Compras sem IVA empresas

Por exemplo vou a uma loja tipo ***** e coloco na fatura o NIF da empresa e automaticamente descontam o IVA. Compensando-o depois na AT.
Numa loja nacional, paga o IVA à cabeça e compensa na declaração periódica.

Na Amazon, não adianta o IVA mas também tem que o compensar na declaração periódica.
 
Boa noite malta,

Estou a pensar comprar um Apple Watch e pensei se poderia fazê-lo através da empresa dos meus pais (onde até sou um dos associados) pela Amazon Business de forma a poupar uns trocos? Estarei a cometer alguma ilegalidade caso o faça?

É uma pergunta genuína, visto que anteriormente já comprei um computador neste regime, mas tenho duvidas se o posso fazer neste caso ao tratar-se de um smartwatch.

Muito obrigado.
 
Boas,

Ainda não percebi muito bem como funciona a história do IVA através da Amazon.

Este ano passo a ser trabalhador independente com regime normal de IVA. Com isso, posso criar a conta Business da Amazon?

Se sim, suponhamos que compro um computador sem IVA. Terei então que na declaração de IVA apresentar esta compra? E aí pago o IVA que não paguei antes? Não estou a perceber a vantagem...
 
Boas,

Ainda não percebi muito bem como funciona a história do IVA através da Amazon.

Este ano passo a ser trabalhador independente com regime normal de IVA. Com isso, posso criar a conta Business da Amazon?

Se sim, suponhamos que compro um computador sem IVA. Terei então que na declaração de IVA apresentar esta compra? E aí pago o IVA que não paguei antes? Não estou a perceber a vantagem...
Simplificando, sim.
 
Basicamente não tens vantagem nenhuma porque a conta business não te dá nenhum desconto especial.
Apenas permite não pagares o IVA à cabeça mas terás de o pagar posteriormente.
Só se realmente existir um desconto acima do valor do IVA é que de alguma forma te compensa.
 
Em relação ao IVA intracomunitário, não é taxativo que ao não pagar o IVA na compra tenha de o pagar posteriormente.
Se o artigo tiver um custo inferior a 999,99€ sem IVA, pode eventualmente ser levado a gasto no primeiro ano, caso contrário terá de esperar pela depreciação completa do bem.
Em nenhum dos casos se é obrigado a pagar o IVA, salvo se vender o bem.
 
Deduzido a IVA faturado... se for uma empresa que fature pouco (por razões que não importa discutir :) ), esse exercício pode não ser tão direto quanto isso.
 
Exacto.

Tendo empresa, a ideia de comprar lá fora para não pagar IVA à cabeça até é pior.

É fácil para um tipo normal, ver como uma oportunidade fantástica de ter um desconto. Mas é mais complexo que isso (fora que a garantia deixa de ser 3 anos. Em alguns locais até passa apenas a 6 meses).

Vamos imaginar de um modo simplificado, imaginando que no primeiro trimestre só cobrámos 1 serviço, e só fizémos uma compra.

1. Cobrámos 1.000€ por um serviço. Recebemos 1.230€ (o valor do serviço + IVA).

2.1 Quando compramos lá fora algo de 1.000€, sem pagar o Iva, na declaração de IVA trimestral, vamos ter que devolver 230€ (do IVA cobrado).

2.2 Quando compramos cá, pagando os 1.230€, na declaração trimestral não temos que pagar o IVA, ficando estes 230€ em caixa.

No fundo, o resultado é o mesmo. Mas pessoalmente, por uma questão de organização, prefiro comprar cá quando posso.

Até porque o iva é cobrado trimestralmente, mas depois existem planos de pagamento para se pagar em 3x, fazendo com que consiga jogar com este dinheiro em caixa.

Razões que me possam, a mim pessoalmente, compensar comprar fora?

Pagar do meu bolso, ficando a empresa a dever-me dinheiro a mim (podendo depois tirar quando for oportuno).

Agora, para malta como também conheço, que compra com dinheiro próprio, e depois mete na empresa do pai, do tio, do avô ou da prima. Muitas vezes foge-se pelos pingos da chuva, porque no fundo, a empresa está a declarar uma compra da qual não existe registo de saída de dinheiro nem da empresa, nem foi ninguém associado à mesma.


Numa possível auditoria, não é fácil justificar.
 
Última edição:
Comprar cá ou no estrangeiro?
O preço e o prazo de entrega é que decidem.

Não vale a pena comprar no estrangeiro por não pagar IVA à cabeça.

Já referimos várias vezes, não há isenção de IVA.
 
Obviamente que há isenção de IVA intracomunitário e não se tem que pagar compensação nenhuma ao fim de um trismeste. Basta o adquirente estar registado para esse efeito. A diferença entre comprar lá fora e comprar cá é mesmo esssa. Comprando lá fora evitamos pagar o IVA à cabeça. Temos de declarar a compra na mesma, mas o IVA é autoliquidado. Não fica a nosso favor nem temos de compensar. Fica a zeros. É um mero movimento contabilistico. Comprando cá, pagamos o iva e no fim o IVA fica a favor da empresa.

Só temos de pagar qualquer compensação do IVA caso o produto adquirido lá fora, seja vendido.
 
Última edição:
Boas pessoal.

Tenho só aqui uma questão para confirmar, li os posts anteriores mas é mesmo só para validar.

Sou trabalhador indepentende para os USA (não cobro IVA nos recibos).

Queria fazer uma compra de um telemóvel na Amazon, porque preciso de um IOs para o trabalho. (já tratei de tudo da amazon e já dá para comprar sem IVA)

1. Ao comprar sem IVA, e colocar na declaçãrao trimestral que paguei sem IVA terei que pagar algo? Ou como já está autoliquidado fica tudo bem?

Obrigado desde já
 
Faz declarações de iva?
Não conhecendo o seu regime de tributação a resposta poderá estar incorreta- sim, deveria pagar
Estou em regime normal que ano passado faturei mais de 12k.
Faço declaração trimestral de IVA, mas a 0 que como estou a trabalhar a recibos para os estados não há IVA.
Teria que pagar depois o valor do IVA do PC que iria comprar?
 
Back
Topo