Compal HEL80 vs Asus Z96J (BAREBONES)

Brunenko

Membro
Boas!

Já andei inclinado por um HP dv6175EA (1299€), um Asus Z92JC (1249€) e por um Toshiba A100-498 (1299€). No entanto descobri, com a ajuda de muitos de vocês estas duas pérolas: Compal HEL80 e Asus Z96J. Gostaria de configurar estes barebones com:

Processador T7200 2.0 GHz (+300€)
Disco Sata 120 Gb (+110€)
Memória SODIMM DDR2 667 2Gb (+240€)

Acham que vale a pena?
Relativamente ao sistema operativo não me parece que seja vantajoso gastar mais 100 ou 150 euros não acham?
A minha dúvida principal é a seguinte: Na ***** encontrei estes dois barebones, no entanto o HEL80 custa de base 550€ e o Z96J custa 700€. Não percebo porquê, uma vez que o HEL80 ainda tem mais caracteristicas extra (como Bluetooth, fingerprint reader e Trusted Platform Module V1.2). A única diferença visivel é a placa gráfica: NVIDIA Geforce Go 7600 256MB (HEL80) e ATI Mobility Radeon X1600 256MB VRAM (Z96J) que pelo que tenho lido até são muito equivalentes.
Qual a vossa opinião? No HEL80 poupo 150 euros... Que aconselham? E há melhores do que estes no mercado até 1300 euros?

Abraço
 
Acham que vale a pena?
Acho. Só não sei como é a assistência da *****, se são de confiança, etc.
Relativamente ao sistema operativo não me parece que seja vantajoso gastar mais 100 ou 150 euros não acham?
Acho.
Qual a vossa opinião?
De acordo com opiniões de vários entendidos, o HEL80 é melhor devido à melhor qualidade e resistência do chassis e da montagem, menor ruído, menores temperaturas e, como já referiste, tem algumas características extra. Dizem que não compensa ir para o S96J só por causa do teclado, que é mais rígido que o do HEL80, e da placa gráfica, que vem com clocks mais altos que a do HEL80, o que se resolve facilmente com overclock. Alguns também acham o S96J mais bonito...

Mas ambos são portáteis excelentes. :D

Nota: S96J = Z96J sem bluetooth.

Do HEL80 poupo 150 euros... Que aconselham?
HEL80.

E há melhores do que estes no mercado até 1300 euros?
Não. :P
 
Última edição:
Obrigado Ш¡zard·σf·Шαr vbmenu_register("postmenu_1292702", true); ... tenho visto por aqui no fórum que és um grande fã do HEL80!! Não sei se tens um!?
De qualquer forma gostaria de ler mais opiniões pessoal! Vá lá... não sejam timidos| ;-)
Alguém tem algum destes portáteis? E o que acham do ASUS F3JA comparativamente a estes dois?
Uma ajudinha vá lá...

Abraço
 
Na verdade, também estou na mesma situação que tu. :P Como eu disse, baseio-me em opiniões de membros da notebookreviews que têm um desses portáteis, ou que já tiveram os 2 para comparar.

O que te pode levar a não querer o hel80 é:

- A intermitência da ventoinha quando não estás a puxar muito pelo CPU (por exemplo, a escrever um post num fórum, ou um texto no Word). Apesar de ser silenciosa, podes ficar incomodado com o facto de ela activar e desactivar de 30 em 30 segundos nessas condições, caso estejas num ambiente totalmente silencioso. Quando estás a jogar ou a utilizar mais o CPU, isso não é problema, visto que a ventoinha não desliga.
The HEL80's fan is fairly quiet and is hard to notice most of the time. The problem is that the fan can cycle on and off under certain conditions, which is irritating to some. It does not bother me, but in a silent room it could be bothersome to sensitive ears if it begins to cycle.
- Flexibilidade do teclado:
I prefer the full-sized external keyboard/mouse setup on my desktop, but when I do use the HEL80's keyboard I have no complaints. Although this keyboard is well-suited to my typing style, some may feel it is on the bouncy/flexible side. I do not notice the flex and it gets the job done as-is.
- Ligeiro ruído quando se usa auscultadores:
There is a slight hiss/buzz when scrolling webpages or documents, and when the hard drive is accessed there is some feedback. These sounds are quite muted in my opinion and any audio signal would easily cover them. It bothers some HEL80 owners while others do not hear it at all.
- A Geforce 7600 vem com clocks muito baixos em relação à X1600 do S96J, mas isso pode ser resolvido com overclock:
Compal underclocks the Nvidia GeForce Go 7600 in the HEL80. The stock clocks are set at 350MHz core/350MHz memory. Asus sets the x1600 in the S96J at 450/370.

(...) In the spirit of this review I did some overclocking.
3DMark05 (Core Duo T2500):
Stock clocks (350/350): 3085 3DMarks
Overclocked (stable 480/369): 3675 3DMarks
De notar que o ecrã é exactamente o mesmo nos dois:
the screen on the s96j is 16 ms its model # is AUO B154EW01 (15.4'' wide).
whats probably even more relevant, is that its the exact same screen in the wxga hel80.
Claro que o S96J também tem os seus problemas:

- Colunas fracas:
The speakers on the S96j are weak. The sound is OK but the volume is simply too low. I compared it to a Dell e1505 and the e1505 was louder at half volume. The sound from the S96j is not nearly as full sounding either.
- Diferenças a nível de características / qualidade de construção / design:
The hel80 build quality, from what others have said, is good..but the Asus build quality is solid also.
Reasons for the HEL80:
1) Brushed aluminum lid and keyboard trim. This thing looks much better in person than the photos online make it out to be.
2) Fingerprint scanner that also has built-in password recognition software for your various passwords on the internet.
3) Better design, build quality, and richer feature set.
(...)
6) This thing runs unbelievably quiet and only gets warm with heavy use.
-PCMCIA and Express card together
The Hel 80 might perform better in OpenGL based games with its Nvidia 7600 card.
I would be more inclined to say that the HEL80 is a bit more durable.
Vê se chegas a uma conclusão. ;)
 
Última edição:
Na ***** encontram-se muito mais baratos.. http://www.*****.pt/catalogo/familia.php?id=23031&cat=1291
Agora o meu problema.... O asus z96j fica muito mais caro que o compal hel 80.. mais 150€ é diferença.. mas valerá a pena? tive a ler o teu post Ш¡zard·σf·Шαr, e a minha conclusão é que o compal tem mais contras.. que o asus. Será que vale a pena estar a pagar 1500€ por esse asus (T7200+2gb ram+120gb+XP PRO) ou pagar 1350 pelo compal(T7200+2gb ram+120gb+XP PRO) ou melhor que isso um já feito.. Asus f3ja por 1359€ http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=18941&cat=

Vale mais a pena que aquele barebone da asus? Mesmo retirando 1gb de ram ao asus z96j ficaria igualzinho ao f3ja mas um pouco mais caro 1380€ vale a pena tendo em conta que tem XP PRO.
 
- A Geforce 7600 vem com clocks muito baixos em relação à X1600 do S96J, mas isso pode ser resolvido com overclock:
Isso nao é uma soluçao para o problema. Tal tipo de overclock pode danificar seriamente o portatil em medio/longo prazo.
E por esse score do 3dmark 2005 nem em overclock iguala o Z96j, ja que este faz 4000 em deafault e claro em overclock la voa para valores acima dos 4500 3dmarks.

De notar que o ecrã é exactamente o mesmo nos dois:
Nao foi essa a informaçao que me foi passada por alguem que teve os 2 lado a lado. Alias eu optei pelo Z96J exactamente por causa do ecrã. Segundo me disseram o ecrã do Compal é um bocado manhoso e eu sou muito desconfiado quanto á qualidade do ecrã que dizem nas reviews.
Ate pq existe uma grande confusao nos ecrãs do Compal hel80. Cada review tem uma versao diferente. Uns é WXGA outros é WSXGA+ e no meu caso preferi confiar em quem teve possiblidade de ver ambos.

Claro que o S96J também tem os seus problemas:

- Colunas fracas:
Comfirma-se. Nao sao nada de especial, mas tb sao raramente usadas.
- Diferenças a nível de características / qualidade de construção / design
-A nivel de caracteristicas é praticamente o mesmo entre os 2.
-A qualidade de construçao é intermedia do Z96J. O problema do teclado do Compal é um problema de qualidade de construçao. O problema da ventoinha também e nenhum destes está presente no Z96J.
- O design do Z96J é normalissimo, nao enxe o olho. Defenitivamente nao é para quem adora o design. Para que se ta a lixar para isso é mais que perfeito.

A escolha nao é facil. E eu em particular fui para o Z96J em detrimento do Compal pq:
- Por causa do tal abaixamento do teclado do compal.
- Pq tinha muitas duvidas em relaçao ao ecra do Hel80 e cada um dizia sua coisa. Decidi pelo seguro e optei pelo ecra do Z96J e estou super satisfeito com ele. Foi um alivio ao verificar que comprei um portatil com bom ecrã.
Quem poder ter em maos o Hel80 e verificar que o ecrã é bom, optimo. Eu nao tive essa possibilidade e fui pelo seguro optando pelo Z96J e tendo a certeza absoluta que o ecrã deste era bom.
- Pq a nivel grafico o Z96J esta a um nivel um pouco superior do Compal. Isto sem sequer considerar overclocks. E se a 7600 faz overclock, a X1600 tb o faz e as diferenças mantêm-se.
 
Última edição:
Boas, eu tambem estou em grande duvida entre esses 2 portateis, mas em principio devo ir para o S96j =) devido a placa grafica, ao teclado e penso que em termos d ecran e ligeiramente melhor.
Ao todo vai-me ficar por volta d 1.500€ com o Intel coro2 Duo T7200 (2.0) / Windows XP Prof. / 2GB DDR2 / 120Gb sata / Mala e rato.
GOstava que continuassem a postar sobre este topico e dizerem qual a decisao que tomariam..
Abraços pessoal [[]]
 
Última edição:
Eu sou mais um com duvidas.

Eu não conheço ninguem com um Compal, a assistencia técnica é boa?
Agradecia a quem pudesse dar mais informaçoes sobre estes 2 portateis.

J´+a agora o k têm a dizer sobre o Compal HEL 81 http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=23030&cat=1291
 
Última edição:
A minha namorada comprou um à pouco tempo, por isso sobre a assistência técnica não sei dizer nada, mas tem de qq forma a garantia de 2 anos da Inmove e no 1º ano "pickup and return". Ao nivel dos drivers e actualizações de software o site da compal é bastante completo, ou não fosse este um dos maiores fabricantes ODM (Original Design Manufacturer) do mundo, juntamente com a ASUS e a Quanta.

No forum da Compal no NBR http://forum.notebookreview.com/forumdisplay.php?f=1030, podes tirar mais algumas informações.

Entre o 80 e o 81 acho que compensam os 100 € a mais do 80, pois tem muito melhores caracteristicas e componentes, como gráfica, webcam, bluetooth etc...

A compra dela foi o HEL80 com T7200, disco 100GB , 1G RAM, sem Sist Operativo - 1060€ na *****.

Posso dizer que é a melhor relação preço/performance do mercado. Quanto a este Compal confirma-se o teclado um pouco flexivel, talvez por ter as teclas durinhas, mas nada que assuste e de fácil resolução segundo o NBR, mas de resto é uma "máquina" e o TFT é bastante bom (Glossy logo mais reflexo que um Matte), tem o TPM(Trusted Platform Module) para o Vista, Intel Pro Wireless 3945 Tri-band(a/b/g), Biometria e vem com Nero OEM e PowerDVD (além do cd dos drivers). O design é engraçado, e está muito longe de ser feio. Até dá para escolher capas diferentes para a tampa! É pesadinho, ~2.9kg, mas o preço perdoa tudo...

Já várias marcas o comercializam, como por exemplo a clasus e a tsunami, mas a estes preços não! Quanto a ser um barebone (ou whitebook, como eu prefiro), é tudo uma questão de tempo até ao pessoal se habituar, pois antigamente nos desktop eram só IBM e Commodore e agora já quase toda a gente monta os seus computadores de marca branca em casa!!!
 
o facto de o hl80 nao ser Verified by inter (VBI) e o z96j ser deve contar muito na decisao?

Estás enganado, são os dois VBI e o asus até foi o último a ser aprovado entre estes dois.

Eu acho até que isso não importa muito. É lógico que dá mais garantias, mas o melhor mesmo é esperar que os revendedores consigam resolver os problemas que aparecerem, pois não me parece uma boa ideia terem que mandar os chassis aprovados para a Intel para substituirem o que quer que seja, principalmente ao nível do tempo e sem a garantia que substituam a peça por outra exactamente igual, ou até em último caso que substituam o chassis por outro completamente diferente!
 
Última edição:
alguem sabe me dizer qual a resolução máxima que o H80 suporta quando ligado a um monitor vga out?

E autonomia é identico nos 2 modelos 2horitas.. ou mais qq coisa..
 
A garantia nos 2 é da responsabilidade da Intel.

E por esse score do 3dmark 2005 nem em overclock iguala o Z96j, ja que este faz 4000 em deafault e claro em overclock la voa para valores acima dos 4500 3dmarks.
Essa diferença é insignificante enquanto se joga.

Alias eu optei pelo Z96J exactamente por causa do ecrã. Segundo me disseram o ecrã do Compal é um bocado manhoso e eu sou muito desconfiado quanto á qualidade do ecrã que dizem nas reviews.
Se forem os dois VBi, têm o mesmo ecrã. Senão, o do S96j é melhor.

-A nivel de caracteristicas é praticamente o mesmo entre os 2.
Até um certo ponto, sim. Mas para algumas pessoas, a porta pcmcia e o sensor de impressões digitais, por exemplo, podem ser um bónus.

O problema do teclado do Compal é um problema de qualidade de construçao. O problema da ventoinha também e nenhum destes está presente no Z96J.
O problema do teclado pode ser resolvido em 5 minutos com fita-cola de dupla face. A ventoinha só se ouve em ambientes completamente silenciosos, e muito pouca gente se queixa dos ciclos.

O que conta verdadeiramente para a qualidade de construção é a resistência a choques e a riscos no chassis, ou seja, a durabilidade do chassis. Claro que uma pessoa que deixa o portátil sempre no mesmo sítio não se tem que preocupar com isso.


O que eu concluo é que, se não te importares com os ciclos da ventoinha e com os ruídos nos auscultadores (se usas auscultadores :P), que só se notam quando não há barulho à tua volta, só tens a ganhar com o hel80 (em relação ao s/z96j). :D
 
A garantia nos 2 é da responsabilidade da Intel.

Essa diferença é insignificante enquanto se joga.
Muito longe disso. Se tivessemos a falar de 3dmark 2001 com grandes variaçoes e valores de 20000. Agora no 2005 com diferenças de 500 pontos as diferenças sao bem acentuadas.

Exprimenta fazer overclock na grafica de maneira a aumentar o score 500 pontos e depois vai jogar. Notas logo diferenças de longe pq ja fiz isso com a 9800pro.

O problema do teclado pode ser resolvido em 5 minutos com fita-cola de dupla face.
Num portatil novo andar logo a por fitacola no teclado é um bocado mau....



O que eu concluo é que, se não te importares com os ciclos da ventoinha e com os ruídos nos auscultadores (se usas auscultadores :P), que só se notam quando não há barulho à tua volta, só tens a ganhar com o hel80 (em relação ao s/z96j). :D
Mas ate agora a unica vantagem que mostraste do hel80 é a porta pcmcia e o leitor de impressoes digitais, porque de resto o Z96J leva vantagem:
Na parte grafica, no teclado, na ventoinha, na saida dos auscultadores.

Eu axo que sao muito equilibrados, no sentido em que o Z96J esta melhor em diversos promenores, mas em contrapartida é um bocadinho mais caro.
Quem estiver com o orçamento ja no limite o melhor é o Hel80, mas quem poder pagar a diferença para o Z96J axo que vale a pena.
 
Ois,

Eu gostaria de saber o que axam do portatil compal HGL30???
A nivel de caracteristas, performace, autonomia...

Já vi noutro post que possui um melhor ecrãn que o Asus A8Js, o que é bom, mas gostava de saber mais coisas e gostava de saber mais opiniões de quem o viu, ou comprou.

Obrigado...
abraço
 
Eu gostaria de saber o que axam do portatil compal HGL30???

Consulta várias opiniões aqui, e uma review aqui. No geral, as críticas são bastante positivas. Mas também tem alguns contras, como a falta de uma porta firewire, e o teclado não é dos melhores.

Quanto ao assunto do tópico, o barebone VBI do Compal HEL80 é feio, comparado com o não-VBI. Acho que é uma boa razão para ir para o Z/S96J.
 
Boas pessoal apesar de eu ja acompanhar o forum a muito tempo somente agora me encontrei na contigencia de fazer o respectivo registo ,e sendo este o meu 1º post vou aproveitar este topico para tentar esclarecer algumas duvidas minhas.
Apos ler varias opinioes estou bastante tentado a arriscar na compra de um barebone do Compal Hel 80 configurado por mim e que me vai custar cerca de 1200 Euros + - a duvida preeende-se onde comprar uma vez que sou de Alcobaça e quer a ***** ou a ***** ficam distantes e tenho muitas duvidas acerca de uma posterior necessidade de serviços (garantia em caso de avaria) quer de uma quer de outra casa ??
Alguem que conheça as ditas e dê uma opiniao por favor ,pois a diferença entre ambas nao é significativa em termos de Euros...
Estes barebones sao mesmo minimamente seguros (fiaveis) ??
Existirá diferença por parte dos logistas em comprar o barebone configurado por mim ou já pré configurado pela loja ?? ( isto em termos de material e tratamento em caso de garantia ??)
Peço desculpa pelo post enorme mas as duvidas sao muitas e o guito disponivel pouco como sempre...
Uma ajudinha era bem vinda.
Fiquem bem.
 
Este portatil (podes ver aqui a versão vendida na *****, sem o autocolante das imagens, claro) foi lançado a nível mundial no inicio do Verão, mas só recentemente chegou às lojas portuguesas como whitebook. Apesar de ter contacto com um à pouco mais de uma semana, a minha opinião acerca da fiabilidade é baseada em foruns estrangeiros onde ele já se encontra à venda há mais tempo, como por exemplo este, e onde de uma maneira geral, os compradores estão bastante satisfeitos. É só dares uma volta por foruns de outras marcas no mesmo site e vais perceber porquê! Por ser tudo muito novo, é normal as pessoas terem algum receio. Eu próprio estou um bocado na expectativa! Mas para já a minha impressão é bastante boa pois para um 15',4, é bastante compacto, bem construido, silencioso, lcd do melhor, funciona tudo 5*. É lógico que por este preço não podemos esperar nenhum supra-sumo, e também tem os seus contras, e para mim únicos, como não ter saída DVI, e o teclado não ser dos melhores (nada que assuste). Mas resumindo, são bem mais as vantagens!

Na ***** encomendaram ao fornecedor (no caso a Inmove), o whitebook com os componentes escolhidos por mim. Assim a garantia da Inmove cobre tanto o chassis como os componentes configuráveis. Podes, no entanto, comprar só o barebone, e arranjar os componentes configuráveis noutras lojas. Aqui terás as garantias, da Inmove (ou da Intel, por ser VBI) só no caso do barebone, e das outras marcas dos outros componentes, como qualquer material eletrónico que compras. Talvez seja melhor a 1ª situação.

Quanto ás lojas, não te posso ajudar. Mesmo dentro das lojas *****, todas podem ser diferentes, e eu só conheço a de Matosinhos.

Boa Sorte!
 
Back
Topo