comprar ou não comprar a wii? algumas perguntas

sahba

Membro
olá! saudações ao Forum

registei-me aqui para poder obter feedback sobre a Wii. acabei de gastar parte da última meia-hora a procurar neste forum por um post semelhante ao que quero pôr, mas não o encontrei. lamento se já existir.

eis as consolas que já tive:
nes
game gear
n64

estou muito interessado em comprar uma wii. ainda não investiguei muito. mas atrai-me muito a ideia dos party games (joguei por exemplo o bishi bashi na PS1 - jogo impecável para passar um bom bocado com amigos). mais, fascina-me a nova jogabilidade. e parece que a wii tb tem jogos para jogar sozinho, o que é bom.

no entanto, tenho algumas (muitas) perguntas - agradeço a quem responder a quaisquer delas! :)
1) alguém aqui já detectou problemas de desgaste ao longo do tempo prematuros? por exemplo: um botão começar a dar problemas, um cabo começar a falhar, coisas assim
2) como são os gráficos, afinal?!
3) como é a lista de jogos para a wii?
4) a virtual console é boa?
5) a jogabilidade é realmente tão boa como se diz?
6) o consumo de pilhas do wiimote é tolerável?
7) o comando da wii é bom? para jogar, por exemplo, jogos como o super mario 64?
8) alguém se atreve a lançar um palpite sobre um possível price drop num futuro próximo?

agradeço desde já a vossa participação :)

abraços, happy wiing!

sahba
 
1) não;
2) costumam ter 2 eixos e linhas. às vezes têm barras;
3) grande e comprida;
4) é cara, mas é fixe;
5) ninguém te vai dizer se TU gostas ou não;
6) qualquer pessoas com respeito pelo planeta onde vive já se limitaria a usar apenas pilhas recarregaveis. duram cerca de 20 horas;
7) é;
8) não.
 
1) alguém aqui já detectou problemas de desgaste ao longo do tempo prematuros? por exemplo: um botão começar a dar problemas, um cabo começar a falhar, coisas assim
2) como são os gráficos, afinal?!
3) como é a lista de jogos para a wii?
4) a virtual console é boa?
5) a jogabilidade é realmente tão boa como se diz?
6) o consumo de pilhas do wiimote é tolerável?
7) o comando da wii é bom? para jogar, por exemplo, jogos como o super mario 64?
8) alguém se atreve a lançar um palpite sobre um possível price drop num futuro próximo?

Bem vindo :D

1) A minha está como nova, só o joystick um pouco amarelo, mas isso é normal...

2) Jogos que não sejam da Nintendo têm gráficos tipo PS2/GC (mas nem todos), mas temos que ver que a consola nem um ano tem. Agora se fores ver os gráficos do SMG e do MP3, até te borras :D A Wii consegue gráficos espectaculares, mas em SD (800 e qualquer coisa por 480 pixeis), enquanto que a PS3 e a X360 usam uma imagem maior, em HD (1300*720 ou 1980*1080). Se não tens TVHD não tens emsmo que te preocupar.

3)A Wii está-se a tornar numa consola generalista. Ou seja. Encontras FPS, RPG's, Jogos de Luta, jogos de plataformas, jogos Arcade (a Sega está a apostar muito na Wii). Portanto, podes ter a certeza que a Wii é a consola para todos os tipos de jogos. Por enquanto só falha num tipo, jogos de carros tipo GT e Forza...)


4) Sim, por enquanto tens acesso aos jogos de NES, SNES, Mega Drive, N64 e Turbo GrafX. Vai saindo sempre mais jogos, e consta que vamos ter jogos de outras consolas/plataformas.

5) Sim, perfeita mesmo. Mas atenção que em alguns jogos a jogabilidade nem sempre é bem feita. Mas regra geral tem sido muito boa e bem feita.

6) Acho que sim. Podes desligar o altifalante e a vibração para poupar pilhas, mas o que te aconselho é usares pilhas recarregáveis, é como se fossem baterias, e a Natureza agradece :D

7) Super Mario 64, que tens na VC, usas o comando clássico ou um comando da Gamecube. Já o substituto do Mario64, que é o Super Mario Galaxy (SMG) usa o sensor de movimentos, como o jogo não saiu, não podemos falar da jogabilidade, mas eu confio nos génios da Nitnendo :D

8) Eu atrevo-me, e digo-te que podes esperar sentado... A consola já é barata (isto comparando com as concorrentes), e a vender como vende, não deve descer de preço, mas se esperares até ao natal, devem aparecer packs com jogos, e assim podes poupar uns 20/30€ num jogo :)
 
Antes de mais bem vindo ao forum :)

1) alguém aqui já detectou problemas de desgaste ao longo do tempo prematuros? por exemplo: um botão começar a dar problemas, um cabo começar a falhar, coisas assim
Já houveram problemas técnicos, mas sempre a titulo de defeito abrangido pela garantia, butões a dar problemas e cabos a falhar não tivemos, mas há algumas consolas da primeira fornada que avariaram e tiveram de ser substituídas.
2) como são os gráficos, afinal?!
A consola foi desenhada para Standard Definition (a resolução das TV's normais) pelo que ao contrário da PS3 e X360 não pretende fazer alta definição, face a isso e comparada com as ultimas consolas SD (last gen), é um melhoramento, dado que estamos perante equipamento mais potente.

Mas esse ganho ainda nem sempre é visto porque inicialmente muitos developers investiram em ports sem certezas do equipamento vingar, e mesmo agora, muitos têm de aprender a trabalhar com ele... Empresas como a Konami estão tirar rapidamente bons resultados no entanto.

Para teres uma ideia do que o equipamento é capaz dá uma olhada a um trailer do Mario Galaxy ou Metroid Prime 3.
3) como é a lista de jogos para a wii?
na thread de directório do forum podes ver uma lista de tópicos criados na secção Wii:

-> http://www.techzonept.com/showthread.php?t=177200

Há também uma thread de exclusivos, que já está a ficar um pouco desactualizada dada a natureza frenética dos últimos meses, mas nos ultimos posts refere os conteúdos novos:

-> http://www.techzonept.com/showthread.php?t=156938
4) a virtual console é boa?
Cumpre o que se propõe a fazer, é essencialmente um iTunes de jogos retro, cujo conteúdo vai saindo semanalmente. Neste momento já passa dos 120 jogos disponiveis.
5) a jogabilidade é realmente tão boa como se diz?
Depende da implementação, há coisas que não vale a pena serem forçadas pelo que se fôr uma adaptação desinspirada e em cima do joelho as probabilidades é que não será melhor que com o comando clássico.

Dito isto sou apologista de que uma boa transição é possivel para todos os jogos, por isso a minha opinião é que sim, desde que devidamente adaptado/concebido.

Mas claro, um jogo beneficia muito de ser feito para o Wiimote, e não "adaptado para ele".
6) o consumo de pilhas do wiimote é tolerável?
É variável...

Passo a explicar, o Wiimote tem features que podes ou não usar tais como o apontador que serve para apontares para a TV (sempre usado em shooters), e claro a própria marca das pilhas tem influencia.

Dito isto, as medições falam de 30 horas de autonomia sem pointing features, e umas 15 horas de autonomia com pointing features, jogos como Zelda fazem utilização mista, utilizando apenas quando precisam pelo que se situarão algures no meio.
7) o comando da wii é bom? para jogar, por exemplo, jogos como o super mario 64?
Sim, é perfeitamente capaz, dito isto... embora o Mario 64 esteja disponível na Virtual Console terás de usar um comando clássico (Gamecube ou Classic controller) para o jogar, pelo que não podes jogar Mario 64 com o Wiimote.

O mais próximo disso é o Mario Galaxy que a própria Nintendo diz ser o sucessor directo do Mario 64.
8) alguém se atreve a lançar um palpite sobre um possível price drop num futuro próximo?
Não me atrevo, com as vendas actuais e a falta de stock no resto do mundo não faria muito sentido, por isso diria que não pelo menos até inícios de 2008. (e duvido que caia de preço nessa altura)

Mas o mercado ditará quando o equipamento desce de preço.
 
Boas vou dar os meus 2 centimos pra ver se ajuda :)

1) ainda não notei desgaste, mas não a tenho assim ha tanto tempo, 4 meses talvez.


2) Os graficos ainda são quanto a mim uma incognita sendo que a consola ainda é recente, mas em alguns jogos como o MK: Armaggedon nota-se que a consola tem potêncial, mas claro nada comparável com as outras consolas desta geração.

3) Melhor do que as outras consolas da nintendo tiveram, isto na minha opinião. E convém ter em conta que algumas grandes produtoras estão agora de olhos virados na wii, algumas fizeram até comunicados a dizer que vão apostar em jogos nesta consola, caso da UBISOFT e se não estou em erro da EA. Vi tb há pouco tempo uma notícia que dava conta que há cada vez mais estudios a fazer jogos para a wii e menos para a XBoX 360 e PS3, em grande parte devido a diferença de custos de produçao.

4) Bem.. em termos de leque de jogos tens realmente muitos e alguns até da gosto de matar saudades.. mas os mais baratos são 5€ ( se não me engano, ou não mudou entretanto ) e estou a falar de jogos da nes. Ainda houve muita discussão em torno destes preços e gente à espera que jogos do NES por exemplo fossem grátis, mas na altura que comprei a minha, li uma noticia que dizia que a nintento tinha vendido até à data 3 milhões de titulos pela VC, partindo do principio que foram todos dos mais baratos, a nintendo fez 15 milhões de euros só em joguinhos da NES, maneiras que não parece provável que baixem os preços tão depressa :)

5) Depende do jogo, houve jogos que foram uma perfeita desilusão como o Medal of Honor ( ou Call of Duty??? lol não me lembro qual ), ou o Red Steel, isto porque foram feitos à pressa. Noutros a jogabilidade está bastante boa ou pelo menos aceitável, o wii sports por exemplo está bom o suficiente para te divertires bastante com amigos. Ao contrário do que eu estava a espera o Mortal Kombat está bastante bom, e o Zelda não está nada nada mau.

6) Bem.. na minha opinião nao. Se tiverem um uso intensivo consomem as pilhas num instante, estou sériamente comprar as baterias e a charging dock, mas tenho de ler algumas reviews.

7) Não sei, ainda não joguei nenhum jogo do género na Wii.

8) Pois... a unica coisa que te posso dizer é que a consola têm vendido bastante bem, e a avaliar o comportamento da Nintendo em relação à DS que têm tido um sucesso equivalente, a queda de preços pode ser lenta.

Já agora deixa me dizer-te que comprei a Wii precisamente pelo conceito de party games. Tenho apenas 2 desse género, o wii sports que vem com a consola, e o wii play que vêm com um wiimote. E estes já dão para umas boas horas de divertimento, quando me dá a sede de sangue lá tenho de ir fazer uns fatalities :p

Sorry for the long post, espero que tenha ajudado
 
enquanto espero por mais respostas fantásticas como as vossas, queria só agradecer o feedback que já foi dado :) muito fixe da vossa parte! :)

entretanto, devo dizer que me espantei com os gráficos. a ideia que tinha era que eram piores do que na n64, por exemplo. pudera, vi pouco mais do que o wii sports, e li por aí que os gráficos eram maus (em comparação com as outras) - era difícil ficar com uma ideia diferente! ou seja, quando segui a indicação de ver o trailer do SMG até me babei... :D
 
Bem já disseram tudo.

Xii pensavas que eram piores que os da N64! :lol:
Bem nos primeiros meses que a consola saiu os graficos eram relativamente maus, mas o futuro parece ser bom, vai a thread do mario galaxy e mp3 e vê por ti mesmo. Não são tão bons como os das concorrentes, mas o Metroid Prime 3 na minha opinião tá quase com uma qualidade grafica de um jogo de xbox 360 ou ps3.
Resumindo:
Os controlos são muito bons, usa pilhas recarregaveis, a mim já se estragou um wii mote, mas vou enviar para a concentra, eles dao-me outro a borlex, o nunchuk fica com o joystik amarelado, mas não é grave, a lista de jogos é grande e boa, a virtual console, tem muitos e bons jogos apesar de parecer caro, alguns merecem tal preço.

A proposito bem vindo a techzone.
 
yay eu tambem!

1) alguém aqui já detectou problemas de desgaste ao longo do tempo prematuros? por exemplo: um botão começar a dar problemas, um cabo começar a falhar, coisas assim

houve problemas, mas não para mim, e as wiis mais novas devem ter os problemas das antigas resolvidas. Conhecendo a hardware passada da nintendo, a Wii deve ser uma maquina que aguenta mais de 10 ou até 20 anos

2) como são os gráficos, afinal?!

neste momento, nem grande coisa (nivel PS2 mediocre) mas já estão a melhorar. Tem-se de dar tempo porque até agora nenhuma developer menos a nintendo e as suas second party tiveram tempo para fazer um jogo de jeito. claro nunca terás

3) como é a lista de jogos para a wii?

tens jogos para todos os gostos. e claro tem os jogos das consolas todas anteriores da Nintendo, os da Mega Drive, os do Turbografx e mais tarde MSX e Neo Geo. Tambem terás muitos ports da PS2 mas com controlos para wii.

btw. terás o primeiro Sonic 3D mesmo bom :D

4) a virtual console é boa?

Eu adoro :D. Os jogos são quase iguais como na consola original.

5) a jogabilidade é realmente tão boa como se diz?

para mim é. é intuitivo e muito divertido. pelo menos mais do que andar a só carregar em botões (dragon ball z budokai tenkaichi 2, podes jogar com comando normal e com o da Wii, e nesse caso por exemplo perfiro o comando Wii).

BTW. Red steel não me desiludiu, mas precisa tempo para se habituar. Até pode ser bem divertido

6) o consumo de pilhas do wiimote é tolerável?

é um pouco alto demais para o meu gosto, mas acho que dá bem para jogar. Eu entretanto estou a tentar arranjar umas pilhas carregaveis

7) o comando da wii é bom? para jogar, por exemplo, jogos como o super mario 64?

o comando é bom, mas não dá para jogar o super mario 64, para isso necessitas de um classic controller, que é semelhante ao da SNES mas com analog sticks (e um pouco mais confortavel e acho mais pequeno) ou o da gamecube que dão tambem para ligar.

8) alguém se atreve a lançar um palpite sobre um possível price drop num futuro próximo?

deve ainda demorar. se quiseres espera há rumores de que haja uma Wii lite (com DVD playback), mas não acredito
 
enquanto espero por mais respostas fantásticas como as vossas, queria só agradecer o feedback que já foi dado :) muito fixe da vossa parte! :)

entretanto, devo dizer que me espantei com os gráficos. a ideia que tinha era que eram piores do que na n64, por exemplo. pudera, vi pouco mais do que o wii sports, e li por aí que os gráficos eram maus (em comparação com as outras) - era difícil ficar com uma ideia diferente! ou seja, quando segui a indicação de ver o trailer do SMG até me babei... :D

os graficos e tipo a ~PS2...
claro que se vires um jogo tipo Wii sports em que sao uns bonequinhos tipo Lego (os Mii) nao da para ver o potencial da consola lol

e btw, quanto aos graficos, se comprares acho que e um cabo RGB a qualidade de imagem melhora bastante em relacao aos cabos que a consola tras...
 
claro que se vires um jogo tipo Wii sports em que sao uns bonequinhos tipo Lego (os Mii) nao da para ver o potencial da consola lol
Eu sempre achei que o wii sports mostra o poder da Wii bem. Não é facil fazer um jogo com muitas areas tão lisas e que fique graficamente agradável. A PS2 não acredito que conseguiria fazer aquilo
 
Bem, vou servir-me do topico do outros para fazer minhas perguntas XD

1º- Andei a "caça" de uma TV que de para eu jogar com 480p (vídeo composto) e não achei mais barata que 299 euros, 50cm (21') LCD. É mesmo assim ou não tou a procurar no sítio certo?

2º- Chegaram uns novos acessórios novos na ***** colombo, entre eles um pack com 2 baterias recarregaveis + o carregador para carregar os dois wiimotes ao mesmo tempo, ligando este a Wii, todo catita com luzes verdes e azuis. Preço: 39,99€ -___- Alguem pode me indicar onde posso comprar mais barato, sendo assim de 2 ao mesmo tempo?

3º- Essa é mais "sonho" do que qualquer coisa, mas acham possivel que num futuro os jogos da Virtual Console dêm para se jogar online?

Obrigado desde já a todos, e desculpa lá tar a usufruir do tópico dos outros \o/
 
os graficos e tipo a ~PS2...
Há jogos que não precisam de mais, mas fora desses Gráficos limitados a standard PS2 num jogo Wii são um insulto às capacidades da consola, assim como já eram para a GC e Xbox.
1º- Andei a "caça" de uma TV que de para eu jogar com 480p (vídeo composto) e não achei mais barata que 299 euros, 50cm (21') LCD. É mesmo assim ou não tou a procurar no sítio certo?
A não ser que estejas a falar de uma EDTV por 299 euros... não te consigo recomendar uma HDTV (720p) dentro dessa gama de preços para jogar Wii, é que a Wii precisa de upscale, pelo que a gama mais barata de LCD's corta precisamente nisso. Fazendo upscales rápidos e forçados que não ajudam à qualidade de imagem.

Mas podes sempre testar a consola, quer na garantia dos 15 dias quer na própria loja.
2º- Chegaram uns novos acessórios novos na ***** colombo, entre eles um pack com 2 baterias recarregaveis + o carregador para carregar os dois wiimotes ao mesmo tempo, ligando este a Wii, todo catita com luzes verdes e azuis. Preço: 39,99€ -___- Alguem pode me indicar onde posso comprar mais barato, sendo assim de 2 ao mesmo tempo?
Não tenho conhecimento de causa.
3º- Essa é mais "sonho" do que qualquer coisa, mas acham possivel que num futuro os jogos da Virtual Console dêm para se jogar online?
Não, dada a natureza do Virtual Channel em não adicionar features a um jogo antigo.

Será no entanto possivel para o Wiiware, e tens por exemplo, a Capcom a pensar fazer um Street Fighter online enabled para ela; resto das companhias não sei.
 
3º- Essa é mais "sonho" do que qualquer coisa, mas acham possivel que num futuro os jogos da Virtual Console dêm para se jogar online?
ao contrario do que o IEA disse eu acho possivel. Mas para isso é necessário convencer a nintendo que isso era um feature bom. já tinha mandado uns e-mails á nintendo a falar que isso seria uma opçãoextra que muitos de nós queremos e descrevi-lhes o sistema do emulador ZSNES e tambem um addon que dá uma lista de servidores. O primeiro e-mail muito basico que mandei para a Nintendo America e disse que os jogos são para todos ficarem como originalmente. O e-mail mais elaborado que incluiu um pedido para incluir filtros estilo 2xSAI e super eagle foi para a nintendo Europa que disse que eram ideias interessantes e iam fazer forward para as pessoas certas.

Não acredito que a nintendo mudasse a sua estratégia mas se calhar se todos nós mandarmos e-mails um pouco mais elaborados (não só "por favor ponham online nos jogos VC!!!!") se calhar se tivermos muita sorte, mesmo muita muita sorte, e muita fé, poderemos ter um modo online.
 
Última edição:
enquanto espero por mais respostas fantásticas como as vossas, queria só agradecer o feedback que já foi dado :) muito fixe da vossa parte! :)

entretanto, devo dizer que me espantei com os gráficos. a ideia que tinha era que eram piores do que na n64, por exemplo. pudera, vi pouco mais do que o wii sports, e li por aí que os gráficos eram maus (em comparação com as outras) - era difícil ficar com uma ideia diferente! ou seja, quando segui a indicação de ver o trailer do SMG até me babei... :D
WTF?!?!:wow::wow:, pensavas que os gráficos eram piores que os da N64??

Wiisports tem bons gráficos, e, é oferta da casa ou seja para além de ser o 2º jogo que eu mais jogo em casa (quando está cá a família ou amigos perguntam sempre "onde está a wii??")não tive de pagar nicles por ele:D:D, e é um dos jogos mais viciantes que conheço e mais divertidos, isto tudo a custo 0.

Queres-te babar?? não vejas só o trailer de SMG vê as imagens/videos, aquela água:D:D texturas maravilhosas (se aquilo não está ao nível da ps3 ou 360 avisem-me;);))

ÀHH esqueci-me do mais importante : SIM compra uma Wii, não te arrependerás.
 
se aquilo não está ao nível da ps3 ou 360 avisem-me;);)
A questão não é se está ou não, essa comparação só nos prejudica, dado que de facto Wii=SD... X360/PS3=HD.

Dito isto sim, a consola é capaz de óptimos gráficos para a sua resolução, e o Galaxy está obviamente bastante bom, longe do que uma last gen faria... mas acima de tudo tem uma das melhores direcções artísticas que já vi até hoje num videojogo.

É isso que interessa para mim, porque realisticamente o Mario Galaxy não vai sair em noutra consola... como tal dispensa comparações, assim como muitos outros jogos na Wii, mesmo os que não são feitos pela Nintendo... é uma plataforma que privilegia exclusivos.
 
Última edição:
A questão não é se está ou não, essa comparação só nos prejudica, dado que de facto Wii=SD... X360/PS3=HD.

Dito isto sim, a consola é capaz de óptimos gráficos para a sua resolução, e o Galaxy está obviamente bastante bom, longe do que uma last gen faria... mas acima de tudo tem uma das melhores direcções artísticas que já vi até hoje num videojogo.

É isso que interessa para mim, porque realisticamente o Mario Galaxy não vai sair em noutra consola... como tal dispensa comparações, assim como muitos outros jogos na Wii, mesmo os que não são feitos pela Nintendo... é uma plataforma que privilegia exclusivos.
Pois, lá isso é verdade, também não existe nenhum jogo noutra plataforma que me faça sequer lembrar Mario, por isso estar a comparar Mario com outro jogo, seria como comparar Shadow Of The Colossus com The Legend Of Zelda: Twilight Princess (coisa que não se deve fazer pois são estilos diferentes, etc e tal)
 
fiquei com uma duvida ..
para se aproveitar a Wii ao maximo e preciso ter uma TV acima da media? ou uma TV simples serve?

estava a ponderar la para o natal comprar uma.. mas aqui a TV e aquelas "normais , cinzentas, 16:9, caixote" lol
nao tenho LCD para ninguem :D sera que assim os graficos nao sao aproveitados ao maximo?
como a wii nao e HD sempre tive a ideia que qualquer tV dava servia. mas nunca se sabe
 
fiquei com uma duvida ..
para se aproveitar a Wii ao maximo e preciso ter uma TV acima da media? ou uma TV simples serve?

estava a ponderar la para o natal comprar uma.. mas aqui a TV e aquelas "normais , cinzentas, 16:9, caixote" lol
nao tenho LCD para ninguem :D sera que assim os graficos nao sao aproveitados ao maximo?
como a wii nao e HD sempre tive a ideia que qualquer tV dava servia. mas nunca se sabe

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=120302

Pelo que eu entendi o máximo da wii é com uma TV com vídeo componente, resolução de 680*480, com varedura progressiva, progressive scan (aka 480p).
 
fiquei com uma duvida ..
para se aproveitar a Wii ao maximo e preciso ter uma TV acima da media? ou uma TV simples serve?

estava a ponderar la para o natal comprar uma.. mas aqui a TV e aquelas "normais , cinzentas, 16:9, caixote" lol
nao tenho LCD para ninguem :D sera que assim os graficos nao sao aproveitados ao maximo?
como a wii nao e HD sempre tive a ideia que qualquer tV dava servia. mas nunca se sabe
Chega bem, tecnicamente um LCD topo de gama pode ser um bocadinho melhor (senão nem a Nintendo os usava em salões e convenções de jogos), mas um LCD de baixa gama (com mau upscale) pode ser muito pior dada a forma como aumenta a imagem que não é, por exemplo, 720p nativa. SDTV com cabos RGB já tem óptima qualidade, não vale a pena comprar uma TV nova pelo incremento (dito isto não investia numa HDTV, só para jogar X360/PS3).
Pelo que eu entendi o máximo da wii é com uma TV com vídeo componente, resolução de 680*480, com varedura progressiva, progressive scan (aka 480p).
A consola pode fazer mais, mas as developers não estão autorizadas a fazê-lo dado que a consola de facto não foi pensada para competir em HD com as outras.

Acredito que a resolução máxima permitida seja 853x480p (16:9, EDTV) no entanto, e não 640x480p (4:3, SDTV)
 
Última edição:
Back
Topo