Compacta de qualidade entre as mais económicas

schutz

Power Member
Boas,

Quero oferecer uma compacta nova à minha mãe pois a antiga estragou-se.
  1. O QUE: Compacta - se possível com opção de filmar HD, com boa autonomia (dentro do possível). Preferência para Cannon ou Sony
  2. POR QUANTO: até €100-120
  3. PARA FAZER O QUE: Paisagens, pessoas, possivelmente alguns videos curtos
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia, acho que talvez também interiores mal iluminados
  5. COMO ÉS: casual
  6. JÁ TENS: Tinha uma Lumix DMC de 2004, penso
  7. ONDE COMPRAR: Loja física ou online se for de confiança e o tempo de entrega curto.
Agradeço desde já a vossa ajuda, sei que o orçamento é limitado mas já deve dar para uma máquina razoável.
 
Última edição:
Obrigada pela resposta.

A ixus 220hs é quase o dobro do orçamento, a Ixus 115hs é que está nos €119 (estou a ver pelo site da *****).

Entre a A2300 e a w630 (custam o mesmo na *****), quais são as diferenças? Olhando para as especificações não consigo perceber ao certo no que diferem e o que essas diferenças implicam na prática.
 
Não sei se valerá a pena abrir mais um tópico portanto vou postar aqui.
Gostava de iniciar-me na fotografia mas como não sei se a "coisa vai pegar" não queria apostar já numa DSLR. Assim sendo gostaria de arranja uma compacta boa para iniciar-me (o tópico original é sobre uma compacta para uso casual e opção de video para a minha mãe).

Portanto:

  1. O QUE: Compacta - Preferência para Cannon ou Sony mas não limitado a uma dessas marcas.
  2. POR QUANTO: até €150
  3. PARA FAZER O QUE: Gostava de me iniciar com macro, pelo que li não espero grandes milagres mas sei que é possível com compactas. Também gostaria que fosse boa para retratos e paisagens mas o foco será na macro. Se permitir gravar filmes HD seria um bom opcional mas estou mais interessada na vertente fotográfica da máquina.
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia, interiores de dia e mal iluminados
  5. COMO ÉS: casual mas gostaria de me iniciar e tornar aficionada (caso o "bichinho" pegue :) )
  6. JÁ TENS: máquinas não tenho nada, só a camera do smartphone
  7. ONDE COMPRAR: Loja física ou online se for de confiança e o tempo de entrega curto (mas não sei aonde procurar bons preços).
Pelo que tive a ver no fórum, para macro é importante um rácio de 1:1 ou x:1 em que x > 1 (mas essas já são máquinas profissionais, pelo que percebi). O que não percebi é se esse rácio 1:1 corresponde a uma distância minima de focagem de 1cm (espero não estar a dizer disparates). Também é importante um wide angle decente, se percebi bem, mas não sei que valores devo procurar numa máquina.

Agradeço qualquer opinião que seja elucidativa (para também me dar "know-how" do que procurar quando comparo máquinas :) ).

Em relação ao tópico original, acho que me vou ficar pela Sony w630 (tem estabilizador de imagem e mais iso, pelo mesmo preço parece melhor que a A2300).

Obrigada.
 
A W630 não tem sensor BSI. Significa que terá muito ruído aos ISO 400. É preferível a Canon Ixus 115/117, que já consegue ir aceitavelmente aos 400 ISO. Mas tem angular mais apertada (28mm vs os 25mm da Sony). Quanto ao macro, nenhuma delas serve (nenhuma consegue focar perto da lente no extremo tele).

O "rácio 1:1" só se costuma aplicar a objectivas de DSLRs e signfica que a lente consegue focar um objecto no sensor à sua dimensão real (ie, um objecto de 1 cm ocupa 1 cm do sensor), não tem a ver directamente com a distância de focagem. Num caso de um sensor full frame, que tem 3,6 cm de largura, um objecto de 1 cm, com esta lente, ocuparia portanto cerca de um terço da largura da imagem. As máquinas compactas têm sensores muito mais pequenos portanto não precisam de lentes 1:1.
 
Última edição:
Obrigada pela explicação, não sei se percebi bem o caso para as compactas.
Quer dizer então que assim com as compactas com sensores "pequenos" (2,3cm) consegue-se focar um objecto de 1cm, ocupando este pouco menos de metade do sensor?

É que leio descrições a dizer que uma máquina fotografa a 1cm do objecto (e percebo o que quer dizer) mas quando vou ver as especificações não encontro essa indicação pelo que assumo que o termo técnico/especificação seja outra.
Também li que quanto mais perto do objecto se fotografar mais abertura deve ter a máquina (e mais baixo o ISO), essa abertura são os parâmetros f/x? Qual é o valor indicado e possível para uma compacta? Ou é usar o maior possível que a máquina tiver desde que esta permita fotografar a x cm?
 
Um sensor de 2,3 cm é "enorme". Os sensores das compactas não chegam aos 6 mm de largura: http://en.wikipedia.org/wiki/File:SensorSizes.svg

A abertura e ISO nada têm a ver com focagem. O parâmetro que tu queres é a "distância mínima de focagem" (MFD - minimum focussing distance), que é a distância mínima a que se consegue focar algo. Pode ser medida desde o sensor ou desde o elemento frontal da objectiva.

O parametro que interessa para macro não é realmente este, mas sim o aumento máximo (MM - maximum magnification), esse é que é o "rácio" acima falado, sendo que sensores menores precisam de MM menores para obterem o mesmo resultado (ie. um MM=0,5x numa máquina micro 4/3 produz imagens equivalentes a um MM=1x numa máquina full frame porque o sensor micro 4/3 tem metade do tamanho).

O que acontece com estas compactas baratas/bolsáveis é que a distância mínima de focagem é 5 cm ou coisa assim da lente, mas apenas no extremo angular (imagem mais "aberta"). À medida que se vai "aumentando o zoom", a distância mínima de focagem aumenta também, logo o aumento possível (MM) é relativamente pequeno.
 
Obrigada pela explicação, penso ter percebido a ideia base.

Portanto é preciso ter em conta a distância focal da lente e a distância mínima de focagem para calcular o aumento máximo MM. Depois com o MM e o tamanho do sensor dá para ver a dimensão mínima do objecto que se consegue fotografar (que ocupe a imagem).
A título de exemplo experimentei os cálculos para a Canon Ixus 220 HS (sensor 1/2.3, que é o tamanho dos sensores das compactas mais baratas, distância mínima 3cm e distância focal 4.3 mm) com auxilio do site http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/macro-lenses.htm : MM 0.21X e consegue fotografar objectos a partir de 22.9 mm.

O factor que referes de ser apenas no extremo angular é que não consigo analisar.
A imagem ser mais "aberta" é ter um f-stop mais pequeno (ter um aperture maior, que é o que se aconselha é macro pelo que li, pois dá menos "profundidade" à imagem focando no objecto)? Ou referes mesmo ao zooming em mode macro? Se assim for devo analisar os valores assumindo que se usar o zoom terei problemas (logo é indiferente se a máquina tem 5x ou 12x zoom óptico?).

Desculpem a "carrada" de perguntas mas quero saber o máximo possível para tomar uma decisão informada e perceber, para o conhecimento que tenho, até onde devo ir nos requesitos para a máquina.
 
Não sei se esses cálculos estão certos, mas são irrelevantes. Máquinas compactas curtas não dão para macro, ponto. Para poderem ter bom aumento, têm de ter espaço para mover a óptica, coisa que sendo compactas obviamente não têm.

A imagem ser mais "aberta" refere-se à distância focal da lente. É esta grandeza que mede o ângulo de visão da imagem. Não confundir com abertura (f-stop), que nada tem a ver com focagem ou distâncias.

Estas compactas são... compactas devido a só conseguirem focar ao perto quando a objectiva está no seu maior ângulo de visão (extremo angular, ou "wide", os tais 4,3mm). Quando aumentas a distância focal (reduzir o ângulo de visão, ou seja, "fazer zoom", ir para tele), deixam de conseguir focar ao perto. Podes ver o que a Ixus 220 consegue fazer aqui: http://www.photographyblog.com/reviews/canon_ixus_220_hs_review/image_quality/

Focar ao perto também no extremo tele do zoom (o que se quer para macro verdadeiro) requer volume pelo que os fabricantes já não estão a fazer isso mesmo em bridges... Mas numa bridge tipicamente dá para meter uma lente de aumento que resolve o problema (passa a conseguir focar ao perto!). Na realidade também se pode fazer isto metendo uma boa lupa à frente da objectiva (seja qual for a máquina), mas requer alinhamento perfeito...
 
Back
Topo