1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Comparação de Distros

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Hige, 24 de Março de 2005. (Respostas: 10; Visualizações: 1161)

  1. Hige

    Hige Power Member

    Oi pessoal, vai tudo bem?

    É o seguinte meus amigos, tenho procurado aqui por uma thread que me diga os bons e os maus de cada distro, mas não encontro.Só vejo, "usa esta q é boa", "usa aquela que é bom para comecares", mas nada assim muito especifico do que procuro.

    Então, gostava de por aqui um "desafio", que tal mencionarem aqui, em todas as distros que conhecem e que valem a pena mexer mencionando o seu objectivo, o que tem de bom, o que tem de mau, pq se deve usar uma em vez da outra. Tipo essas coisas todas, se é que me fiz entender.

    Eu sei que existe muitos sites a falarem de distros, e acreditem q percorri muitos deles, mas nunca fiquei satisfeito. Falam sempre de que tipo é, o q faz, mas não existem comparações mesmo no sentido da palavra. (se souberem um site q diga isto tudo digam, pode-me ter escapado, o que é muito provável)

    Espero que me tenha feito entender naquilo que vos peço. Não só por mim mas também pelos noobs que querem comecar (como eu) e que possam escolher o que lhes interessa realmente, não que sigam uma distro só pq alguém num fórum lhe disse.

    Obrigado e desculpem qq coisinha :P
    Abraços

    mega_neo
    (irmão do Hige :007: )
     
  2. EndUser

    EndUser Power Member

    Apesar de não conhecer muitas distros, mas das que já experimentei o Fedora Core 3 parece-me ser uma especie de all-in-one, tem coisas positivas (faz o mount automático dos usb's) e outras negativas (não vem com suporte de mp3 e outros), mas para (começar) a aprender a brincar na consola tem sido engraçado.

    Tudo depende também daquilo que queres mesmo fazer com linux, é para começares a aprender? Talvez Mandrake, Mepis, Knoppix, Ubuntu fossem porreiras para começar :)
    Mas espera aí pela resposta dos guru's na matéria ;)
     
  3. xtr3me

    xtr3me Power Member

    As distros que eu uso:

    Debian: para mim tem o melhor gestor de pacotes do mundo linux (apt-get), tem 3 orientações diferentes, para 3 utilizações diferentes (estável, para quem que estabilidade acima de tudo .. mm que isso implice pacotes um pouco desactualizados -> servidores, testing, para o utilizador comum que quer fazer updates para pacote recentes mas estáveis, unstable para quem quer o mais recente implique isso o que quer que seja), e um pouco por causa da filosofia (leiam o contrato social da debian que vão perceber o que quero dizer).

    Slackware: bastante rápida por default, e porque já a uso há algum tempo e como gostei de andar a TER de configurar tudo da primeira vez que a usei (7.0 penso eu), ficou desde aí.

    Não me consigo separar de nenhuma destas 2, daí tentar utilizar sempre ambas ...

    Outras que recomendo:

    SuSE: pela facilidade de instalação e pela qualidade da distro. Para mim é importante promover o que é europeu, por isso prefiro SuSE ao Fedora ... mas tb pq é para mim superior em termos de qualidade em relação a este e tb ao mandrake

    E pronto

    Não falo aqui no Ubuntu pq nunca usei, mas alguém irá falar bem disso aqui ;)
     
  4. NoMercy

    NoMercy Power Member

    Hige, o que eu acho é que geralmente o pessoal que começa a experimentar linux, acaba sempre por experimentar mais que uma distro até achar uma com que se sinta confortável e que goste. Mesmo até depois de se achar uma que se goste, é provável que as experiências com outras não acabem, muitas vezes, apenas por curiosidade.
    As pessoas vão-te dizendo para experimentares esta ou aquela distro consoante a sua preferência e gosto, e no final, é disso que se trata a experiência linux :)
    Dai que, acho que qualquer distro serve para começar. Tudo depende um pouco do teu "background" e principalmente, da tua disponibilidade, gosto e determinação por aprender. Isto significa, que vais ter que te habituar a ler FAQs, READMEs, livros e documentação, etc... que é um pouco ao contrário da filosofia do windows que é um pouco "clica aqui e ali, lê uma informação muito reduzida (embora, para quem queira, também existe documentação extensiva e detalhada) aqui ou ali e já tá".
    Sendo assim, no meu caso recomendo-te slackware porque é a que uso e a que gosto. Fora isto, se preferires usar algo nacional (isto seguindo a linha de pensamento do xtr3me), tens sempre a Caixa Mágica e o Tugux (estou curioso para experimentar o tugux).
    Não te aconselho um daqueles distros que corre de CD, porque nunca é a mesma coisa do que teres o software instalado no pc.
    O único site, que me lembro no momento mas que provavelmente até já viste, que tem informação sobre todas ou quase todas as distribuições é o http://distrowatch.com/ .
     
    Última edição: 24 de Março de 2005
  5. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Conhecendo como conheço o pessoal do Tugux, acredito que, se eles tiverem tempo para desenvolver aquilo, rápidamente se tornará melhor que o caixa mágica.
     
  6. NoMercy

    NoMercy Power Member

    Acho que já tinhas dito isso algures por aqui e também já tínhamos tido esta discussão :D
     
  7. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Não me lembro :P
    Qual foi o resultado da discussão? :rolleyes:
     
  8. NoMercy

    NoMercy Power Member

  9. xtr3me

    xtr3me Power Member

    acabando o offtopic:

    sim, mas n se falou mais nada sobre o tugux ;)

    Back on topic :P
     
  10. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Vou falar um pouco da minha (curta) experiencia com linux :)

    Mandrake:
    - Facil de usar, boa facilidade de instalacao, permiter seleccionar facilmente os ambientes KDE, Gnome ou outro qq, assim como os pacotes a instalar.
    - Nao gostei muito do sistema de gestao dos pacotes (RPM modificados para mandrake)

    Suse:
    - Muito facil de usar, o mais parecido que encontrei com o windows (demasiado em algumas coisas), tem o YAST que permite configurar tudo facilmente e actualizar os pacotes (podem surgir problemas com as dependencias)

    Gentoo:
    - O "rei da configuracao" instalacao com linha de comandos e tudo perfeitamente configuravel. Mais dificil de instalar e usar, mas tens o guidebook no site do gentoo para nao te perderes ;) (Eu perdi-me, qq dia tento de novo :p)

    Mepis:
    - A minha distro actualmente, e recomendo mesmo. Instalacao a partir de um live cd, o que e bastante pratico. Gestao de pacotes com apt-get da debian, o que para mim e o melhor. O unico "senao" e que instala todo o software "ah la windows", sem escolha, mas tambem podes smp remover o que nao precisas ;)

    Ubuntu:
    - Muita gente fala bem desta distro, mas por acaso nao gostei, talvez por nao estar habituado ao ambiente gnome e por achar k podia estar mais "polida" nalguns aspectos.

    Em linux "one size doesnt fit all", portanto o ideal e mesmo experimentar varias pois nao existe uma "melhor", sao todas "diferentes" :p
     
  11. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Sou da mesma opinião do El_Uno.
    De facto é tudo isso que ele disse e como é gratuito, se tiveres um pc para brincar ficas completamente viciado.

    Sou um fan do mepis mas sou capaz de me virar para o Ubuntu qd sair a versão final.
    Os motivos são os seguintes:

    É uma distro que parece que tem todo o apoio. Não estou a falar do hype à volta dela. O Mepis é uma distro de uma pessoa com tudo de negativo que isso tem.

    O outro motivo é porque usam gnome que ainda não estou muito habituado mas temos já ai tb a possiblidade de usar o KDE. Ainda não está muito polido mas parece-me que vão lá.

    Só mais uma coisita a responder ao post nicial. Usa distros que sejam Live CD. Ai brinacas com as distros na boa sem estragar nada.
     

Partilhar esta Página