Cooling Computex 2012 - Noctua apresenta ventoinhas com cancelamento de ruído activo.

JPgod

Moderador
Staff
É conhecido certos auscultadores e placas de som que tem tecnologia de cancelamento de ruído activo, que consiste em gravar o ruído de fundo a criar o "inverso", que ao misturar consegue anular o som.

A Noctua está a desenvolver a tecnologia RotoSub para atenuar o som emitido pelo motor, conforme o vídeo abaixo. Claro que o som do ar a passar pela fan e dissipador continua presente. Mas parece ser muito promissor!

http://www.youtube.com/watch?v=-atLQYr14zI

BTW, as fans em branco são bem mais bonitas :D
 
É conhecido certos auscultadores e placas de som que tem tecnologia de cancelamento de ruído activo, que consiste em gravar o ruído de fundo a criar o "inverso", que ao misturar consegue anular o som.

A Noctua está a desenvolver a tecnologia RotoSub para atenuar o som emitido pelo motor, conforme o vídeo abaixo. Claro que o som do ar a passar pela fan e dissipador continua presente. Mas parece ser muito promissor!

http://www.youtube.com/watch?v=-atLQYr14zI

BTW, as fans em branco são bem mais bonitas :D
Ainda mais interessante é pensar nos vasto campo para aplicar isto ou algo semelhante a isto. Obviamente que a teoria já existe há muito (adição de ondas), mas conseguir aplicá-la em larga escala é que não deve ser fácil.

Cumps
 
Eu noto a diferença, mas em ambos os casos parece me que faz muito barulho e que tenho aqui fan's mais silenciosas lol
 
Epa muita gente anda moca por estas bandas. Houve-se muito bem quando ele liga o cancelamento acústico no rotor.

Aconselho a não usarem headsets com o som muito alto, porque ja eesta a fazer estragos lol.
 
Acho que feedback real só mesmo ouvindo ao vivo.

A captação do ruído pode estar amplificada, dai parecer que se ouve mais... Fora que deviam estar a medir com algum aparelho de decibeis...
 
Obviamente que temos que ter em conta que o barulho foi gravado com um micorfone, e por isso mesmo não quer dizer que acha aquele barulho do rotor. Eu noto diferenças, e parece-me bastante promissor, alias, basta ver aquelas ondas sonóras que estão a ser apresentadas no ecrã e nota-se uma descida, quando o cancelamento do barulho é activado.
 
Se as Noctua já são caras imagino o preço delas com esta tecnologia. Para silencio a formula já existe há muito, componentes que gerem pouco calor, boas ventoinhas com poucos rpm e o minimo de "coisas" no caminho do fluxo de ar.
 
Fiquei impressionado com isto, apenas pergunto se para além do preço, acham que isto se vai sentir em mais algum lado? Ok, é um protótipo, logo a versão final de erã vir com aquela caixa "embutida" ou não?
 
Fiquei impressionado com isto, apenas pergunto se para além do preço, acham que isto se vai sentir em mais algum lado? Ok, é um protótipo, logo a versão final de erã vir com aquela caixa "embutida" ou não?
Dúvido muito que venha ser produzido assim. Aquilo não é útil, poderes ligar o silenciador sempre que te apetece? E em vez de ter 1 fan daquela, tiver 7?Vais ter 7 caixas? Se sair assim, eu não comprava. Não tem sentido estarem a desenvolver para ser silencioso e dar a possibilidade do utilizador poder escolher entre silêncio e barulho. Just my 2 cents
 
Dúvido muito que venha ser produzido assim. Aquilo não é útil, poderes ligar o silenciador sempre que te apetece? E em vez de ter 1 fan daquela, tiver 7?Vais ter 7 caixas? Se sair assim, eu não comprava. Não tem sentido estarem a desenvolver para ser silencioso e dar a possibilidade do utilizador poder escolher entre silêncio e barulho. Just my 2 cents

Claro que não deve ser assim. No minimo dos minimo uma caixa daquelas deve dar para umas poucas fans. E não me acredito que eles venda a fan com aquela caixa, não faz sentido nenhum.
 
Só criticas... acho que muita gente não sabem é ler, a descrição do youtube diz o seguinte a letras grandes "First working prototype of a Noctua NF-F12 120mm fan with integrated RotoSub Active Noise Cancellation (ANC) technology ", como é óbvio é apenas o 1º prototipo em funcionamento para mostrar a tecnologia a fim de cativar investidores, publico , etc... quando a tecnologia for aprimorada vai estar tudo bonitinho e bem acondicionado, seja com algum tipo de caixa externa (que não acredito muito) ou com uma ligação a board.
 
Back
Topo