Como impedir a total violação atual da nossa privacidade e conteúdo pelo Windows 10

Speaking to PC World, Microsoft Corporate Vice President Joe Belfiore explained that Windows 10 is constantly tracking how it operates and how you are using it and sending that
information back to Microsoft by default. More importantly he also confirmed that, despite offering some options to turn elements of tracking off, core data collection simply cannot be stopped.

More here.
 
Speaking to PC World, Microsoft Corporate Vice President Joe Belfiore explained that Windows 10 is constantly tracking how it operates and how you are using it and sending that
information back to Microsoft by default. More importantly he also confirmed that, despite offering some options to turn elements of tracking off, core data collection simply cannot be stopped.

More here.

É isso e o problema nisso é que precisamente e provavelmente viola certos direitos dos usuários do ponto de vista pessoal e humano ... e essa é a questão que todos devem realmente pensar, mais do que termos aqui um debate de qual sistema é melhor o que tem de se pensar é do ponto de vista pessoal em que medida cada um de nós está disposto a colaborar com isto, não estamos a falar de virtual estamos a falar de pessoas de vidas , não de coisas, precisamente o que é proposto por certas empresas e governos é tratar pessoas como coisas e nesse aspecto de pouco vale pensar e dizer "eu não tenho nada a esconder" ...

Em que medida estão dispostos a colaborar com isto? e se colaboram , pois bem jogam um jogo que pode ter muitas vantagens mas pode ter muitas e perigosas desvantagens do ponto de vista pessoal, tal qual um facebook um mail aberto etc... tudo o que colaborarem não será vosso mas são voçês que produzem rentabilizando-o para terceiros .
 
Uma nota adicional para aqueles que se queiram informar - imaginem um mundo Web onde tudo é centralizado e imaginem que o sistema operacional que usam também faz essa centralização , ela poderá ser usada para o óbvio que será escrutinar em função de...

Ficam algumas páginas exemplo:
- a primeira um colectivo que pretende oferecer uma internet descentralizada - https://degooglisons-internet.org/
- para que essa descentralização / uso do que é teu por terceiros para fins sem conhecimento nem regra conhecida não seja tão fácil , terão de ser usadas essa ofertas sobre um sistema que promova essa descentralização - http://framasoft.org/ (oferta de software) + (http://framasoft.net/article5089.html) + serviços livres e acesso livre a materiais culturais.
- mas para que tudo seja realmente efectivo as redes de comunicação deverão também ser descentralizadas - http://salut-a-toi.org/ ; http://www.gnu.org/software/social/
...

Ou seja tudo se vai tocando em pontos que conformam um todo , se esse todo estiver na mão de terceiros fica a pergunta , não será que o todo somos nós? -se assim for se nós somos o todo então somos aquilo que é o que usamos , mas isso que usamos (quando privado com código de terceiros) não é nosso e portanto secalhar deviamos também nós poder gerir esse todo quando o que fazemos é entregá-lo a terceiros sem saber para quê sequer - pode ser justo mas tem ar de injusto...

Todos os dias vão surgindo opções a certas práticas que violam a privacidade ou mesmo o direito a sermos donos das nossas escolhas (escolha imposta), as páginas acima são só algumas assim como os serviços os sistemas ou a redes, portanto desde a comunidade livre haverá sempre uma alternativa ou pelo menos a tentativa de ser alternativa , o problema é dar-se a conhecer as ofertas que óbviamente serão escondidas - porque senão afectariam certo mercado e certo modo de fazer para além de que - poder contar com "gado" em vez de pessoas dá sempre jeito no negócio do poder.

Ficam as páginas e o apelo - informem-se e tomem as vossas decisões , sejam elas quais forem desde que sejam vossas já é um começo.

Por outro lado só com a forçadas pessoas e informação dessas mesmas pessoas em geral podemos pedir para que se respeitem certas linhas - mesmo que essas pessoas não possam ou não queiram usar ambientes livres podem se quiserem perceber que se fala delas ou de nós todos enquanto tal - mais que uma questão de usos, sistemas , tecnologia são questões éticas, morais e de respeito ao mais básico .
 
Tu não tens grande ideia do que se discute parece-me e estás-me a tentar dizer que afinal podes configurar o windows para barrar configs - tidas como violáveis e violadoras- tens toda a razão mas isso não tem aplicação tu podes ir barrando configs mesmo em WIndows mas para elas serem totalmente confiáveis no fim terás um sistema que se lho colocas à frente de um usuário normal te diz que assim não consegue usar o sistema para além disso se usas a net metade to trabalho que tiveste vai coas couves no momento em que o ligues portanto não o poderias usar com net jajaaja!

O Ubuntu é suportado por uma empresa que inseriu essa função que recolhe dados no sistema mas volto à carga o Kernel é uma base Debian, Debian é uma base Kernel com dois tipos forks - Kernel Libre e non libre .... o Kernel em sí é composto por linhas de código legiveis as quais qualquer um pode sugerir melhorias existem listas para isso e um núcleo de pessoas que o mantem no sentido de el se ir adaptando ao que vai surgindo suportando serviços dele etc... por baixo aparecem todo um conjunto de programas todos eles com um licença GPL, CL etc que têm uma série de premissas que postulam algo uma das coisas mais importantes que postulam é que o programa - o código será lido portanto aberto e que qualquer um pode se quiser melhorar aqui incluimos tapar bugs ou problemas de acesso indevido a serviço programa.

Do resto se tiveres dúvidas ainda pergunta , que assim ajudamos a desvendar essas ideias erradas que Linux não é um sistema universal, até porque é o sistema mais Universal que poderia existir e existe hoje , outra coisa é que tenhas pessoas nos estados que gostam de negociatas, pressões junto de decisores para tal , total falta de respeito social e institucional no que concerne ao nosso país e outros pela comunidade dita Livre e um largo etc .


Sobre a dúvida do Kernel existem muitas pessoas individuais que entendem partes ou seja ele mantem-se por partes que são mantidas asssim porque senão seria um trabalho demasiado extenso ler todo o Kernel por cada um, existem empresas que colaboram nele mesmo a Microsoft colabora , há milhares de pessoas que contribuem na verdade . Mas isso nã oé o importante para este tema o importante é a tal condição - possibilidade de ler e mudar código por parte do usuário.

Parece-me que tu tens uma ideia que se encontra muito que no fundo se exlica desta forma -
Nos produtos privados tu depositas a boa confiança em alguém que há-de oferecerte um produto desenvolvido em núcleo fechado e em cósdigo fechado, já em GNU/Linux o sistema deposita em ti a forma como se desenha o produto software, kernel , documentação etc.
São modos distintos de olhar para um usuário.

Sobre brechas em sistema malware intrusivo , posso dizer-te que há algumas metidas a propósito em código para que quem saiba ler o código as aproveite , é um exemplo mas voltamos ao mesmo - se o código é aberto tu podes ler e portanto podes perceber se tem problema ou se já está a ser explorado algum problema.
É claro que pode haver malware para GNU/Linux por exemplo em relação a ambiente empresa mas pode ser sanado é questã ode tempo de que o código seja "estripado" .

Open source is not equal to GPL Free-software.

No entanto fazes bem em comparar as brechas que pode haver para GNU/Linux e Windows é que no GNU/Linux cobrem-se semanalmente e as que se hão-de descobrir serão tapadas logo que conhecidas já no Windows vendem-tas já encapsuladas , existem diferenças digo eu.
E claro enquanto que no GNU/Linux se descobrem e se tapam ou minimizam até corrigir definitivo no windows têm algumas metidas a propósito porque lhe dá jeito ao produto da casa jajaja.
E não falemos que muitos de voçês acompanham agora o windows portas abertas com malware de sistema desenvolvido por máfias de leste, Russos não gostam de Windows ou amam-no? , Indianos e chineses , é por gosto entretanto - contribuam... enquanto nós cá vamos corrigindo kernel e bugs coisas pequenas e sem nenhum interesse... ...

O maior problema de quem possa ter ideias erradas é precisamente entender a outra parte neste caso GNU/Linux é que existe um problema inerente - para se entender muito do que eu possa escrever ou entender muito do que leiam em algumas páginas haverá que ter a possibilidade de usar pois só assim se compreende os porquês de muita coisa, algo que se torna impossivel dado que muitas pessoas só têm a experiência de Windows ou MAC e portanto para elas entender o que alguns de nós escrevemos é dificil e totalmente compreensivel devemos perceber isso.

https://www.gnu.org/philosophy/fsfs/free_software.es.pdf
http://www.fsfla.org/ikiwiki/selibre/linux-libre/
https://victorhckinthefreeworld.wordpress.com/tag/30-entrevistas-a-desarrolladores-kernel-linux/
http://www.uoc.edu/masters/softwarelibre/esp/materials/Admin_GNULinux.pdf

E onde é que queres chegar com esse palavreado todo que anda sempre á volta do mesmo?
Tu tambem agarras num livro em latim e o sabes ler, podes é não entender nada do que leste.
A conversa com o open source é exactamente a mesma!
Yey, é open source, yey, bugs com mais de 10 anos, ser corrigidos semanalmente é uma falácia, se acreditas nisso..
Windows não é o melhor, o 10 é gratis porque o produto é o utilizador, nada de novo.
Mas linux continua a não ser a solução perfeita.

O user comum de Windows não conhece nem 1% de Windows, mas o user comum de linux é a mesma coisa, e ir a um blog random qualquer, copiar e colar sudo apt-get bananasComMorangos não faz dele um power user, faz dele um buraco de segurança ambulante, adicionam todos os ppa's e mais alguns para instalar isto ou aquilo porque a distro deles não o tem nos repositórios oficiais e portanto alguem num blog qualquer disse que assim funcionava...

Á e tal é mais seguro, depois correm tudo e mais alguma coisa em sudo -.-
Deixei de usar linux, é mais lento, come mais RAM, está sempre a dar no processador, salva-se que de raiz tem gcc funcional para as brincadeiras, de resto acho cada vez mais meh.
É forks de forks de forks, cada um manda um pontapé, o outro não gosta do tipo de letra, faz um fork e lá fica mais uma versão abandonada que N pessoas usam, mas nunca mais actualizam..
 
O meu portátil acaba de se reiniciar sozinho para instalar o Windows 10. Eu NUNCA dei permissão para tal. O que vem a ser isto??
 
Parece que é isso. Bom quando apareceu a mensagem para concordar com as condições de serviço, cliquei recusar e ele reverteu tudo para a versao anterior. Que pouca vergonha. Reinicia-me o portatil do nada e interrompe o trabalho.
 
Desde há vários meses a esta parte que estou a usar o W10 Privacy. Tem um carradão de opções, pelo menos o efeito placebo de tranquilizar o utilizar ao poder bloquear uma catrefada de coisas é atingido.
Agora se é melhor ou pior do que o programa que referes ou se algum deles ou os dois servem para muito ou servem para pouco, pois para isso já não consigo contribuir porque sou mesmo só mais um leigo à procura de proteger as fotos da família e os documentos dos clientes.

Opiniões e sugestões são super bem-vindas, quem puder que vá dizendo o que será melhor atualmente para proteger os nossos pcs.
 
Eu diria que a melhor maneira de "protecção" é não instalar bloatware desse género, criado apenas pelo alarido de artigos sensacionalistas, especialmente quando se trata apenas de uma interface para as opções já disponíveis do próprio Windows.
 
Eu diria que a melhor maneira de "protecção" é não instalar bloatware desse género, criado apenas pelo alarido de artigos sensacionalistas
Tens que ler os termos e condições e políticas de privacidade da Microsoft. Passa por aqui https://forum.zwame.pt/threads/como...o-pelo-windows-10.931689/page-2#post-13181868

especialmente quando se trata apenas de uma interface para as opções já disponíveis do próprio Windows.
O Windows 10 tem as opções que tem por exemplo o W10 Privacy que referi? Onde? Lembro-me que na altura que criei este tópico me fartei de procurar mas a conclusão a que facilmente se chegava era que simplesmente não tinha.
 
Tens que ler os termos e condições e políticas de privacidade da Microsoft. Passa por aqui https://forum.zwame.pt/threads/como...o-pelo-windows-10.931689/page-2#post-13181868

Os termos e condições não negam a minha afirmação.

O Windows 10 tem as opções que tem por exemplo o W10 Privacy que referi? Onde? Lembro-me que na altura que criei este tópico me fartei de procurar mas a conclusão a que facilmente se chegava era que simplesmente não tinha.

Até o próprio sujeito assim o afirma: "Microsoft generously enables everybody to change the concerning settings, but hides them in countless menus, where a normal user does not want to search for! The program should therefore be a help, to display the available settings relatively clearly and to set the desired options if necessary."
 
Estou um pouco perdido, em que sentido é que os termos e condições e politícas da Microsoft não contrariam o que escreveste:
criado apenas pelo alarido de artigos sensacionalistas
visto que a Microsoft de forma taxativa diz (escreve) que, por exemplo, se reserva ao direito de aceder e recolher os dados pessoais do utilizador como por exemplo primeiro e último nome, endereço de e-mail, morada, número de telefone, palavras passe do utilizador, informações de segurança para acesso a contas, dados de pagamento como por exemplo número de cartão de crédito e o código de segurança associado, contactos, os conteúdos dos documentos do utilizador, fotografias, músicas ou vídeos, o assunto da mensagem e o corpo do e-mail, o texto ou outros conteúdos de mensagens instantâneas, gravações de vídeo e áudio de mensagens de vídeo e gravações de áudio e transcrições de mensagens de voz recebidas ou de mensagens de texto ditadas? E não só?
E dizem ainda também taxativamente que se reservam ao direito de partilhar tudo isto e muito mais com terceiros sempre que quiserem e bem entenderem?

Isto não é inventado por mim ou lido em algum artigo sensacionalista, é copy e paste dos termos e condições e políticas da Microsoft.


Quanto às opções de opt-out:
but hides them in countless menus
Se existem e estão escondidas e perdidas por n locais onde o normal utilizador não acede e nem sabe como aceder, não serão então estes programas de extrema utilidade para que o comum utilizador como eu lhes possa aceder?
 
Estou um pouco perdido, em que sentido é que os termos e condições e politícas da Microsoft não contrariam o que escreveste:

Não contrariam porque não se trata de nada de anormal. A declaração cobre todos os serviços que vêm com o Windows e que o utilizador pode vir a utilizar. É perfeitamente normal que o mail client, por exemplo, recolha o teu endereço de e-mail assim como primeiro e último nome, nº de telefone e afins. Assim como o OneDrive irá recolher toda a informação que decidas armazenar nos servidores deles (é para isso que serve). A aplicação de mapas vai usar a tua localização para a funcionalidade de GPS. Etc, etc...

Aliás, está lá tudo bem explicado, mas fazer cherrypicking para efeitos de clickbait é mais lucrativo:

"Os dados que recolhemos dependem dos serviços e funcionalidades que utilizar e incluem os seguintes itens"

e

"Pode escolher que dados pretende que sejam recolhidos. Quando lhe forem solicitados dados pessoais, pode recusar fornecê-los. Mas se optar por não disponibilizar os dados necessários ao fornecimento de um serviço, pode não conseguir utilizar algumas funcionalidades ou serviços."

visto que a Microsoft de forma taxativa diz (escreve) que, por exemplo, se reserva ao direito de aceder e recolher os dados pessoais do utilizador como por exemplo primeiro e último nome, endereço de e-mail, morada, número de telefone, palavras passe do utilizador, informações de segurança para acesso a contas, dados de pagamento como por exemplo número de cartão de crédito e o código de segurança associado, contactos, os conteúdos dos documentos do utilizador, fotografias, músicas ou vídeos, o assunto da mensagem e o corpo do e-mail, o texto ou outros conteúdos de mensagens instantâneas, gravações de vídeo e áudio de mensagens de vídeo e gravações de áudio e transcrições de mensagens de voz recebidas ou de mensagens de texto ditadas? E não só?

Se quiseres usufruir de todos os serviços deles, sim. É perfeitamente normal. Aliás, é quase um requisito para que esses mesmos serviços funcionem.

E dizem ainda também taxativamente que se reservam ao direito de partilhar tudo isto e muito mais com terceiros sempre que quiserem e bem entenderem?

Sim. Se leste o texto todo, consegues explicar onde está o problema? Aqui fica:

Partilhamos dados pessoais com o seu consentimento ou conforme necessário para concluir qualquer transação ou fornecer um determinado serviço solicitado ou autorizado. Por exemplo, partilhamos os seus conteúdos com terceiros quando nos indica que o façamos; por exemplo, quando envia uma mensagem de e-mail para um amigo, partilha fotografias e documentos no OneDrive ou associa contas a outro serviço. Quando fornece dados de pagamento para efetuar uma compra, partilhamos dados de pagamento com bancos e outras entidades que processam transações de pagamentos ou que forneçam outros serviços de cariz financeiro, para a prevenção de fraude e redução de risco de crédito.

Além disso, partilhamos dados pessoais entre parceiros afiliados e subsidiárias controlados pela Microsoft. Também partilhamos dados pessoais com fornecedores ou agentes autorizados que trabalhem em nosso nome para as finalidades descritas nesta declaração. Por exemplo, as empresas contratadas para prestar serviços de suporte ao cliente ou ajudar na proteção e segurança dos nossos serviços e sistemas podem necessitar de acesso aos dados pessoais para desempenhar essas funções. Nestes casos, estas empresas devem cumprir os nossos requisitos de privacidade de dados e segurança e não têm permissão para utilizar os dados pessoais que possamos fornecer para qualquer outra finalidade. Podemos também divulgar dados pessoais no âmbito de uma transação do grupo, tal como uma fusão ou uma venda de ativos.

Por fim, acedemos, divulgamos e guardamos os seus dados pessoais, incluindo os seus conteúdos (tais como o conteúdo das suas mensagens de e-mail no Outlook.com ou ficheiros em pastas privadas no OneDrive), quando acreditamos em boa fé que tal é necessário para:

  1. cumprir a lei ou responder a processos legais, incluindo os provenientes das autoridades ou de agências governamentais;
  2. proteger os nossos clientes; por exemplo, para evitar spam ou tentativas de defraudar os utilizadores dos serviços, ou para ajudar a evitar lesões graves ou a perda de vidas;
  3. operar e manter a segurança dos nossos serviços, incluindo evitar ou impedir um ataque nos nossos sistemas informáticos ou redes; ou
  4. proteger os direitos ou a propriedade da Microsoft, incluindo a aplicação dos termos que regem a utilização dos serviços; no entanto, se recebermos informações que indiquem que alguém está a utilizar os nossos serviços para traficar propriedade física ou intelectual da Microsoft, não inspecionamos a vida privada do cliente por conta própria, mas podemos denunciar a questão às autoridades.

Isto não é inventado por mim ou lido em algum artigo sensacionalista, é copy e paste dos termos e condições e políticas da Microsoft.

O sensacionalismo existe. Aliás, é essa a base de todos esses artigos. Criar um drama onde ele não existe.

Quanto às opções de opt-out:

Se existem e estão escondidas e perdidas por n locais onde o normal utilizador não acede e nem sabe como aceder, não serão então estes programas de extrema utilidade para que o comum utilizador como eu lhes possa aceder?

Se é esse o caso, força. Mas se existe tanta preocupação com este assunto, supus que também houvesse interesse em saber onde as coisas estão (por defeito) e porquê.[/QUOTE]
 
Tens mesmo que ler os termos e condições e políticas da Microsoft na totalidade e tentar entender a abrangência do teor. Como é que consegues fazer um paste de um texto que diz isto e achar que está tudo bem e que é tudo normal?
Partilhamos dados pessoais com o seu consentimento ou conforme necessário para concluir qualquer transação ou fornecer um determinado serviço solicitado ou autorizado.
Abrangência: dês autorização ou não, os teus dados são acedidos e partilhados. É necessário um serviço? Usar o Windows 10, por exemplo. Necessitas de dar autorização? Já deste quando instalaste o Windows 10, naquela coisa que aparece onde tem o botãozito a dizer next durante a instalação.

Achas que a abrangência dos termos e condições se limita apenas aos exemplos colocados? Os termos dizem que vão recolher isto e aquilo, sendo depois acrescentam que por exemplo farão tal coisa com eles.
Exemplos são exemplos, não são as limitações nem as exclusividades da aplicação do teor ou do contexto. Mas diga-se no entanto que mesmo só pelos exemplos que eles dão já o cenário é negro...


Outro paste do que escreveste:
Por fim, acedemos, divulgamos e guardamos os seus dados pessoais, incluindo os seus conteúdos
Mas espera, daqui fico descansado porque só acontecerá quando:
quando acreditamos em boa fé que tal é necessário
Assim fico descansado, são tudo pessoas de boa fé e com as melhores intenções do mundo que vão aceder a tudo e partilhar tudo o que é meu! :D


Resumo da história: eu não quero que os meus dados ou comunicações ou ficheiros ou whatever sejam acedidos, tal e qual como a lei portuguesa assim me dá esse direito e até está escrito na nossa Constituição.
Há alguém que quer aceder a tudo isso e eu não quero que acedam, sejam quais forem os motivos, pretextos e exemplos :D que esse alguém dá do que quer fazer com tudo o que é meu. Como tal tenho que arranjar maneira de me proteger.


Se a Microsoft tivesse as intenções que tens em ideia não escreviam os termos da forma taxativa abrangente que os escreveram, pelo contrário teriam termos e condições não escritos de forma abrangente e subjetiva mas sim objetiva e descriminada. Diriam para cada produto e serviço o que acedem, quando acedem, porque acedem; e se partilham diriam com quem partilham, o quê especificamente e porquê. E dariam a opção em cada momento de ser o utilizador a escolher a partilha de qualquer informação ou não, sejam com a Microsoft ou com terceiros.
Como está escrito reservam-se o direito de aceder a tudo seja onde for e quando bem entenderem. Literalmente.



supus que também houvesse interesse em saber onde as coisas estão (por defeito) e porquê.
Claro que há, por isso é que perguntei onde elas estavam. Tomara eu saber onde estão as coisas para não ter que andar a instalar programas de terceiros.
Por exemplo indo ao software referido, onde é que eu tenho estas funcionalidades para alterar no Windows 10?

9hKwE0J.png


e estas:

xqTXMxZ.png


Depois à medida que fores respondendo logo vou colocando os outros painéis senão o post fica enorme.
 
As fotos de família e documentos são teus e ninguém vai enviar essa informação para ninguém.

O que é recolhido é telemetria sobre o Sistema, tal como que updates estão instalados, se algum não foi instalado com sucesso, driver crash, BSOD faulting module, etc.. O que é enviado em termos de informação são os eventuais ficheiros .dmp (Dump files) que por default está configurado para "Automatic Memory Dump", onde a primeira vez que o OS crasha será um "Small Dump" (kernel memory info apenas).

Adicionalmente, e como bem indicas, é enviada a tua informação de cartão de crédito, nome, morada e afins para as entidades de pagamento. Isto é VISA, MasterCard, PayPal, etc.

O que entedes desta alínea na Apple Privacy Policy? Coloquei a negrito uma parte super interessante.

From time to time, we may use your personal information to send important notices, such as communications about purchases and changes to our terms, conditions, and policies. Because this information is important to your interaction with Apple, you may not opt out of receiving these communications.

E já ninguém se lembra da situação do Ubuntu Dash?

Searching in the dash
When you enter a search term into the dash Ubuntu will search your Ubuntu computer and will record the search terms locally. Depending on whether you have opted in or out (see the “Online Search” section below), we may also send your keystrokes as a search term to productsearch.ubuntu.com and selected third parties so that we may complement your search results with online search results from such third parties including: Facebook, Twitter, BBC and Amazon. Canonical and these selected third parties will collect your search terms and use them to provide you with search results while using Ubuntu.

By searching in the dash you consent to:
  1. the collection and use of your search terms and IP address in this way; and
  2. the storage of your search terms and IP address by Canonical and such selected third parties (if applicable).
Canonical will only use your search terms and IP address in accordance with this Privacy Policy. For information on how our selected third parties may use your information, please see their privacy policies.

Quando se fala em "ficheiros, fotografias e afins", isso faz parte do OneDrive. Que como é de esperar, a Microsoft precisa de ter acesso aos mesmos para os guardar/recuperar/partilhar/etc.. Faz sentido, não?

Eu uso Amazon Cloud Drive, e como tal era mais do que esperado encontrar algo do género:

1. The Cloud Drive Service

1.1 The Service. The Service provides storage, retrieval, management and access features and functionality for your photos, videos, and other files ("Your Files"). By using the Service, you are directing us to store, manage, and provide access to Your Files on your behalf.

E muito honestamente, não me sentiria nada confortável em executar esse W10 Privacy face a todos os hooks que aparentemente cria no sistema... Onde está o código fonte já agora? Ao menos usem algo que consiguam analisar o código ou confiar na origem.

A telemetria já existe desde o Windows XP, na forma de CEIP e WER. A única coisa que a Microsoft fez foi unificar as mesmas sob algo chamado UTC (Universal Telemetry Client), e existe tanto em Windows 7, 8.1 e 10. A ideia é auxiliar as equipas de desenvolvimento a definir áreas de melhoria e a perceberem como podem agir sobre as mesmas.

Quanto a não ser possível desligar a telemetria, sim, é verdade. A opção de "Security" está disponível apenas para Enterprise SKU. A opção "Basic" envia apenas o mínimo de informação e usage. Um exemplo de usage está à vista de todos, por exemplo, aqui:

https://blogs.msdn.microsoft.com/b8/2011/10/18/designing-search-for-the-start-screen/
https://blogs.msdn.microsoft.com/b8/2011/10/11/reflecting-on-your-comments-on-the-start-screen/
https://blogs.msdn.microsoft.com/b8/2011/10/03/evolving-the-start-menu/

Como podem ver, isto não é nada de novo...

All-in-all, ninguém vos mente ou engana. Está no EULA e está no Privacy Policy tudo devidamente explicado. E a Microsoft é auditada constatemente, tanto internamente como por entidades externas e governamentais, incluíndo UE. Por isso, não existe, garantidamente, nenhuma cave obscura onde alguém vos esteja a espiar (a quem interessará as fotos das férias no Algarve??!). E de acordo com a Privacy Policy não existe retenção de informação. Uma vez processados os dados, são retirados os data insights e ponto. Não faz sentido que a informação raw seja armazenada... Com a exceção de questões legais ou quando usas o OneDrive :)

Adicionalmente existem centros de colaboração para análise do código fonte, faz vários anos, e recentemente esses acordos foram renovados.

http://darkmatters.norsecorp.com/2015/10/23/nato-signs-microsofts-government-security-program/

http://www.zdnet.com/article/no-bac...to-let-governments-check-out-its-source-code/

Nós, utilizadores temos a escolha de não aceitar o EULA, sendo que subsequentemente o OS não será instalado. Podem posteriormente utilizar OSes alternativos onde concordem com o respetivo EULA e Privacy Policy.

Mas é importante referir que a telemetria é basilar para quem fornece este tipo de serviços WW, numa vertente cada vez mais acelerada de updates, novas features, segurança e integração com 3rd parties. Todos os major OSes apoiam os seus desenvolvimentos, produtos e serviços em health telemetry e programas de recolha de informação sobre utilização.

E se achas que o Privacy Policy da MS é abrangente, please... have fun...

http://www.google.com/intl/en/policies/privacy/
http://www.apple.com/privacy/privacy-policy/
http://www.ubuntu.com/legal/terms-and-policies/privacy-policy

No caso da Microsoft, serviços como o Windows Defender Advance Threat Protection, por exemplo, é exatamente o culminar desses data insights.

https://blogs.windows.com/windowsex...-windows-defender-advanced-threat-protection/

Mais uma vez. Ninguém te obriga. A informação e opção está lá. Tens o direito de recusar :)

Hth,
anthonws.
 
Tens mesmo que ler os termos e condições e políticas da Microsoft na totalidade e tentar entender a abrangência do teor. Como é que consegues fazer um paste de um texto que diz isto e achar que está tudo bem e que é tudo normal?

Porque o é. Eles até se deram ao trabalho de colocar exemplos de situações onde isso pode acontecer.

Abrangência: dês autorização ou não, os teus dados são acedidos e partilhados.

Onde é que os dados são partilhados sem que dês autorização para tal? Se recusas as condições, não há acesso.

Achas que a abrangência dos termos e condições se limita apenas aos exemplos colocados?

Obviamente que não, daí serem exemplos e não uma lista de todas as situações e combinações possíveis.

Mas diga-se no entanto que mesmo só pelos exemplos que eles dão já o cenário é negro...

Qual?

Outro paste do que escreveste:

Mas espera, daqui fico descansado porque só acontecerá quando:

Assim fico descansado, são tudo pessoas de boa fé e com as melhores intenções do mundo que vão aceder a tudo e partilhar tudo o que é meu! :D

Qual foi a razão de teres omitido parte do texto?

Aqui fica:

"... quando acreditamos em boa fé que tal é necessário para:
  1. cumprir a lei ou responder a processos legais, incluindo os provenientes das autoridades ou de agências governamentais;
  2. proteger os nossos clientes; por exemplo, para evitar spam ou tentativas de defraudar os utilizadores dos serviços, ou para ajudar a evitar lesões graves ou a perda de vidas;
  3. operar e manter a segurança dos nossos serviços, incluindo evitar ou impedir um ataque nos nossos sistemas informáticos ou redes; ou
  4. proteger os direitos ou a propriedade da Microsoft, incluindo a aplicação dos termos que regem a utilização dos serviços; no entanto, se recebermos informações que indiquem que alguém está a utilizar os nossos serviços para traficar propriedade física ou intelectual da Microsoft, não inspecionamos a vida privada do cliente por conta própria, mas podemos denunciar a questão às autoridades."

Resumo da história: eu não quero que os meus dados ou comunicações ou ficheiros ou whatever sejam acedidos, tal e qual como a lei portuguesa assim me dá esse direito e até está escrito na nossa Constituição.
Há alguém que quer aceder a tudo isso e eu não quero que acedam, sejam quais forem os motivos, pretextos e exemplos :D que esse alguém dá do que quer fazer com tudo o que é meu. Como tal tenho que arranjar maneira de me proteger.

Simples, não uses o serviço proposto. Daí a opção entre aceitar e recusar.

Se a Microsoft tivesse as intenções que tens em ideia não escreviam os termos da forma taxativa abrangente que os escreveram, pelo contrário teriam termos e condições não escritos de forma abrangente e subjetiva mas sim objetiva e descriminada.

Não sou eu que estou a especular sobre as intenções deles sem qualquer fundamento para tal. E os termos e condições são sempre generalistas, é impraticável descrever qualquer possível situação. E isto serve para qualquer produto.

Diriam para cada produto e serviço o que acedem, quando acedem, porque acedem; e se partilham diriam com quem partilham, o quê especificamente e porquê.

E foi precisamente isso que eles fizeram.
 
Back
Topo