule quietinho fora das happyhours...

    Vou meter o PC a ligar às 00h55m com o emule no arranque e às 8h00m meto o contrab a limitar os down/up a 1kbps.
    Ou será que dá para meter o crontab a abrir/fechar o amule?

    Já agora como é que retiro o pedido de user/pass no iniciar/arranque do PC? É que no meu Desktop não há necessidade nenhuma de pass e dá jeito para arrancar tudo automaticamente..

    Nota: o link do contrab aponta para a wiki PT, mas a wiki En tem mais info » click
     
  5. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Nunca experimentei, mas dará para, por exemplo, meter no crontab uma regra para fechar o amule (tipo com o comando killall amule). Não tenho a certeza. Para iniciar será, talvez, o mesmo (simplesmente com o comando amule). Não sei é como isto depois vai interferir com o amulecmd ...

    Para não te pedir user+pass ao iniciar --- Sistema - Administração - Ecrã de Autenticação - Segurança - Activar início de sessão automático
     
  6. Rui_Carlos

    Rui_Carlos 1st Folding then Sex

    tenho que experimentar isto... nos últimos tempos tenho sempre ultrapassado o limite de tráfego, vamo lá ver se isto resolve o problema.
     
  7. xupetas

    xupetas Banido

  8. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Isso é um trocadilho com a língua inglesa muito engraçado ... :) ... por acaso a situação já evoluiu um pouco e a cabovisão já não conta os uploads (ou dizem eles que não contam), mas mesmo assim para sacar alguma coisa com o emule só mesmo nas happy hours (honestamente não uso muito, porque está ali a engonhar e nos torrents é logo directo)
     

Partilhar esta Página