Como ligar os meus computadores em rede?

Tichit@

Power Member
Olá!

Sou mais uma das pessoas queum Toshiba Satellite A200 1GB.

Mas sou uma autêntica naba no que diz respeito a pc's.

Tenho este: um hp que nem sei qual é (mas se for preciso ver para me ajudarem eu descubro) e o portátil. Eu queria tê-los ligados em rede, arranjar um router pa ter net nos dois e que a minha tartaruga se lembrasse de deixar de andar por cima dos fios da electricidade (mas acho que este último problema não me podem ajudar:-D)

Bem, a minha net é Netcabo e à bocado, lembrei-me que devia ligar o Potty (é o nome do portátil, é mais fácil tratá-lo assim:-D) à net. O problema é que não consigo configurar o raio do modem porque não sei onde ir buscar o código de área...:rolleyes:

Pronto, primeiro problema exposto.

Segundo:

Como é que ligo os computadores em rede? Este tem windows xp com sp2 e o outro tem windows vista. Preciso de que tipo de cabos?

Terceiro:

Quero comprar um router pa ter net nos dois. Como é que depois os ligo lá? Se nem ligar o Potty sozinho eu consigo... Vou-me ver e desejar pa fazer isto tudo...:rolleyes:

Ah, e o problema da tartaruga já ficou resolvido:-D Pú-la na água e ela já não me melga mais.:002:

Se me conseguirem ajudar, agradeço imenso.

E se o tópico estiver fora do sítio mandem-me mp a avisar onde é que ele foi parar senão perco-me...:whistle:

Beijinhus a todos*
 
Olá!

Sou mais uma das pessoas queum Toshiba Satellite A200 1GB.

Mas sou uma autêntica naba no que diz respeito a pc's.

Tenho este: um hp que nem sei qual é (mas se for preciso ver para me ajudarem eu descubro) e o portátil. Eu queria tê-los ligados em rede, arranjar um router pa ter net nos dois e que a minha tartaruga se lembrasse de deixar de andar por cima dos fios da electricidade (mas acho que este último problema não me podem ajudar:-D)

Bem, a minha net é Netcabo e à bocado, lembrei-me que devia ligar o Potty (é o nome do portátil, é mais fácil tratá-lo assim:-D) à net. O problema é que não consigo configurar o raio do modem porque não sei onde ir buscar o código de área...:rolleyes:

Pronto, primeiro problema exposto.

Segundo:

Como é que ligo os computadores em rede? Este tem windows xp com sp2 e o outro tem windows vista. Preciso de que tipo de cabos?

Terceiro:

Quero comprar um router pa ter net nos dois. Como é que depois os ligo lá? Se nem ligar o Potty sozinho eu consigo... Vou-me ver e desejar pa fazer isto tudo...:rolleyes:

Ah, e o problema da tartaruga já ficou resolvido:-D Pú-la na água e ela já não me melga mais.:002:

Se me conseguirem ajudar, agradeço imenso.

E se o tópico estiver fora do sítio mandem-me mp a avisar onde é que ele foi parar senão perco-me...:whistle:

Beijinhus a todos*

Boas

Em relação ao primeiro ponto, não te consigo ajudar porque não estou a ver que "código de área" é esse :confused:. A unica situação em que vejo isso a aparecer no windows, é quando se tenta criar um novo tipo de ligação, onde ele pede isso, mas nem é preciso, mete-se um qualquer e toca a andar. Se tens Netcabo e o teu modem é um modem cabo com conector RJ45 para ligares a tua placa de rede, isso não devia ser problema, é só ligar o cabo, configurar o computador para ir buscar o IP por DHCP (que é o que vem por default) e já está ligado, não precisas de configurar mais nada.

Em relação á segunda questão, para os ligares directamente um ao outro basta comprares um cabo UTP cruzado (embora já exista placas de rede que se adaptam a cabos directos, mas pela via das duvidas, é melhor o cruzado). Depois, presumo que para os ligares em rede seja para partilhares pastas, ou para partilhares a net da Netcabo não é? :)

Para isto tens que ter duas placas de rede, uma para estar ligada ao modem da netcabo, e a outra para ligares ao outro computador. No computador onde está ligado o modem da netcabo tens que activar a partilha de ligação (depois conforme o sistema operativo for o XP ou o Vista, configura-se de maneira diferente, eu depois explico).

Em relação a terceira opção, é completamente ao contrario do que tu pensas!!! Se comprares um router, vais ter a vida MUITO mais facilitada!! :)

É só ligar a porta WAN ao modem Netcabo, e ligares os computadores a uma porta qualquer LAN, e já está!!! Em geral, não precisas de configurar nada, é só "plug and play" (mais tarde, quando tiveres mais "habituada" podes configurar a segurança do mesmo, e é melhor...).

Ah!!! E tem atenção!!! Quando comprares o router, diz sempre que queres Router para net por cabo!!! Senão ainda te vendem um ADSL, e vais lá ter que voltar e devolver!! (falo por experiencia propria, onde montes de clientes não explicam o que querem ou nem sequer pedem ajuda, e depois levam material errado).

Abraço [[]]
 
Bem, obrigadíssima pela rápida resposta:)

Eu queria ligar os computadores para partilhar pastas, porque para a net tou mesmo a pensar no router :)

Quanto à net no portátil eu tentei instalar o modem como diz nas instruções... e quando me diz para colocar o código de área, eu fiquei toda baralhada... depois de ler novamente as instruções diz lá que é um código que se liga para a netcabo e eles dão... Não tem problema se ligar? Eles não podem refilar por eu querer mudar a net pó outro computador, pois não? :rolleyes:
 
Bem, obrigadíssima pela rápida resposta:)

Eu queria ligar os computadores para partilhar pastas, porque para a net tou mesmo a pensar no router :)

Quanto à net no portátil eu tentei instalar o modem como diz nas instruções... e quando me diz para colocar o código de área, eu fiquei toda baralhada... depois de ler novamente as instruções diz lá que é um código que se liga para a netcabo e eles dão... Não tem problema se ligar? Eles não podem refilar por eu querer mudar a net pó outro computador, pois não? :rolleyes:

Se for apenas para partilhar pastas, podes ter apenas 1 placa de rede em cada PC, e basta o tal cabo UTP cruzado, configurar IP's diferentes nas duas máquinas e fica pronto.

Mas visto que estás a pensar comprar o router, a ideia de cima fica sem efeito, uma vez que o router funciona tambem como um switch (ou melhor, um router é basicamente um switch que a quem foi adicionado uma interface de WAN e capacidades de routing, isto claro, falando dos routers para "home users") e portanto, o router dá-te a possibilidade de partilhares os ficheiros tambem, para alem de uma outra panóplia de opções.

Penso que a netcabo não tem nada haver se tu quiseres por a internet noutro computador, era mais o que faltava! Se disserem alguma coisa, começas a mandar vir com eles, que eles dizem-te logo isso :002:

Mesmo assim, como não tenho qualquer experiência em net por cabo (só ADSL), não te consigo ajudar muito mais.

Se tiveres duvidas de como configurar depois os computadores ou o proprio router, diz. :)

Cumps
 
Eu sei, eu sei, já passou imenso tempo desde a minha última participação aqui...

Mas finalmente comprei o meu router.

E agora?? Como raio o instalo? :confused:
 
Eu sei, eu sei, já passou imenso tempo desde a minha última participação aqui...

Mas finalmente comprei o meu router.

E agora?? Como raio o instalo? :confused:

Como te disseram acima:
- ligas o cabo do modem da netcabo à porta Wan do router;
- ligas os computadores ao router (isso se não for router wireless)
- se for router wireless e queiras ligar por wireless vê este tutorial para tornares a rede segura e como configurar, senão arriscas-te a estar a pagar os sacanços dos vizinhos e que consigam ver o que andas a fazer pela net. Como o tutorial já é antigo, onde dizem WEP substitui por WPA ou WPA2. Se meteres MAC address filtering + WPA/WPA com TKIP/AES (WPA2+AES é o mais seguro), não deverás ter problemas. Para gerar keys complexas podes usar o link neste post. Basicamente os passos são estes:


1. Nos computadores que se vão ligar por wireless fazes: start->run e escreves cmd. Vai abrir uma lina de comandos. Aí escreves: ipconfig /all. Este comando vai dar-te um conjunto de informação das tuas placas de rede. Procura uma secção que diga qq coisa como "Ethernet adapter Wireless Network Connection" e escreve num papel a informação que está em Physical address. Este é o MAC address da placa wireless. Fazes isso para todos os computadores que se vão ligar por wifi. Os que se vºao ligar por cabo não necessitam disto.

2. ligas-te ao router (vais a uma janela do Internet Explorer e escreves 192.168.1.1 - deverá ser este o endereço mas alguns routers têm outro endereço ex. 192-168.1.254). Se pedir utilizador e password introduzes o que vem nas instruções do router. Deverá ser admin/admin ou parecido. depois de estares no router, procurar a zona de administração e muda a password do admin.

3. Algures no interface do router deves ter a opção para definir o SSID. Basicamente é o nome da tua rede. Chama-lhe o q te apetecer. Podes esconder o nome da rede para teres mais alguma segurança, mas será indiferente pois quem quiser apanhar-te a rede consegue sem qq problema.

4. No router deves procurar qq coisa como definições de segurança wireless ou equivalente. Aí vais procurar por algo que tenha a informação WEP/WPA/WPA2 e as opções TKIP e AES. Escolhe WPA2 (ou WPA) e AES (ou TKIP). Na password mete uma coisa qq (mais de 8 caracteres) ou usa o link que te dei para gerares uma password completamente aleatória.

5. Procura depois no router qq coisa como Wireless Access Control ou um sítio qq que onde vejas MAC Address filtering ou afins. Esta parte pode variar de router para router. No meu caso (asus wl500gp) tenho "MAC Access Mode:" em accept. Basicamente estás a dizer para apenas aceitar ligações das plcas wireless com tenha um determinada MAC address. Nessa parte deves ter um sítio para colocar os MAC address autorizados. Pegas nos dados de 1. e introduzes nesse espaço.

6. DEpois disto tens o router configurado (acho eu!). Vais aos computadores wireless (potty!) e pedes para ver as redes. Deve aparecer-te o SSID que escolheste (mais os SSID dos vizinhos, caso tenham wifi ou os tenhas). Se escolheste a opção em 3 de não mostrar o SSID vais ter que dizer qual é o SSID no centro de ligações do vista (ou lá como se chama isso). É preferível ele ficar à vista nesta primeira fase. Duplo clique no SSID e ele vai pedir a password. Metes a password que escolheste em 4. E pronto, julgo que é isto.



Já agora, convinha sabermos que router tens para melhor ajudarmos.
 
Última edição:
Ora bem, visto eu ser uma completa naba no que diz respeito a pc's, tenho de ir lá com calminha:-D

O meu Router é da SMC e diz: Wireless Barricade g 802.11g 108Mbps Broadband Router (Turbo)

Eu acho que percebi, e se fizer algo errado, posso sempre desligar outra vez o router e pôr este pc com a net normal, né?:007:

Obrigadíssima pela explicação;)
 
Ora bem... eu já tenho o router ligado... agora segurança, não tenho nenhuma... :005:

Eu tentei tanto que consegui ligar o Potty à net... (é de onde tou a escrever) mas a ligação não é segura e eu por mais que tente não consigo aceder ao router pelo ip dele...:rolleyes: Ou seja aquela parte de meter a password, etc, não dá...

Baaa...:005:
 
Bem pelo que isso ta complicado ???!!!!! lol
Tens de comecar pelo mais basico..... configurar o teu router novo

Este e sem duvida o 1 ponto..

õ segundo é a que distancia estao os pc do mesmo...

o terceiro e se queres aceder a net via wireless ou via cabo....

ou seja o cabo transmite uma velocidade constante rapida e segura..... mas tem cabo..... ou seja se o pc esta a 10m tens de ter um cabo com essa distancia... :( nao muito conveniente para o teu caso

manda-me o modelo do teu router smc ??? e tentarei explicar-te passo a passo...
e se queres utilizar a wireless ou nao.... no caso de nao estaram ambas as maquinas ligadas por cabo.... muito simples.. e automatico...
independentemente da distancia..... esta ultima a mais simples mas menos versatil
 
O portátil está ligado por wireless. E já está tudo bem. Só não sei é partilhar as coisas, o que me dava imenso jeito.

Eles em principio estão apenas a uns 2 metros de distância... Tirando quando me lembrar de levar o portátil para a sala e aí ficam a uns 8 metros.

O meu router é um SMCWBR14T-G :001:

Muito obrigada pela ajuda :)
 
Se têm os dois PC's ligados em rede, no mesmo grupo de trabalho, é só colocarem o que querem partilhar dentro da pasta partilhada ou, como eu tenho, partilhado o meu disco de ficheiros.

Como partilhar-lo:
Clicar com o botão direito do rato > Propriedades > Partilhar > Clicar em Se compreender o risco mas se quiser partilhar a raiz da unidade, clique aqui. OU caso seja uma pasta > Por um visto em Partilhar esta pasta na rede. Põe nome de partilha e depois (opcional) Permitir aos utilizadores da rede modificar os meus ficheiros.

Como aceder:
Através de "Os meus locais na rede", onde vai aparecer a rede local (Os PC's, pastas e impressoras partilhadas na rede) e depois, dentro dessas pastas tens o conteúdo do que partilhas.
Podem também aceder pelo nome do PC. Colocando-o no endereço.
Ex.: \\Desktop

Espero que tenha ajudado.
 
Então, vamos cá ver:

Tens Internet nos dois PC's?
Se sim, tens os dois no mesmo grupo de trabalho?
O router tem modem interno ou tens de ligar o modem ao router por USB/RJ45?
Caso não tenham modem interno, penso que precisas de configurar uma rede de pequeno escritório ou doméstica.
Fazendo a partilha por cabo é mais rápido do que por wireless. Para isso irias ligar um cabo de rede do Potty ao router. Directo, PC-PC, era com um cabo cruzado.
 
Tenho internet nos dois pc's.
Não faço ideia se estão ou não no mesmo grupo de trabalho..:confused:

O modem está ligado ao router pelo cabo ethernet, no pc que não é o Potty.

O problema de os ligar por cabo é que o cabo ia atravessar a sala, o que não era propriamente bonito nem prático...:confused:
 
Tenho internet nos dois pc's.
Não faço ideia se estão ou não no mesmo grupo de trabalho..:confused:


Propriedades do "O Meu Computador" ou em "Sistema", no Painel de Controlo > Nome do Computador. Vê se o grupo está igual nos dois. Caso não esteja, altera ("Alterar...").
Mas como ver o que está a ser partilhado?
É certo que dá para partilhar estando em grupos de trabalho diferentes (eu consigo).
Para veres o que está a ser partilhado, acedes a "Os meus locais na rede". Teoricamente, tendo os dois PC's ligados ao router, estes já estão com uma conexão de rede. Assim sendo, irás conseguir aceder ao outro PC, via endereço (Por exemplo no "O meu Computador") com o nome do computador (Que tens acesso nas propriedades ou em Sistema). Se teoricamente isto não acontece, cria uma ligação de pequeno escritório ou doméstica.
 
Back
Topo