Como trocar de janela, numa mesma aplicação?

Meje

Power Member
Desde que comecei a usar Mac que isto me atormenta.

Se eu tiver a usar várias aplicações, acabo por ter janelas sobrepostas e quando quiser trocar, numa mesma aplicação de janela, ou numa aplicação escolher uma janela especifica, tenho de ir à dock carregar no botão direito e da lista de coisas que me aparecem, escolher a janela que quero.

Por exemplo, se carregar no Adium, aparece-me a janela das conversações. Se eu quiser ver a contact list, tenho de fazer o procedimento que descrevi em cima. A mesma coisa quando tenho vários ficheiros de word abertos.

Não há uma forma mais prática de fazer isto? Acho que o ideal seria um atalho que me permitisse correr rapidamente as janelas todas de uma dada aplicação, algo do tipo alt+tab do windows. Outras soluções também não bem vindas.
 
Nunca tive o problema que descreves..

maçã + tab faz isso com alguns programas.....


O que podes fazer é definir o canto superior esquerdo do teu ecrã para, sempre que passas lá a seta do rato, mostrar-te todas as janelas activas....dps é sempre a andar ..... ao fim de 2 ou 3 dias, já não vais querer outra coisa:p lol
 
pcascais,

Não sabia do maçã+tab, mas o que isso faz é trocar entre aplicações e não trocar de janelas dentro de uma mesma aplicação.

Peidina,

Nunca me habituei a ir carregar no F9 e acabo por não usar muitas vezes o exposé, mas se calhar vou experimentar usar o exposé como o pcascais disse, activando-o com um movimento do rato até a um dos cantos do ecrã. Estupidamente já me lembrei de colocar essa função para a protecção de ecrã e para mostrar o desktop nos cantos inferiores e nunca me lembrei de usar o exposé, deve ser a alternativa que eu preciso.


De qualquer forma se existirem mais ideias, venham elas. Obrigado pelas que já deram.

EDIT: Podes querer pcascais, meti isso com o canto superior direito (o esquerdo é um local de muita actividade, prefiro deixa-lo livre) e ao fim de 2 minutos, já não quero outra coisa, era mesmo isto, mais uma vez obrigado.
 
Eu uso o exposé activamente. Podes activar para um dos cantos a opcção "Janela de Aplicativo" e ele coloca em miniatura apenas as janelas do aplicativo que estás a usar no momento.
 
Maça+< troca a janela numa mesma aplicação como por exemplo Safari / videos no quicktime.
Agora trocar tabs no safari também gostava eu de saber.
 
Isso depende das aplicações. Nas aplicações da Adobe é CTRL+TAB.

A melhor maneira (e única universal) é usares o Exposé. Eu tenho os 4 cantos do monitor sensíveis ao exposé, e não consigo viver sem aquilo. Se for para uma máquina com windows/pc dou por mim a ir com o rato aos cantos do monitor :o
 
Isso depende das aplicações. Nas aplicações da Adobe é CTRL+TAB.

A melhor maneira (e única universal) é usares o Exposé. Eu tenho os 4 cantos do monitor sensíveis ao exposé, e não consigo viver sem aquilo. Se for para uma máquina com windows/pc dou por mim a ir com o rato aos cantos do monitor :o
Comigo acontece-me o mesmo! Para mim o exposé é indespensável.
 
claro....exposé serve para isso mesmo .... para um gajo criar vícios e não querer outra coisa..

já agora, Meje,

por exemplo, no Adium, para alternares entre conversações usa o maçã + setas do cursos (dir ou esq), no FF usa maça + 1, 2, 3 ,etc (o número do teclado correspondente à tab), etc...

Sempre que começo a usar uma aplicação nova, dou sempre uma vista de olhos pelo help, em particular teclas de atalho.....já reparei que os programas para mac têm muitas destas features que podem ser aproveitadas.... afinal, é para isso que serve o help, certo?

Btw, o meu canto direito activa-me o dashboard....como uso activamente a calculadora, sms vodafone e mais um ou outro widget...dá-me muito jeito...canto superior esquerdo para todas as janelas e cantos inferiores para desktop (trabalho muito com o desktop, tudo o que são situações pendentes ou ficheiros intermédios deixo em desktop....).
 
Canto superior esquerdo: Desktop
Canto superior direito: Janelas de uma aplicação
Canto inferior direito: Todas as aplicações
Canto inferior esquerdo: Screensaver
Botão central do rato: Dashboard
 
O exposé é uma das cerejas do OS X!

É como ir num Ferrari cheio de pressa e não passar dos 120km's! (Adoro estas metáforas...)


Btw, só agora reparei. O que significa mesmo Exposé? Literalmente?

É que nas palavras inglesas não existem assentos, e Exposé tem assento.
 
exposé c'est le participe passé du verbe exposer.

exposé (exposto) é o particípio passado do verbo francês exposer (expor).
 
Última edição:
Back
Topo