Como organizar as fotos antes de as importar p/ o iPhoto?

pedroL

Power Member
Como organizar as fotos antes de as importar p/ o iPhoto?

Olá Mac users!

Gostaria de ouvir as vossas opiniões/métodos acerca da forma como têm organizada a vossa pasta de fotos!

Por exempo:
- têm as fotos por pastas de eventos/contextos?
- têm as fotos nomeadas por eventos/contextos?
- têm as fotos nomeadas pelas pessoas q nelas aparecem?
- têm as fotos nomeadas por datas?

No fundo, o q pretendo é aprender convosco uma boa forma de organizar e nomear as minhas fotos antes de as importar p/ o iPhoto!
Depois, no iPhoto, poderia adicionar-lhes "palavras-chave", "eventos", etc. dependendo da organização q lhes dou antes da importação!

Espero q tenham percebido a ideia... caso contrário avisem por favor!
Mt obrigado pela ajuda e por contribuirem p/ a minha experiência Mac!:)
 
É assim, eu posso-te dar a minha opinião, mas só usei o iPhoto no início da minha aventura em Mac, porque para mim é um pouco limitado (uso algo mais profissional).

Basicamente, descarregava as fotos para uma pasta (onde fazia uma pré selecção), e depois a partir dessa pasta importava para o iPhoto, com a opção de cópia para o catálogo do iPhoto activada.

A nível de organização, tinha as fotos organizadas por eventos, e depois criava catálogos, aguns deles com vários eventos dentro (por exemplo, o catálogo de viagens, com vários eventos dentro).

A nível de nomes, nunca renomeei as fotos, estão todas seriadas pelo número da foto (nunca fiz reset à contagem da máquina).

Depois podes usar as keywords para facilmente encontrares as fotos, como nomes de pessoas que aparecem nas fotos, local onde a foto foi tirada, ou a festividade em que foi tirada, etc ...

De notar que uma das grandes falhas do iPhoto é este não associar as keywords às fotos, isto é, não guarda as keywords na informação da foto. Se as fotos forem para outro programa (se decidires depois mudar de programa para organização das fotos), as keywords não vão com a foto.

Mas é um belo programa, admito, só que um pouco básico para quem precisa de algo mais à séria. Para a maioria das pessoas chega perfeitamente.
 
É assim, eu posso-te dar a minha opinião, mas só usei o iPhoto no início da minha aventura em Mac, porque para mim é um pouco limitado (uso algo mais profissional).

Basicamente, descarregava as fotos para uma pasta (onde fazia uma pré selecção), e depois a partir dessa pasta importava para o iPhoto, com a opção de cópia para o catálogo do iPhoto activada.

A nível de organização, tinha as fotos organizadas por eventos, e depois criava catálogos, aguns deles com vários eventos dentro (por exemplo, o catálogo de viagens, com vários eventos dentro).

A nível de nomes, nunca renomeei as fotos, estão todas seriadas pelo número da foto (nunca fiz reset à contagem da máquina).

Depois podes usar as keywords para facilmente encontrares as fotos, como nomes de pessoas que aparecem nas fotos, local onde a foto foi tirada, ou a festividade em que foi tirada, etc ...

De notar que uma das grandes falhas do iPhoto é este não associar as keywords às fotos, isto é, não guarda as keywords na informação da foto. Se as fotos forem para outro programa (se decidires depois mudar de programa para organização das fotos), as keywords não vão com a foto.

Mas é um belo programa, admito, só que um pouco básico para quem precisa de algo mais à séria. Para a maioria das pessoas chega perfeitamente.

Mt obrigado pela partilha ruimoura!
De facto, em relação aos nomes das fotos, pouco importa quais são se usarmos o sistema de keywords! De nada me serve ter as fotos c/ nomes das pessoas q nelas aparecem ou dos eventos se depois as vou pesquisar no iPhoto através das keywords!
A organização por eventos e catálogos tb é o q tenho de momento e parece-me ser o mais simples e prático! Provavelmente, se for usar as tais keywords, renomeio todas as fotos c/ o nome do evento por exemplo!
Agora, essa de q as keywords n eram "gravadas" nas fotos é q n sabia! É um enorme handycap, sem dúvida! Imaginemos q formato o Mac e no meu backup ponho as apenas as pastas das fotos, teria q configurar tudo de novo! Mt limitado de facto! Fiquei logo de pé atrás c/ o iPhoto...
Já agora, o software q utilizas é "demasiado" profissional? É algum da suite da Adobe?

Mais uma vez ruimoura, mt obrigado!
 
Uso o Lightroom da Adobe, sim :)

Boa coincidência!
Tenho planeadas algumas "aulas" de Lightroom, principalmente p/ aprender a melhorar as minhas fotos! Já q pretendo aprender a dar uns toques nas fotos, posso também ficar c/ umas luzes do sistema de organização do Lightroom!:)
 
Experimentem o Aperture.

Obrigado pela dica!
A ideia q eu tenho é q o Lightroom e o Aperture encaixam na msma "categoria", é verdade?
O meu receio é q qquer um dos dois seja "demasiado profissional" p/ o q pretendo... por outras palavras, acho q o uso q lhes iria dar seria um desperdício p/ as potencialidades q ambos têm!
De qquer das formas vou ver uns vídeos sobre ambos!
 
Obrigado pela dica!
A ideia q eu tenho é q o Lightroom e o Aperture encaixam na msma "categoria", é verdade?
O meu receio é q qquer um dos dois seja "demasiado profissional" p/ o q pretendo... por outras palavras, acho q o uso q lhes iria dar seria um desperdício p/ as potencialidades q ambos têm!
De qquer das formas vou ver uns vídeos sobre ambos!

Sim, são concorrentes directos um do outro. O Aperture tem, para mim, a desvantagem de ser mais pesado, porque usa tecnologias que puxam mais pela placa gráfica, e o meu Macbook tem uma intel x3100 que não é muito dada a aventuras com GPU :), mas são muito parecidos, um com umas vantagens, outro com outras, mas são mesmo bastante parecidos.
 
No meu caso, organizo tudo no iphoto, visto não ser nenhum profissional. Mando tudo para la que é foto, organizando por events... Em alguns casos crio smart albums.
 
No meu caso, organizo tudo no iphoto, visto não ser nenhum profissional. Mando tudo para la que é foto, organizando por events... Em alguns casos crio smart albums.

Obrigado pela partilha SlashPt!
Ainda n me tinha lembrado dos SmartAlbuns!

ruimoura:
Acho q já "magiquei" uma forma de n perder as keywords q atribuo através do iPhoto... espero eu!
E q tal se em vez de as atribuir pelo iPhoto eu as atribuisse nos próprios ficheiros e só depois é q importava as fotos p/ o iPhoto? Presumo q o iPhoto vá buscar as keywords aos próprios ficheiros n?
Só preciso de arranjar uma forma de automatizar o processo p/ n ter q fazer isto ficheiro a ficheiro! Já estive a pesquisar por uma aplicação q remova e adicione keywords de forma automatizada, mas n tá fácil... (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=369557)
 
Obrigado pela partilha SlashPt!
Ainda n me tinha lembrado dos SmartAlbuns!

ruimoura:
Acho q já "magiquei" uma forma de n perder as keywords q atribuo através do iPhoto... espero eu!
E q tal se em vez de as atribuir pelo iPhoto eu as atribuisse nos próprios ficheiros e só depois é q importava as fotos p/ o iPhoto? Presumo q o iPhoto vá buscar as keywords aos próprios ficheiros n?
Só preciso de arranjar uma forma de automatizar o processo p/ n ter q fazer isto ficheiro a ficheiro! Já estive a pesquisar por uma aplicação q remova e adicione keywords de forma automatizada, mas n tá fácil... (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=369557)

É assim, se o problema é, por exemplo, formatar o disco e com isso perder as keywords, não te preocupes, porque se for para depois usar o iphoto novamente basta fazer backup do catálogo do iphoto para depois teres tudo no sítio.

Se quiseres usar as fotos com um programa diferente aí as keywords já não avançam ... E sim, o iphoto bai buscar as keywords que estão gravadas na informação do ficheiro, se por exemplo já vierem de programas anteriores que guardam essa informação mesmo dentro do ficheiro.

Quanto à tua questão, sinceramente nunca fiz isso, não te saberia responder acertadamente :(
 
É assim, se o problema é, por exemplo, formatar o disco e com isso perder as keywords, não te preocupes, porque se for para depois usar o iphoto novamente basta fazer backup do catálogo do iphoto para depois teres tudo no sítio.

Se quiseres usar as fotos com um programa diferente aí as keywords já não avançam ... E sim, o iphoto bai buscar as keywords que estão gravadas na informação do ficheiro, se por exemplo já vierem de programas anteriores que guardam essa informação mesmo dentro do ficheiro.

Quanto à tua questão, sinceramente nunca fiz isso, não te saberia responder acertadamente :(

Mt obrigado pela ajuda ruimoura!

Eu sabia q ao fazer o backup c/ o próprio iPhoto n iria perder absolutamente nenhuma informação! Até me lembro de já ter experimentado isso e funcionou às mil maravilhas!

No entanto, o problema c/ q me estou a deparar é q grande parte das minhas fotos já vêm c/ keywords dispersas e em algumas delas nem sequer fui eu q defini!
Daí querer "limpar" as keywords de todas elas! Mas isso eu poderia fazer no iPhoto de forma relativamente automática!

O q pretendia era fazê-lo tb noutro tipo de ficheiros p/ facilitar as procuras no Spotlight!
Só nestas últimas 2 horas já experimentei 6 aplicações diferentes e nada... :(
Uma delas até permite adicionar keywords a vários ficheiros ao msm tempo, mas n remove as q já lá estão! :(
Vou continuar a procurar uma solução! :)
 
Back
Topo