Comparação de Distros

Hige

Power Member
Oi pessoal, vai tudo bem?

É o seguinte meus amigos, tenho procurado aqui por uma thread que me diga os bons e os maus de cada distro, mas não encontro.Só vejo, "usa esta q é boa", "usa aquela que é bom para comecares", mas nada assim muito especifico do que procuro.

Então, gostava de por aqui um "desafio", que tal mencionarem aqui, em todas as distros que conhecem e que valem a pena mexer mencionando o seu objectivo, o que tem de bom, o que tem de mau, pq se deve usar uma em vez da outra. Tipo essas coisas todas, se é que me fiz entender.

Eu sei que existe muitos sites a falarem de distros, e acreditem q percorri muitos deles, mas nunca fiquei satisfeito. Falam sempre de que tipo é, o q faz, mas não existem comparações mesmo no sentido da palavra. (se souberem um site q diga isto tudo digam, pode-me ter escapado, o que é muito provável)

Espero que me tenha feito entender naquilo que vos peço. Não só por mim mas também pelos noobs que querem comecar (como eu) e que possam escolher o que lhes interessa realmente, não que sigam uma distro só pq alguém num fórum lhe disse.

Obrigado e desculpem qq coisinha :P
Abraços

mega_neo
(irmão do Hige :007: )
 
Apesar de não conhecer muitas distros, mas das que já experimentei o Fedora Core 3 parece-me ser uma especie de all-in-one, tem coisas positivas (faz o mount automático dos usb's) e outras negativas (não vem com suporte de mp3 e outros), mas para (começar) a aprender a brincar na consola tem sido engraçado.

Tudo depende também daquilo que queres mesmo fazer com linux, é para começares a aprender? Talvez Mandrake, Mepis, Knoppix, Ubuntu fossem porreiras para começar :)
Mas espera aí pela resposta dos guru's na matéria ;)
 
As distros que eu uso:

Debian: para mim tem o melhor gestor de pacotes do mundo linux (apt-get), tem 3 orientações diferentes, para 3 utilizações diferentes (estável, para quem que estabilidade acima de tudo .. mm que isso implice pacotes um pouco desactualizados -> servidores, testing, para o utilizador comum que quer fazer updates para pacote recentes mas estáveis, unstable para quem quer o mais recente implique isso o que quer que seja), e um pouco por causa da filosofia (leiam o contrato social da debian que vão perceber o que quero dizer).

Slackware: bastante rápida por default, e porque já a uso há algum tempo e como gostei de andar a TER de configurar tudo da primeira vez que a usei (7.0 penso eu), ficou desde aí.

Não me consigo separar de nenhuma destas 2, daí tentar utilizar sempre ambas ...

Outras que recomendo:

SuSE: pela facilidade de instalação e pela qualidade da distro. Para mim é importante promover o que é europeu, por isso prefiro SuSE ao Fedora ... mas tb pq é para mim superior em termos de qualidade em relação a este e tb ao mandrake

E pronto

Não falo aqui no Ubuntu pq nunca usei, mas alguém irá falar bem disso aqui ;)
 
Hige, o que eu acho é que geralmente o pessoal que começa a experimentar linux, acaba sempre por experimentar mais que uma distro até achar uma com que se sinta confortável e que goste. Mesmo até depois de se achar uma que se goste, é provável que as experiências com outras não acabem, muitas vezes, apenas por curiosidade.
As pessoas vão-te dizendo para experimentares esta ou aquela distro consoante a sua preferência e gosto, e no final, é disso que se trata a experiência linux :)
Dai que, acho que qualquer distro serve para começar. Tudo depende um pouco do teu "background" e principalmente, da tua disponibilidade, gosto e determinação por aprender. Isto significa, que vais ter que te habituar a ler FAQs, READMEs, livros e documentação, etc... que é um pouco ao contrário da filosofia do windows que é um pouco "clica aqui e ali, lê uma informação muito reduzida (embora, para quem queira, também existe documentação extensiva e detalhada) aqui ou ali e já tá".
Sendo assim, no meu caso recomendo-te slackware porque é a que uso e a que gosto. Fora isto, se preferires usar algo nacional (isto seguindo a linha de pensamento do xtr3me), tens sempre a Caixa Mágica e o Tugux (estou curioso para experimentar o tugux).
Não te aconselho um daqueles distros que corre de CD, porque nunca é a mesma coisa do que teres o software instalado no pc.
O único site, que me lembro no momento mas que provavelmente até já viste, que tem informação sobre todas ou quase todas as distribuições é o http://distrowatch.com/ .
 
Última edição:
Conhecendo como conheço o pessoal do Tugux, acredito que, se eles tiverem tempo para desenvolver aquilo, rápidamente se tornará melhor que o caixa mágica.
 
Vou falar um pouco da minha (curta) experiencia com linux :)

Mandrake:
- Facil de usar, boa facilidade de instalacao, permiter seleccionar facilmente os ambientes KDE, Gnome ou outro qq, assim como os pacotes a instalar.
- Nao gostei muito do sistema de gestao dos pacotes (RPM modificados para mandrake)

Suse:
- Muito facil de usar, o mais parecido que encontrei com o windows (demasiado em algumas coisas), tem o YAST que permite configurar tudo facilmente e actualizar os pacotes (podem surgir problemas com as dependencias)

Gentoo:
- O "rei da configuracao" instalacao com linha de comandos e tudo perfeitamente configuravel. Mais dificil de instalar e usar, mas tens o guidebook no site do gentoo para nao te perderes ;) (Eu perdi-me, qq dia tento de novo :p)

Mepis:
- A minha distro actualmente, e recomendo mesmo. Instalacao a partir de um live cd, o que e bastante pratico. Gestao de pacotes com apt-get da debian, o que para mim e o melhor. O unico "senao" e que instala todo o software "ah la windows", sem escolha, mas tambem podes smp remover o que nao precisas ;)

Ubuntu:
- Muita gente fala bem desta distro, mas por acaso nao gostei, talvez por nao estar habituado ao ambiente gnome e por achar k podia estar mais "polida" nalguns aspectos.

Em linux "one size doesnt fit all", portanto o ideal e mesmo experimentar varias pois nao existe uma "melhor", sao todas "diferentes" :p
 
Sou da mesma opinião do El_Uno.
De facto é tudo isso que ele disse e como é gratuito, se tiveres um pc para brincar ficas completamente viciado.

Sou um fan do mepis mas sou capaz de me virar para o Ubuntu qd sair a versão final.
Os motivos são os seguintes:

É uma distro que parece que tem todo o apoio. Não estou a falar do hype à volta dela. O Mepis é uma distro de uma pessoa com tudo de negativo que isso tem.

O outro motivo é porque usam gnome que ainda não estou muito habituado mas temos já ai tb a possiblidade de usar o KDE. Ainda não está muito polido mas parece-me que vão lá.

Só mais uma coisita a responder ao post nicial. Usa distros que sejam Live CD. Ai brinacas com as distros na boa sem estragar nada.
 
Back
Topo