Compatibilidade entre controladora de disco e chipset nvidia /intel

Jiraya

Power Member
Boas a todos:

Possuo um sistema AMD dual opteron 185 + motherboard asus A8NSLI-Deluxe e como já tive uns sustos com a controladora onboard,estou decidido a instalar uma controladora de disco,nomeadamente a 3ware 9650SE de 4 portas.
Acontece que essa controladora é de interface pcie-X4 e como não tenho esse slot na minha board e muito menos não dá para aproveitar o 2ºslot gráfico do SLI (pois esse slot apenas tem bus X1),pensei em adquirir a motherboard A8N32SLI.
Como esta board tem mais linhas de bus e já trás um slot X4,a minha dúvida consiste em saber se esse slot X4 é nativo ou se usa bus X1,já que o manual online da board não esclarece acerca dessa compatibilidade total. Estou também um pouco reticente pois é apostar numa tecnologia com mais de 2 anos.
Vi em fóruns certas pessoas que não se deram muito bem nessa board + controladora highpoint,areca (com 3ware nunca vi ninguem). Se fosse para um sistema novo,apostaria na P5E64 Workstation,mas como ainda quero que o amd dure mais um bocado...não sei bem o que fazer ainda.

Alguem me poderia dar opiniões,conselhos ou que tenha mais experiência nessas controladoras com o chpset nforce 4 SLI X16 (Asus A8N32SLI-Deluxe) ?

Muito obrigado.
 
Encontrei um comentário de uma pessoa que adquiriu a controladora e a quis meter numa A8NSLI-Premium (chipset nforce 4 SLI,ou seja apenas 20 lanes).

"I have the Asus A8N-SLI Premium motherboard in which I had planned to use the X4 slot to install this card. It functions, but if you look closer in the controller BIOS information, it shows PCIE X1, which the card is capable of. It should be running PCIE X4 at 1000MBps to achieve full transfer potential. (X1 runs at only 250MBps or 250MBps per lane.) Next I plugged into the X16 slot (second SLI slot which I was not using for video.) The card would not initialize. Although I couldn't find any documentation stating this, I had to switch the motherboard bios to Dual Video Cards, then the 9650 was recognized, and showed X4 in the information page of the BIOS (4 lane in the 3DM2 web application.) I am using 009 BIOS revision for the A8N-SLI Premium, for reference. This card is an excellent upgrade if you can afford it."

Portanto,penso que com a A8N32SLI (que possui 38 lanes),a coisa deve ficar resolvida,ou seja,não preciso de usar o modo SLI e talvez o slot X4 que traz,seja X4 nativo...o que acham?

Obrigado a todos.
 
Back
Topo