Problema Computador Reinicia/bloqueia no Windows e Bloqueia no Ecrã da ASrock

Freedoom

Power Member
Boa tarde,
Estou aqui com um problema que não consigo descobrir de onde é. O que se passa é o seguinte:
O meu computador começou por reiniciar no windows quando estava em modo de suspensão, se eu estiver sempre a puxar por ele tudo ok. Com o passar do tempo começou agravar e agora reinicia e ou bloqueia.
Consegui "resolver" o problema deixando sempre o programa de edição aberto e ele deixou de reiniciar. Esteve assim uns tempos e agora piorou. Quando ligo o computador bloqueia sempre no ecrã da ASROCK, o circulo começa a rodar e bloqueia. Tenho de fazer hard reset ao computador varias vezes até ter "sorte" e ele lá entra no windows. Hoje tive desde as 09h até ao 12h a reiniciar até que lá consegui entrar no windows.
Tentei formatar hoje o computar mas também bloqueia assim que chega ao ecrá do windows.
Já fiz teste ao SSD, os resultados parecem me bem apesar da "saude" do disco estar apenas nos 55%.
Instalei o ultimo firmware da bios e também não ajudou.

TL;DR: PC reinicia/bloqueia no windows. PC bloqueia no logo da ASROCK. Consigo aceder a BIOS

O meu setup é o seguinte (computador vai fazer 3 anos em setembro):
Motherboard: ASRock X570 Pro4
processor: AMD Ryzen 9 5900X 3.7GHz 64MB BOX
RAM: G.Skill Ripjaws V Black DDR4 2x16GB 3600MHz CAS18
NVME SSD 1TB
gráfica RTX 3070
Water Cooler CPU Corsair Hydro Series H115i RGB Platinum 280mm
PSU: Corsair RM650
Windows 10

Se alguem tiver uma ideia do que eu possa fazer para testar ou sugestão agradeço pois sinceramente não sei o que fazer.
Obrigado
 
Última edição:
testa so com 1 memoria, e se tiveres + discos, coloca so o principal...
Tenta fazer scandisk ao "disco", e defrag eventualmente... incluindo limpar ficheiros temporarios e lixo...

mas pode ser a board que esta a querer entregar a alma ao criador!
 
testa so com 1 memoria, e se tiveres + discos, coloca so o principal...
Tenta fazer scandisk ao "disco", e defrag eventualmente... incluindo limpar ficheiros temporarios e lixo...

mas pode ser a board que esta a querer entregar a alma ao criador!
Boa tarde,
Antes de mais obrigado por teres vindo aqui ajudar-me a resolver este problema.
Hoje liguei o computer com apenas 1 dim de ram e não fez diferença, bloqueou na mesma. Voltei a colocar as duas em posições diferentes e depois lá consegui entrar no windows com apenas 5 tentativas. Eu diria que as memorias estão boas.
Fiz scandisk e defrag ao disco e não me apareceu nenhum erro.
O computador agora até bloqueia quando tento desligar

Estou inclinado em comprar uma board, só tenho receio de gastar o dinheiro na board e depois não resolver o problema.
 
RETIRA A BIOS DA BOARD....
deixa descansar....
ela vai perder as configurações, mas depois actualiza sem problema.

Se pores so 1 placa de memoria ou outra, num so solot, so com 1, ou outra fica igual....
se calhar... e com um outro disco, so para tira teimas?

Tens algum vazio ou antigo so para tira teimas?
estas com windows 10/11 ou inferior?

tentava perder uma beca de tempo a instalar o so num disco velho, ou um ssd com menor capacidade...
ha, pois, e os conectores da fonte de alimentação, estão bem "enterrados"?
eu tive um leitor de dvd que de vez em quando do nada começava a trabalhar... vi a descobrir que o conector estava mal encaixado.

ja um outro hd nao ligava porque o encaixe do cabo de dados sata, rachou, e.... deixou de fazer contacto num ponto...

FAZ O DESPISTE, LIGAR noutro ponto de alimentação, e com outro cabo sata bem como noutra porta sata...

e deus te ajude, se não vou ai com o martelo, e so do susto essa "carcaça velha" começa a trabalhar....
he he he...

abraço!
 
RETIRA A BIOS DA BOARD....
deixa descansar....
ela vai perder as configurações, mas depois actualiza sem problema.

Se pores so 1 placa de memoria ou outra, num so solot, so com 1, ou outra fica igual....
se calhar... e com um outro disco, so para tira teimas?

Tens algum vazio ou antigo so para tira teimas?
estas com windows 10/11 ou inferior?

tentava perder uma beca de tempo a instalar o so num disco velho, ou um ssd com menor capacidade...
ha, pois, e os conectores da fonte de alimentação, estão bem "enterrados"?
eu tive um leitor de dvd que de vez em quando do nada começava a trabalhar... vi a descobrir que o conector estava mal encaixado.

ja um outro hd nao ligava porque o encaixe do cabo de dados sata, rachou, e.... deixou de fazer contacto num ponto...

FAZ O DESPISTE, LIGAR noutro ponto de alimentação, e com outro cabo sata bem como noutra porta sata...

e deus te ajude, se não vou ai com o martelo, e so do susto essa "carcaça velha" começa a trabalhar....
he he he...

abraço!
Fiz reset a CMOS e ficou na mesma.
Coloquei ambas as dim em diferentes slots e não alterou nada, continua a bloquear.
Infelizmente não tenho outro disco que possa testar.
Estou com o WIN 10

Já agora, quando estou no windows se puxar pela maquina o pc funciona normal. Normalmente tenho sempre 4 browsers abertos com muitas ABAS abertas (EDGE, Chrome, Firefox e Brave), videos a correr, depois tenho programa de edição de videos, VPN, outro programa e o computer funciona bem com temperaturas entre os 58ºc - 68ºc .
Se fechar os programas e tiver so 1 ou dois browsers abertos ele bloqueia...
O computador quer é "calor"
 
AMD Ryzen 9 5900X =>> Max. Operating Temperature (Tjmax) 90°C
Está tudo bem com temperaturas felizmente,
Há ali o southbridge a 60 graus mas nao dever ser isso

A fonte Corsair RM650, é uma boa fonte e tem certificação Gold,

Mas mesmo assim e como primeira abordagem, se fosse eu passaria num supermercado ou loja informática que não ofereçam problemas com devoluções e traria uma fonte equiparável ou superior só para o teste.
 
Chegou aquele momento que eu não queria que acontecesse. Deixei de conseguir entrar no windows. Também não consigo formatar porque bloqueia
 
O estado de saúde do disco 55% esse SSD já era, está visto onde está o problema, arranja outro SSD e troca, e de preferencia arranja um HDD para mudares grande parte da escrita para lá, pois com esse uso matas o SSD em pouco tempo...
 
Bom tarde,

Comprei um disco novo. Continua na mesma. Bloqueia quando vou para escolher a lingua, teclado etc. Portanto não é do disco.
Estou inclinado para a MOBO e espero que não seja o CPU pois foi super caro :|
 
@Freedoom

O disco era um problema 55% num SSD está para o lixo, ele quando chega os 80% é trocar logo, pois é sempre a cair a pique, depois começa os erros de sistema, bloqueios, etc, já passei por isso varias vezes.

Se trocas-te de disco e o problema se mantem, a MB pode ter também algum problema, mas sem teres outra torna-se complicado, daqui a pouco montas outro pc, o melhor seria meteres isso numa loja para testarem.
 
@Freedoom

O disco era um problema 55% num SSD está para o lixo, ele quando chega os 80% é trocar logo, pois é sempre a cair a pique, depois começa os erros de sistema, bloqueios, etc, já passei por isso varias vezes.

Se trocas-te de disco e o problema se mantem, a MB pode ter também algum problema, mas sem teres outra torna-se complicado, daqui a pouco montas outro pc, o melhor seria meteres isso numa loja para testarem.
Já encontrei o problema. CPU com problemas. Testei um cpu diferente na minha MB e funciona sem problemas. Testei o meu CPU noutra MB e o problema mantem-se.
Vou ter de comprar um CPU novo, infelizmente.

Obrigado a todos que disponibilizaram um pouco do vosso tempo para me ajudarem a resolver isto
 
Garantia já era?
Vai fazer 3 anos em setembro. No entanto reparei que a AMD dá 3 anos de garantia, mas pelo que li requer que seja feito um registo do produto após a compra no máximo até 30 dias e não foi feito. Mas vou tentar a minha sorte.
Foi a primeira vez que comprei um CPU potente e tão caro e que nem 3 anos durou. Tive azar
 
Boa noite, do que li, não existe essa necessidade de registr o prcessador. Basta a fatura de compra do mesmo. Podes ir à loja onde compraste, ou então criar uma conta na AMD e criar um caso de suporte para ativar a garantia. Precisas do part number e serial number do cpu que está na caixa do mesmo ou então na parte de cima do cpu.
 
Back
Topo