1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Análise Comparativo Intel Core 2 Quad Q6600 B3 vs G0

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por JPgod, 14 de Agosto de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 12344)

1. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Boas

Deixo aqui um pequeno comparativo ao cpu do momento o Intel Core 2 Quad Q6600, nas revisões "B3" e "G0".

As diferenças entre estes dois steppings resume-se a menor TDP e consumo, 95w na versão G0 e 105w na versão B3 e correcção de 35 bugs/erratas.

No resto são iguais, 266 fsb, 9x multiplicador, 2400 mhz velocidade defaut, 8192 de cache L2 total (4096 por cada par).

Mas a redução do TDP é mesmo notória e resulta em menor consumo em overclock, muitos tem perguntado.

Bem, eu tive a oportunidade de utilizar os dois cpus sob as mesmas circunstâncias...
    Primeiro deixo umas pics de família:

Core 2 Quad Q6600, revisão "G0" - A diferença entre o B3 e o G0 pelo exterior é naquele conjunto de 5 caracteres, nos G0 diz SLACR e nos B3 diz SL9UM, tanto está gravado na superfície do CPU, como no decalque da caixa, caso seja um cpu inbox, mas neste caso trata-se de um cpu TRAY.
    Q6600 G0 vs Q6600 B3

O sistema (revelante para o comparativo) utilizado é:

* board: ASUS P5K-E, com a bios 0503
    * ram: 2x 1024 Team Elite DDR666
    * gráfica: ASUS x1300 pro
    * Cooler: Xp90c + noiseblocker SE2 92 mm

E agora os results:

Nesta pic, o Core 2 Quad Q6600 "G0" está a correr nos mesmos settings que estava a utilizar o B3, não mudei nada, foi só trocar de cpu, ir a BIOS confirmar os settings (A board, por alterar o CPU, arrancou a defaut, mas na bios nada se perdeu, foi só salvar e siga) e entrar no windows. O cpu está a full load com o tão conhecido BOINC.

Em relação ao B3, nas mesmas circunstancias o core temp estaria a reportar cerca de 15ºc a mais, ou seja 66ºc +- 2ºc e o report de load da UPS MGE a cerca de 35% +-1%. Ou seja, uma queda de 15ºc e cerca de 15-20w no consumo com os mesmos settings 8|

Ainda cheguei ter o Q6600 B3 a 400x8 full load a cerca de 1.41v, mas o aquecimento era algo considerável, com o core temp a ir a quase 100ºc:wow: e a superficial do cooler já bastante quente (mas não a queimar, demonstrando que os 100ºc eram irreais).

E os consumo/aquecimento mais baixo resultou numa melhor capacidade de overclock, tendo já efectuado benchs diversos a 400x9 = 3600 mhz a apenas 1.41volts,se bem que pro dia-a-dia não é possivel, porque nestes clocks e voltagem, o cpu aquece,aquece, aquece e puff, vem-e abaixo (Eu chamo isso a temperature wall, quando fica limitado pelo arrefecimento) e estou a utilizar por agora 425x8 = 3400 mhz a "apenas" 66-70ºc em load (Estas temperaturas, seja com G0 ou B3, posso considerar exageradas, porque o meu cooler não está nem de perto tão quente quanto isso), ou seja pouco mais que os tais 3 ghz a 1.27x 8| Clocks destes num Q6600 B3 a ar são totalmente impensáveis, só estando ao alcance de bons sistemas de WC. Alem disso a própria board aquece menos!

Concluindo, estes Q6600 G0 saíram de facto excelentes, tendo com isso cerca de 400 mhz de capacidade de overclock (isso pode variar de sistema em sistema) com o mesmo aquecimento/consumo que os anteriores B3, que podia chamar de "fornalha". Quem tem sistemas a ar e não quer investir num quad por aquecerem demais, podem ficar descansados. Com coolers a ar de qualidade (um tuniq tower é excelente para estes meninos), clocks entre 3300 a 3600 pro dia-a-dia são perfeitamente possíveis, podendo chegar a 3800 a 4 ghz com watercooling ou até mais :D

Última edição: 14 de Agosto de 2007
  2. jjmaia

jjmaia What is folding?

Vou comprar essa CPU, e agora vejo a rela diferença dos dois. Obrigado pelo comparativo. Excelente trabalho :D

3. Jasy

Jasy Power Member

Espetaculo!
    Estava a achar estranho tu nao estares a vender o B3 enquanto esperavas o G0.

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Foi vendido por fora dos foruns:D

5. Jasy

Jasy Power Member

6. Mordorr

Mordorr Power Member

Ola destr0yer

Porreiro encontrar-te aqui:lol:.

O meu já ca canta. La para sexta começo a monta-lo!

Vamos ver como corre.........:004:

7. zoidberg

zoidberg Folding Member

so venho confirmar que o stepping g0 de facto é muito muito fresco.
    Não tenho OC, e com o TuniQ como cooler e neste momento, depois de ter estado a jogar tenho 31º no CPU ( 25 + 25 + 22 + 23 º nos cores ) uma verdadeira maravilha

8. NB.elemenohpee

NB.elemenohpee Power Member

muito bom o comparativo so que eu acabei de comprar meu b3 :( e esta a 3200 mhz, mas quase comprei uma p5k deluxe hoje so que vou montar outro pc so em 2008 depois q sair o crysis.

9. Mordorr

Mordorr Power Member

Tenho aqui uma P5K-E e um WB a espera......

Falta a gráfica, que so vêm sexta:zzz:

Estou em pulgas..

Vai-me demorar um dia, so a desmontar o antigo, e preparar este, mas vai valer a pena.

Cumps,

10. Mordorr

Mordorr Power Member

32/33º a agua, com 3000MHZ:004:

Lindo!

11. SONY

SONY Power Member

Excelente comparativo.Tambem estou a pensar em comprar um Q6600,mas vou esperar mais algum tempo pelo os Quad Core da AMD

12. Mordorr

Mordorr Power Member

Acabadinho de fazer e fresquinho:x2:

13. Qu0rk

Qu0rk Power Member

Onde se pode encontrar uma lista de correcções dos 35 bugs/erratas?

14. luis15

luis15 Power Member

Muito bom este comparativo...estou a pensar comprar o 6600 GO, mas ainda vai demorar uns tempo porque nao ha "guito"..

15. spytech

spytech Mega BOINC

lol, consideras isso fresco??

na minha opiniao isso e um cpu mt kente, mas e quad, portanto...

16. kal13

kal13 Power Member

Boas.
    Alguem podia meter aqui as temperaturas do Q6600 G0 com o stock cooler metido e em Default?

17. Punish3r

Punish3r Power Member

tao aqui as minhas da 1ª vez k foi ligado!

fikem bem pessoal!
    abraço

18. Mordorr

Mordorr Power Member

Altas...muito altas......:004:

Partilhar esta Página