Dúvidas Como verificar se o meu PC suporta 1 Gbps de download?

Overwhelming

Power Member
Estou a contemplar aderir à promoção da Vodafone, que inclui net 1Gbps/100Mbps.
Queria saber se o meu PC suporta esses 1Gbps na sua totalidade. Penso que o cabo de rede está ligado a uma entrada da minha motherboard (Asus z87-Pro). Conseguirei fazer downloads a 1Gbps ou terei de comprar alguma placa de rede ou assim?
 
O maior limite será a velocidade do disco/ssd

Mas o tipo de ligação à rede (motherboard ou placa de rede, a ligação ethernet) também não influencia a velocidade possível de alcançar? Por exemplo, o meu router neste momento não vai além dos 100Mbps, daí a operadora dizer que teria de o substituir se aderisse a velocidades net superiores.

Sei que o meu telemóvel nunca atingiria essas velocidades, por limitações hardware e wireless. Daí perguntar-me se o meu PC estaria habilitado a usufruir de velocidades superiores (com uma ligação ethernet, não wireless). Para além da velocidade dos meus HDD e SSD, claro. (Penso que 1Gbps equivale a cerca de 125MB/s).
 
Pelo que a asus tem na pagina (https://www.asus.com/Motherboards/Z87PRO/specifications/) essa board tem placa de rede gigabit, pelo que irias atingir valores na ordem dos 930 a 950mbs, mais que isso só indo para placas 10Gb, mas como as portas dos routers de operador são apenas a 1Gbit ficas sempre limitado a 1Gbit

Pelo preço que a vodafone está a praticar agora está "em conta" mas se estas satisfeito com o que tens, para quê mudar...
 
Última edição:
Obrigado pela informação. :)

Vou mudar se a Meo não me melhorar a velocidade net. Novos clientes têm mais velocidade por melhor preço (mesmo não considerando o desconto especial com fidelização, falo mesmo do valor que passam a pagar após a fidelização), não acho justo.
 
Estou a contemplar aderir à promoção da Vodafone, que inclui net 1Gbps/100Mbps.
Queria saber se o meu PC suporta esses 1Gbps na sua totalidade. Penso que o cabo de rede está ligado a uma entrada da minha motherboard (Asus z87-Pro). Conseguirei fazer downloads a 1Gbps ou terei de comprar alguma placa de rede ou assim?

Boas.

Chegar a 1Gbps não chegas (por causa do overhead), mas a certos (poucos) servidores chegarás lá perto (servidores de teste de velocidade, como o speedtest).

A nível de botleneck, um HDD será o botleneck principal, mas também o CPU, memória e carga do sistema.

Mas para terminar, é muito improvável que sequer chegues perto dessas velocidades em utilização normal, pois existem muitos poucos servidores que te permitem efetuar download a sequer uma fracção dessa velocidade.
Ou seja, a não ser que andes na Usenet, trackers privados ou derivados, é praticamente irrelevante, pois nunca chegarás nem sequer a metade do máximo que o teu last-mile suporta.

Cumps.
 
Back
Topo