comportamento anormal do cooler

Inoculado

Power Member
Boa tarde ,

escrevo pelo seguinte ,ultimamente detectei um comportamente estranho ou q nao é muito habitual ,com o meu co<mputador. ele com a caixa fechada ao fim de alguma tempo começa a ventoinha do processador a trabalhar mais rapido ,mais rotaçao portanto ,percebi isto porque ao mesmo tempo ouvia um barullho q ao principio pensei q fosse do disco ,q tenho por habito nunca apertar os parafusitos todos ,mas desta x ate os meti todos ,4 parafusos em cada disco . o barulho continuou depois disso e reparei q final era da ventoinha acontece q eu quando abro a caixa percebo de imediato q o cooler baixa de rotaçao e establiza rapidamente .

estou algo preocupado com esta situaçao ,porque nao quero torrar o processador alem do barulho ser incomodativo .
medi as temperaturas com o everest e estavam normais entre 40º mais ou menos
devo tomar algumam medida de precauçao ?

tenho um amd 64 3800+ ,com o cool & quiet activo

obrigado
 
Controla as rotações com um programa(tipo everest ou speedfan).. a ver se percebi bem, quando tens a caixa aberta isso roda devagar e quando tens a caixa aberta isso roda depressa?

Cumps
 
Inoculado:
em que parte é que remover a pasta f**** o pc???????
não tens nenhum cabo a roçar na fan do cooler?
não existe nenhuma razão palusível para que a rotação da fan ou o ruído se alterem com a simples remoção da lateral!
 
EXACTAMENTE ,imediatamente apos abrir a caixa ele baixa a rotaçao e establiza .
ja pensei na pasta termica em renovar a pasta termica mas o pc nem um ano tem ,
vou ..vou para ai sacar o yahoo widgets e meter as temperaturas e as rotaçoes no desktop.
se as rotaçoes estiverem elevadas ..?
 
em que parte é que remover a pasta f**** o pc?
tu sabes qual é a funçao da pasta termica? a massa termica tem a funçao de dispersar a temperatura criada pelo processador por um todo ,de forma homogenea (penso eu ,se nao for exactamente assim é mais ou menos
se a remover a massa termica e nao repor ,obviamente q estraga
e a alem do mais a que vem de origem com o cpu ,é sem duvida melhor das q encontramos a venda.
 
Se a velocidade da ventoínha do cooler diminui mal abres a lateral pode significar que o interior da caixa aquece demasiado, talvez por não teres nada a extrair o ar quente da mesma em condições.

Que caixa tens? Com quantas ventoínhas e onde? Já alguma vez limpaste o cooler e restantes ventoínhas? Como está a arrumação dos cabos? Tanta coisa pode estar a contribuir para o problema de aquecimento da caixa (não vejo outra razão para que ao abrires a lateral automaticamente o cooler do cpu diminua logo a velocidade).

Cumps
 
Inoculado:
vim aqui porque me pareceu que estavas com um problema e que precisavas de ajuda....
não vim aqui receber lições sobre pasta térmica!!!!!
eu devo estar completamente f***** tenho vários processadores (bulk) que vieram sem pasta térmica e tive de colocar o que havia "por aí"....shiiiii não sabia que não havia melhor pasta do que aquela que (às vezes) vem com os processadores....
tem um óptimo fim-de-semana....
 
pa ti tb luikki , bom fim-de-semana

A caixa que possuo é<uma mais antiga q o pc ,uma q tinha em um pc anterior ,nunca me preocupei mt com caixas ,mas ja a algum tempo q penso adquirir uma superior.
os cabos tenho atençao a isso e tento disponiblizalos da melhor forma ..quanto ao po ,tb tenho o devido cuidado ,e limpo tudo com frequencia .
obrigado a todos .
se mais alguma coisa houver a acrescentar ..sintam-se a vontade
 
Compra uma caixa..e umas ventoinhas..frontal intake...traseira out take...e ainda se poderes--> topo outtake..

E como já disseram...muda a pasta térmica...Artic Silver 5 is the choice..

cumps
 
tb penso q sim e por esse motivo ja estive para desligar o cool & quiet ,eu tenho por habito quando fecho a caixa deixa la desapertada
preciso de uma caixita nova ,esta ja passou do prazo

obrigado pelo teu coment whooper
 
Só mesmo para referencia: as pastas que normalmente vem com os CPU's são uma valente m€rd@!
Colaram literalmente o meu cooler stock ao processador!
E ao fim de algumas semanas aquilo tava tao rijo que parecia cimento!
Cumps!
 
ha casos e casos ,eu li num artigo ,ja nao sei se da AMD mesmo ,e a pessoa q escreveu..bem nem vale a pena comparar.
Tirei uma placa de TV da pinnacle q havia posto ha um tempo ,tentei me lembrar se coincidia com o o problema q estava a ter ,tirei de qualquer maneira e ate agora nao voltou a acontecer .pode ser q o problema esteja resolvido com esta pequena intervençao
 
Só a partir dos 60ºC é que a tempertaura passa a ser demasiado alta para um cpu. Quanto às rotações, isso pode ser o sensor da ventoinha que está marado, ou então as rpm, são mesmo assim.Isso depende de cooler para cooler
 
Back
Topo