Comparação Celeron M vs Pentium M

Mike

Portugal@Home Member
Boas,

Com a intenção de avaliar se vale a pena trocar o meu processador Celeron M por um Pentium M resolvi fazer uma comparação entre as minhas duas máquinas com os clocks exactamente iguais.

Maquina 1:
Notebook Asus M6Ne
Pentium M 1.6Ghz a 1920Mhz (overclock feito pelo Clockgen)
2x256Mb DDR333 a 200Mhz

Maquina 2:
Desktop
Celeron M 1.5Ghz a 1920Mhz (pela BIOS)
2x256Mb DDR400 a 171Mhz em Dual Channel.

Corri os seguintes benchmarks:

PCMark 04
PCMark 05
Passmark Performance Test
RenderBench
SuperPI

Resultados dos testes (não avaliei testes de disco nem das gráficas)

PCMark 04 - Testes de CPU e de memória práticamente iguais.
PCMark 05 - Testes de CPU e de memória práticamente iguais.
Passmark Performance Test - Resultados práticamente iguais.
RenderBench - Celeron M mais rápido 2 segundos.
SuperPI - Pentium M mais rápido 6 segundos (40s vs 46s)


Link de comparação no PCMark 04 :arrow:
AQUI

Portanto na prática o Celeron M não perde em nada em relação ao Pentium M (SuperPI está longe de ser uma aplicação que usamos frequentemente :) )

A conclusão que cheguei é que apenas vale a pena trocar porque o Pentium M têm melhor poder de overclock do que o Celeron M devido a poder baixar o multiplicador do processador.

Avaliação Celeron M

+ Velocidade semelhante ao Pentium M no mesmo clock
+ Preço
- Menor poder de overclock que o Pentium M devido a não têr SpeedStep (multiplicador locked)

Avaliação Pentium M

+ Maior poder de overclock que Celeron M
+ Melhor em aplicações que usam Cache L2 (SuperPI)
- Preço Elevado
- Na prática a velocidade é semelhante a um Celeron M no mesmo clock

(Coloquei este post noutro forum e resolvi colocar aqui também)
 
Em termos de velocidade pura, nao andam muito longe um do outro clock-por-clock, mas os 2MB do M se for o Dothan coloca-o a milhas do celeron numa utilizacao do dia-a-dia.
De resto, a diferença é minima em termos de benchmarks sinteticos.
 
Stormgiant disse:
Em termos de velocidade pura, nao andam muito longe um do outro clock-por-clock, mas os 2MB do M se for o Dothan coloca-o a milhas do celeron numa utilizacao do dia-a-dia.

Não me parece que fique a milhas, mas ainda vou tirar isso a limpo com o SysMark 2004 e com o Winstone.
 
essa comparação não pode ser "levada a sério"!

existe uma variável extremamente importante que não está a ser levada em conta - o Chipset

interessante seria ver esse pentium M na P4P800SE - Intel 865PE - talvez usando outros testes de comparação.

aí poderiamos quantificar as milhas ...
 
Soviet disse:
essa comparação não pode ser "levada a sério"!

existe uma variável extremamente importante que não está a ser levada em conta - o Chipset

interessante seria ver esse pentium M na P4P800SE - Intel 865PE - talvez usando outros testes de comparação.

aí poderiamos quantificar as milhas ...

Calma, é isso que vou fazer, vêm a caminho um Pentium M 730 para a P4P800SE :007:
 
nao tou bem a ver essas milhas todas por causa da cache... nao te esqueças k o celeron M tem 1mb de cache, nao e a mxm coisa k os celerons desktops com 128/256k
 
Pá, nao sou noob nenhum em portateis... trabalho em alguns todos os dias... peguem num portatil com celeron e depois peguem num dothan e vejam a diferença... em benchmarks sinteticos até podem ficar perto, agora no dia-a-dia, com vários programas ao mesmo tempo e a trabalhar mesmo, que é para isso que eles foram feitos, nao para benchar, vê se nao fica a milhas...
 
Num portátil notas é mais a diferença de disco e de quantidade de memória do que a diferença de processador de Celeron M para Pentium M, de certeza que os portáteis com Celeron M que tu usaste tinham caracteristicas inferiores aos portáteis Pentium M e não era só no cpu.

Eu já tive um portátil Celeron M 1.5 emprestado (quando o meu Pentium M foi para a reparação) com Delphi, VS.NET, Oracle, SQLServer, IIS e tudo o resto que possas imaginar e pouca diferença se notava em comparação com o meu portátil Pentium M 1.6, claro que tinha um bom disco e bastante memória.

Amanha já testo o meu Pentium M 730 na P4P800SE com benchmarks não sintéticos... sysmark 2004 serve? :002:
 
tb axo k sim :D
Eu n troco o meu centrino por celeron nenhum :D :D :D
e digo k global/ celeron perde mt, pelo k tenho visto em portateis. mm no uso diario nota-s substancial/ a diferença :S
claro está k mem e disco conta mt sim...
 
smokerman disse:
os centrinos nao deviam ser mais potentes e superiores aos celeron? só nome arghhhh :x2:

O meu Celeron M não tem nada haver com os normais Celeron ou Celeron D.

O Celeron M é exactamente igual a um Pentium M mas com 1Mb Cache L2 e sem o Speedstep.
 
AndreAPL disse:
tb axo k sim :D
Eu n troco o meu centrino por celeron nenhum :D :D :D
e digo k global/ celeron perde mt, pelo k tenho visto em portateis. mm no uso diario nota-s substancial/ a diferença :S
claro está k mem e disco conta mt sim...

Desisto, basta escrever Celeron M que pensam que é mau ou associam com o Celeron/Celeron D!

É UM PROCESSADOR DIFERENTE QUE A INTEL TEVE A INFELIZ IDEIA DE CHAMAR CELERON, SE CALHAR O NOME MAIS CORRECTO SERIA PENTIUM M LE (Light Edition) :004:
 
Última edição:
PPL alguem me podia dizer a viabilidade de fazer um overclocking num Celeron 730??
É que ate agora toda a gente me disse que era suicidio puro fazer OC num portatil...
Do que preciso? Sabem onde posso encontrar informação?

É q isto de portateis é uma m**** correr jogos nem pensar :004: :004:
 
AndreAPL disse:
tb axo k sim
Eu n troco o meu centrino por celeron nenhum
e digo k global/ celeron perde mt, pelo k tenho visto em portateis. mm no uso diario nota-s substancial/ a diferença :S
claro está k mem e disco conta mt sim...

mas k conversa e esta dos centrinos?? centrino nao tem nd a ver com o pentium-m... centrino e o nome k a intel deu a plataforma de processador pentium-m+chipset especifico+wireless lan (protocolo e k agr nao me lembro).

kuanto a tarem a dizer k o celeron-m perde mt, e k tem uma diferença substancial, axu k isso e pura noobice ou entao falar a toa... trabalho diariamente com tanto um pentium-m 1.6 como com um celeron-m 1.5 como o do Mike, e asseguro-vos k a diferença de performance e praticamente nula/imperceptivel... nota-se alguma coisa, mas e uma coisa taum minima k e insignificante mxm (falo de diferenças de 1 a 2 segundos no maximo na mxm aplicação) apesar do clock do celeron-m ser inferior...

se falarem dos celerons desktop... ai sim... ha grandes diferenças... agora nos mobile?? poupem-me...
tal como o mike disse e mt bem, onde o pentium-m se safa mt melhor e no superpi, mas tb o superpi e de longe uma aplicação k não ligo mt...
 
mas eu digo-t k entre o meu Asus M2 e o Acer 4002mli a diferença de desempenho é MTA, e n só por causa do disco.... e sei do k digo tb, ambos tem config semelhantes, fora pentium m 1.3 (asus) vs celeron 1.4 (Acer) ...
mas tu la sabes, fica lá com a tua :P

(centrino define-s logo P-M .... n ves centrinos mobile pois n ? ... )
 
AndreAPL disse:
mas eu digo-t k entre o meu Asus M2 e o Acer 4002mli a diferença de desempenho é MTA, e n só por causa do disco.... e sei do k digo tb, ambos tem config semelhantes, fora pentium m 1.3 (asus) vs celeron 1.4 (Acer) ...
mas tu la sabes, fica lá com a tua :P

(centrino define-s logo P-M .... n ves centrinos mobile pois n ? ... )

O disco é igual, a quantidade de memória é igual? o SO é igual?

Agora não me dá jeito nenhum montar de novo o Celeron M porque já montei o Zalman 7000B Cu no Pentium M e dá um trabalho do caraças mas vou comprar uma board nova para o Celeron M e nos finais de agosto faço a comparação com os 2 PCs a 2.4Ghz com software de benchmark não sintéticos tipo Business Winstone e Content Creation Winstone.

Já corri esses benchs no P-M mas no celeron ainda não, mas por exemplo o Celeron M faz units de seti@home (das pesadas) em 1h 23min e o P-M com +200Mhz a mais do que o C-M faz a mesma unit em 1h 15min por isso a diferença não é grande.
 
Boas

Peço desculpa por desenterrar este tópico mas tenho um Asus M6Ne com 2x256mb ddr 333 com o Windows Vista o portátil arrasta-se.

Estava a pensar em por 1 Gb DDR 333. Alguem me sabe dizer se justifica o investimento? nota-se alguma diferença com estes 512mb de memória adicional?

alguem tem uma máquina destas com 1 gb para poder trocar impressões?
 
independentemente do cpu, aconselho-te a meter 2GB para Vista. Nota-se imenso o salto do 1 para os 2. Já meti num portatil recente mas com apenas 1GB, e até é celere, mas porra, 800M ocupados :S

Com 2GB, já corri em vários cpu's e não se nota tanto a diferença entre os processadores.
 
Back
Topo