Comprar um software a um Particular: ilegal?

LeeMan

Power Member
Afinal pode-se ou não comprar uma licença de software a um particular?

Imaginemos que alguém comprou o Photoshop por exemplo pretende revender porque não o usa.

Aparentemente isso não é possivel. Dizem que do ponto de vista legal tem que se comprar outra liçença.

É verdade ou mentira? Onde é se pode ver isso escrito em alguma lei tuga?

P.S. eu não me interessa se na america é assim ou não (pelos vistos é). Quero saber aqui em Pt.;)

Tks.
 
isso costuma vir escrito nas capas dos cds e dvds: "não é permitida a cópia, aluguer, revenda, etc sem autorização..." entre outras coisas

mas se fossemos ver por eles so podiamos ver um filme sozinhos, até eramos obrigados a vendar as pipocas...
 
Por exempol. O simples facto de se vender o PC com o XP instalado de origem (Original) é ilegal ( segundo as leis dos camones)!
A pesso que compra não pode usar sem comprar uma nova licença.

Eu só queria ter a certeza de que isso se pode fazer em Pt. Já que eu estou a pensar compras um programao algo dispendioso e consigo arranjar em 2ª mão...
 
LeeMan isso depende do fabricante do Software. Se falares da, por exemplo, ADOBE ou da MICROSOFT é ilegal. A licença só é valida para o seu comprador e nada mais. Isto vem definido nos papeis que estão com o Software no acto da compra.

Se falares de, por exemplo, telefones IP's, que geralmente precisam de 1 licença para se registarem já é possivel faze-lo, porque as empresas assim o permites.

Em caso de dúvida consulta o proprio fabricante, ou a DECO.
 
LeeMan disse:
Por exempol. O simples facto de se vender o PC com o XP instalado de origem (Original) é ilegal ( segundo as leis dos camones)!
A pesso que compra não pode usar sem comprar uma nova licença.

não é ilegal. o preço do software ta incluido no hardware e alem disso vem la a dizer que nao pode ser vendido separadamente. so pode ser vendido junto com uma maquina bla bla...

agora, se fores comprar um software que ja esteja registado penso que seja "ilegal". mas se o comprares sem tar registado não vejo qual seja o problema... a prova em como o compraste é a factura. sem factura é ilegal...digo eu...
 
DarTaKaum disse:
mas s por exemplo, s eu comprar x software, usar, e dps nao o for usar mais e o der?

Bom exemplo.

Até que ponto um clique no OK em "aceitar a licença" é um contrato à luz da lei tuga? É isso q não encontro em lado nenhum...
 
Isto são umas tretas do caraças. As licenças deveriam transitar para o novo propietário. Isto não é mais do q uma forma de tentar forçar as vendas.
 
é o k eu digo, como não existem documentos que provem a quem pertence o software, nunca ninguém vai conseguir saber se foi revendido ou não. se eles se importassem muito com isso, obrigariam ao registo do software de forma a que fosse impossível a revenda. como isso não acontece, a frase "proibída a revenda" e os pontos que se referem à situação no contrato são usados meramente para "encher" bem as políticas deles...
 
Back
Topo