Dúvidas como mudar Password wifi automaticamnete alguem sabe

djpintado

Suspenso
Boas venho vos pedir ajuda.
estou a ajudar uma pessoa amiga a abrir um centro de Laser Tag e ela pediu se possivel que a internet wifi no espaço que vai ser gratis que a password muda-se de hora em hora.
Já estive a pesquisar mas não encontrei nada.
Será que alguém me pode ajudar.
Será que é possível fazer o que ela me pede.
 
se vai ser gratis, qual é a necessidade de andar a mudar o acesso de hora a hora??? eu pelo menos desconheço essa situação, até porque tinha de se conseguir depois de ver a pass nova de hora em algum sitio se ela é gerada automaticamente, mas nos rooters só manualmente...

se o problema é referente a abusadores restinge a velocidade de acesso as conecções de modo a apenas usarem a net para navegar e não downloads...
 
boas obrigado pela resposta, sim a net vai ser grátis mas ela queria fazer isso para a malta não chegar a zona do bar pedir um cafe e estar a ocupar uma mesa durante uma data de horas.
 
boas obrigado pela resposta, sim a net vai ser grátis mas ela queria fazer isso para a malta não chegar a zona do bar pedir um cafe e estar a ocupar uma mesa durante uma data de horas.

Mesmo que o possa fazer, como é que vai divulgar a chave aos clientes?

E como fazer nesta situação: A chave muda a cada hora. Chega um cliente às 13h e recebe a nova chave (vai usufruir dela 1h). Entretanto chega um cliente às 13:45 recebe a mesma chave e usufrui 15 min?

O importante é controlar o bandwidth disponível por cliente e desactivar o UPNP do router para evitar o uso de serviços com portas específicas (torrents, jogos, etc.). Em relação aos abusos, por um ou outro cliente não vale a pena o trabalho.
 
Última edição:
Mas isso está mesmo a acontecer, gente que vai para lá e abusa do sistema?

não está a acontecer, é pratica comum, de rapaziada que nada tem para fazer e pega no portatil e vai para o café dias inteiros navegar na web a borla e está a ocupar o espaço e não consome, e ele já não é o primeiro a tentar soluções para afastar estes tipo de pessoal...

as vezes mais vale não ter acesso gratis ...
 
Com um router que suporte OpenWRT/Gargoyle é facil de colocar quotas de x MB para cada PC que reiniciam num intervalos especificado.

Também é possivel fazer um script bash para mudar a password de hora a hora, mas tem muitos incoveniente como já disseram.

Uma possivel solução seria:
-Password de acesso renovada diariamente com um script, assim tinham que consumir qq coisa pelo menos uma vez por dia!
-Quotas de 100 a 500MB por dia para cada MAC Address.
-Bloqueio de todas as portas de destino, excepto as mais comuns necessárias para a navegação e email. Para evitar uso de P2P e afins.
-QoS, para evitar que um cliente gastasse a largura de banda toda.
 
Os isp´s não providenciam soluções para este tipo de problemas? Sei que por exemplo a pt disponibiliza caso se queira a pt wifi com soluções especificas para estabelecimentos... Sei de estabelecimentos que combravam 50 centimos pela electricidade...

Já vi também hotspots para o efeito mas isso envolve ter de comprar um novo equipamento.
 
existe sw específico para isso, dá para criar vouchers com limite de x tempo por cada mac address. qual o router que estás a usar? o ideal é direcionar o tráfego por um pc.
 
A maneira mais simples a meu ver é usares um proxy e voilá ;)
Crias um servidor Proxy, o acesso fora só se consegue a partir do mesmo e no servidor podes gerir tudo.

AM
 
Back
Topo