1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Guia Como instalar 1 Interface Bluethoot

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por sdvferreira, 19 de Julho de 2007. (Respostas: 3; Visualizações: 4165)

  1. sdvferreira

    sdvferreira Power Member

    Cada vez mais os dispositivos que usamos estão se conectando para trocar informações, e uma nova tendência disto é a conexão sem fio, onde você encontra Wi-fi, Infra-vermelho, RF (rádio) e bluetooth.

    Uma das conexões sem fio atualmente utilizadas para interligar dispositivos é a interface bluetooth, e este tipo de rede é muito utilizado para conectar dispositivos à curtas distâncias, normalmente opcionais a um equipamento principal: notebooks ligando à impressoras, notebooks ligando a desktop, mouse e teclado a micro, celulares ligando à micro, conexão entre dispositivos para celular, etc.

    Como ultimamente tenho começado a optar por conexões sem fio, resolvi então comprar uma interface bluetooth para testar e aproveitar e fazer a conexão do meu celular ao micro através dela.

    Um celular Motorola E398, que já possui a facilidade de se conectar por bluetooth com outros dispositivos (para saber se seu celular suporta bluetooth, veja no site do fabricante do mesmo), já meu micro desktop necessita de uma interface adicional, pois ele não vem com uma interface desta integrada à placa mãe. Então procure uma interface bluetooth para colocar no micro e que fosse pequena, barata, simples, e portátil. Opte por uma interface para bluetooth que conecta na USB.

    [​IMG]

    Existem várias marcas e modelos, e as características que variam basicamente são:

    * Padrão do USB (1.1 ou 2.0, sendo o 2.0 com maior velocidade de transferência)
    * Distância suportada (tem desde 10 a 100 metros)
    * Padrão do Bluetooth (você encontra padrão 1.1 e 1.2)
    * Blindagem/eliminação de ruídos
    * Peso/Tamanho
    * Encriptação

    Como minhas exigências não são críticas, se preocupe mais em ser um dispositivo USB 2.0 (devido à maior velocidade), e sem problemas de distância para conexão (como será usado principalmente para conexão do celular ao micro, opte pela mais simples de 10 metros). Selecione então o modelo ENUBT-C2 da Encore, que possuía um preço bem competitivo, além de sendo uma empresa/marca conhecida eu teria a garantia/suporte que normalmente eu faço questão, além de possuir um tamanho bem pequeno (veja a comparação com uma pilha AA), e com um acabamento bem feito.

    [​IMG]

    Normalmente um CD de drivers acompanha a interface com os drivers/suporte necessário para seu sistema operacional.

    A instalação dos drivers é bem simples:

    Insira o CD no seu micro, e ele automaticamente iniciará o instalador.

    [​IMG]

    Clique em SETUP DRIVER & TOOLS

    [​IMG]

    Escolha o idioma desejado! No caso da Encore temos Português de Portugal como uma das opções.

    [​IMG]

    Daí para frente é só clicar em "SEGUINTE"... até o aviso de final de instalação...

    [​IMG]

    É necessário reiniciar seu micro.

    [​IMG]

    Você poderá conferir se quiser, no gerenciador de dispositivos, a instalação da interface bluetooth, em diversas áreas do seu micro.

    Você poderá então chamar o programa BlueSoleil, que é o "gerenciador de rede bluetooth", onde você fará todas as operações com os dispositivos da sua rede.

    [​IMG]

    Ao chamar o programa, ele irá abrir uma tela de configuração, onde basicamente será necessário definir o nome do dispositivo, o tipo de dispositivo e o nível de segurança desejado

    [​IMG]

    Após a configuração, foi requerido novo boot (algo já irritante do windows).

    [​IMG]

    Após o boot, chamamos de novo o programa gerenciador, já com o dispositivo/interface conectada, e imediatamente ele reconhece o celular (no celular teve que definir a interface bluetooth como padrão).

    [​IMG]

    Agora que o dispositivo foi encontrado, ele já faz parte da sua "rede bluetooth" e você poderá realizar operações com ele, como por exemplo transferência de arquivos entre o micro e o celular.

    [​IMG]

    O programa irá conectar o dispositivo remoto (celular), e abrir uma interface para transferir dados. A pasta abaixo é a pasta NO CELULAR.

    [​IMG]

    Enfim, você na realidade implementa uma rede local entre dispositivos e um servidor. O bluetooth é inteligente para ao reconhecer um dispositivo, saber que tipo de operações pode realizar com ele, desde transferência de arquivos até transferência de som (no caso de fones bluetooth).

    Novas oportunidades parecem surgir... É possível por exemplo fazer conexão telefônica do micro com o celular (muito interessante por exemplo em notebooks), além de outras facilidades...

    Agora é começar a explorar o que mais podemos fazer nesta rede padrão Bluetooth!!


    Código:
    thanks to P3NT4GONO
     
  2. Romani48

    Romani48 Power Member

    Pah, bom artigo, podias era ter traduzido para tuga ;)
     
  3. BlitZ

    BlitZ Power Member

    È bem Sergio Ferreira tópico bem porreiro.
    Por acaso este teu tópico vem mesmo a tempo de me dar uma ajuda a configurar um telemovel com o portátil cá de casa.

    Bom trabalho ;)

    [[]]
     
  4. sdvferreira

    sdvferreira Power Member

    epa não tenho tempo.. :'( ando em exames.. por acaso à procura de matéria, encontrei :-D
     

Partilhar esta Página