Como saber se 1 portátil suporta um segundo disco antes da compra

SuperMocho84

Power Member
Boa noite.

Gostava de pedir uns esclarecimentos relativamente à instalação de um segundo disco num portátil.

Sei que o procedimento comum é retirar a drive de DVD e colocar uma caddy com mais um disco.

1 - Caso o portátil tenha de origem um HDD, o SSD pode ser colocado na caddy ou deve trocar de posicão com o disco rígido?

2 - Actualmente a maior parte dos portáteis já não traz leitor de DVD, mas muitos parecem ter uma espécie de tampa a tapar aparentemente o local onde o mesmo deveria vir instalado. Sempre que um portátil tiver essa tampa posso assumir que o portátil pode levar um segundo disco com recurso a uma caddy?

3 - Por último, nos portáteis que além de não terem leitor de DVD, não tiverem espaço para ele, como posso saber se o portátil suporta um segundo disco? Por exemplo uma máquina traz de origem um HDD, como saber se a nível interno tem uma ligação M2? Ou vice-versa?
 
a única maneira de saberes o que pretendes é ir a Internet á pagina do fabricante e ver as especificações do modelo e ficas a saber tudo o que tem e que pode ser expandido, antes de efectuar a compra simples...
 
Infelizmente os sites são um pouco omissos em relação a isso... existem alguns modelos que estive a pesquisar que segundo o site oficial aparentemente não têm slot M2, mas depois vejo alguns videos no Youtube onde abrem a máquina e lá está ele.
 
Se o disco é lento, então sim, podes colocar SSD Sata de 2.5" de certeza.

Refiro-me a colocar um SSD numa caddy, por isso é que fiz referência à ausência de drive de CD/DVD e à tampa. Suponho que o espaço para instalar a drive de CD/DVD esteja lá, mas não sei se depois conseguirei ligar outro disco. É essa a minha dúvida.
 
Refiro-me a colocar um SSD numa caddy, por isso é que fiz referência à ausência de drive de CD/DVD e à tampa. Suponho que o espaço para instalar a drive de CD/DVD esteja lá, mas não sei se depois conseguirei ligar outro disco. É essa a minha dúvida.

Ok, já compreendi. Basicamente só dá para saber abrindo o portatil e ver. Se tem a tampa dá para presumir que existiram versões desse portatil com leitor optico, logo o espaço fisico para o caddy existe, mas falta saber se a porta Sata está lá ou não, e só abrindo dá para saber. Ou pelo menos tirar a tampa e ver.
O que eu estava a dizer era trocar o HDD por um SSD. Caso não dê para colocar caddy, podes sempre utilizar o disco que tens actualmente como disco externo.
 
Back
Topo