Exacto.
Tendo empresa, a ideia de comprar lá fora para não pagar IVA à cabeça até é pior.
É fácil para um tipo normal, ver como uma oportunidade fantástica de ter um desconto. Mas é mais complexo que isso (fora que a garantia deixa de ser 3 anos. Em alguns locais até passa apenas a 6 meses).
Vamos imaginar de um modo simplificado, imaginando que no primeiro trimestre só cobrámos 1 serviço, e só fizémos uma compra.
1. Cobrámos 1.000€ por um serviço. Recebemos 1.230€ (o valor do serviço + IVA).
2.1 Quando compramos lá fora algo de 1.000€, sem pagar o Iva, na declaração de IVA trimestral, vamos ter que devolver 230€ (do IVA cobrado).
2.2 Quando compramos cá, pagando os 1.230€, na declaração trimestral não temos que pagar o IVA, ficando estes 230€ em caixa.
No fundo, o resultado é o mesmo. Mas pessoalmente, por uma questão de organização, prefiro comprar cá quando posso.
Até porque o iva é cobrado trimestralmente, mas depois existem planos de pagamento para se pagar em 3x, fazendo com que consiga jogar com este dinheiro em caixa.
Razões que me possam, a mim pessoalmente, compensar comprar fora?
Pagar do meu bolso, ficando a empresa a dever-me dinheiro a mim (podendo depois tirar quando for oportuno).
Agora, para malta como também conheço, que compra com dinheiro próprio, e depois mete na empresa do pai, do tio, do avô ou da prima. Muitas vezes foge-se pelos pingos da chuva, porque no fundo, a empresa está a declarar uma compra da qual não existe registo de saída de dinheiro nem da empresa, nem foi ninguém associado à mesma.
Numa possível auditoria, não é fácil justificar.