Compra ou não de novo disco SSD?

Napster_PT

Power Member
Como o nome do tópico indica, estou na dúvida se devo ou não comprar um novo disco SSD para o meu portátil.

Já há algum tempo que tenho reparado que quando ligo o portátil, ele demora alguns minutos (não acontecia no início, ou seja, quando há uns anos comprei o SSD) até ir para a parte onde tenho que introduzir as minhas credenciais.

Depois tudo "corre" (aqui entre aspas que já explico) bem.
O que acontece é que as vezes o disco faz um barulho estranho durante uns minutos e depois passa.
Tanto acontece ao ligar o portátil como quando já estou no Windows.

O disco SSD atual é o Samsung SSD 850 EVO mSATA de 250 GB.

Acham que devo fazer um upgrade/update ou deixar estar como está?

Aguardo pelas vossas preciosas ajudas e sugestões.

Obrigado

Cumprimentos
 
O disco faz barulho? É que se o atual for um SSD não é suposto fazer barulho, porque não tem partes mecânicas.
Ou o disco atual é um HDD e estará para morrer ou o barulho é doutro componente.
 
Um SSD não faz barulho, estás a interpretar mal de onde vem o ruído.
Não poderá ser da ventoinha? Limpa o portátil nas entradas e saídas de ar, se conseguires abre e vê se a ventoinha não está cheia de sujidade.
Vê também o estado da bateria. No limite até pode ser um condensador na board a dar o berro. Há quanto tempo o barulho ocorre?

Podes ainda fazer um teste ao SSD pelo software da Samsung. O SMART está Ok?
 
O disco faz barulho? É que se o atual for um SSD não é suposto fazer barulho, porque não tem partes mecânicas.
Ou o disco atual é um HDD e estará para morrer ou o barulho é doutro componente.
Eu penso que seja do disco...
Faz um barulho durante uns minutos quando ligo o portátil ou quando já estou no Windows a fazer as minhas coisas.
Isto não é sempre. É de vez em quando.

O atual é o SSD mas quando há uns anos comprei o portátil vinha com um HDD que depois substituí por um SSD e acrescentei (isto não conta muito para o motivo da criação do meu tópico) mais RAM.
Um SSD não faz barulho, estás a interpretar mal de onde vem o ruído.
Não poderá ser da ventoinha? Limpa o portátil nas entradas e saídas de ar, se conseguires abre e vê se a ventoinha não está cheia de sujidade.
Vê também o estado da bateria. No limite até pode ser um condensador na board a dar o berro. Há quanto tempo o barulho ocorre?

Podes ainda fazer um teste ao SSD pelo software da Samsung. O SMART está Ok?
Se calhar o problema não é do SSD.
Interpretei mal.

Poderá ser da ventoinha, sim.
Vou tentar abrir o portátil e limpar a parte da ventoinha.

Estado da bateria?
99,5% das vezes não uso bateria anexa ao portátil.
È sempre ligado o cabo a tomada.

O barulho acontece já há uns meses não sabendo ao certo há quanto tempo.

Que teste e software falas?
Se me puderes dizer qual é, agradeço.
 
Última edição:
O barulho não é do SSD de certeza, a não ser que este tenha ficado mal instalado e com a vibração da ventoinha este esteja a vibrar.
Abre o portátil e vê se o SSD está bem instalado (parafusos mal apertados ou SSD mal colocado), limpa bem os dissipadores e ventoinhas com um pincel e sopra isso , com um secador de cabelo ( no frio), se não tiveres melhor à mão.
Quanto à lentidão faz o que já te disseram, instala o Samsung Magician e executa um diagnóstico, para ver se o tempo de vida útil do SSD não está no final. Também é provável que está situação seja devida ao espaço total ocupado do SSD estar estar acima de 75%, se assim for ou compras um com maior capacidade, ou desinstalas e apagas programas e ficheiros desnecessários, ou sujeitas-te a essa lentidão, que provavelmente vai piorar com o passar do tempo.
 
Back
Topo