Comunidade Wireless de Olhão

BuG

Power Member
"Bemvindos á Comunidade Wireless de Olhão

Esta comunidade foi criada no intuito de integrar Olhão no MWP (Movimento Wireless Português) no âmbito da utilização da tecnologia Wireless para troca de ficheiros, partilha de conhecimentos, jogos em wireless e outros serviços."

Tudo em:
http://mwp-olhao.no-ip.org

Queria que o pessoal deixa-se aqui as suas opinioes sobre este assunto..
Em termos legais penso que nao é permitido este tipo de coisas...será que estamos prestes a uma revoluçao ao nivel de wireless? é que se a moda pega... nao sei...

Cumps
BuG!
 
É permitido pois não entra em conflito com a ANACON!! É perfeitamente legal ou então hoje em dia a maior parte de nós tinhamos redes caseiras wireless ilegais!!!

Qual é a tua duvida?
 
a unica coisa k podera estar mal nisso, admitindo k n usam potencias fora do normal nem nada disso, são os conteudos k podem circular na rede... but who cares... :P
 
SwimmerBoy disse:
É permitido pois não entra em conflito com a ANACON!! É perfeitamente legal ou então hoje em dia a maior parte de nós tinhamos redes caseiras wireless ilegais!!!

Qual é a tua duvida?


Não é nenhuma rede caseira...:-D
Pelo que sei, por lei os modems wireless em tds os paises estam limitados ate uma distancia consideravel...logo este tipo de coisas nao é permitido.
As coisas nao podem ser vistas desse modo swimmerboy... senao ***** uma compra uma antena gigante e serve net(criar um isp por exemplo),radio e nao tem de pedir "licença" a ninguem...nao sei se me entendem.
 
BuG disse:
Não é nenhuma rede caseira...:-D
Pelo que sei, por lei os modems wireless em tds os paises estam limitados ate uma distancia consideravel...logo este tipo de coisas nao é permitido.
As coisas nao podem ser vistas desse modo swimmerboy... senao ***** uma compra uma antena gigante e serve net(criar um isp por exemplo),radio e nao tem de pedir "licença" a ninguem...nao sei se me entendem.

E não tem... A ANACOM gere as comunicações mas a banda wireless (a 2.4Ghz) não é da sua competencia!! O problema das redes wireless é o mesmo problema das redes de telemóveis...é a radiação que emana e a distancia vs custos!!

Os modems não estão limitados....o que está limitado são os canais de frequencia wireless e esses sim estão limitados na europa (o Japão/China (dont really know) tem mais canais que a Europa).
 
Qual é o alcance médio a que um user consegue espalhar a rede wireless?

Na minha cidade ainda não há nada disso e não me importava de lançar a primeira pedra.


Já agora, de que material preciso?

Os access point servem como ponte para prolongar o sinal por mais X kilometros, certo? basta o user X estar no limite do meu raio de acção para poder prolongar a ligação até ao user Y e por aí fora. Estou a pensar bem?

Cumps
 
http://wireless.com.pt/

Ai é onde podes ver todas as tuas duvidas exclarecidas!! Alcance médio é coisa que não existe... Wireless é "cada caso é um caso" e partindo da posição X é mto diferente de partires da posição Y...

Tens dinheiro para gastar, se sim, força. terás de gastar para o arranque um minimo de 50cts e a distância é apenas relativa a uma 100 numero de factores!!

Para prelongar o sinal, não são APs, mas sim REPETERS!!
 
Repeaters, é isso mesmo. Enganei-me :o

Sendo assim, com uns amigos meus espalhados pela cidade, cada um com o seu repeater em casa, seria possivel espalhar o sinal wireless pela cidade, certo?
 
n conheço pormenores dessa rede, mas sei k podem-se esclarecer sobre essa e outras redes existentes nas diversas cidades no site k o swimmer referio, afinal muitas delas estão lá registadas...

Mas nem sempre é a partilha de net k interessa, mas sim criar uma rede entre o pessoal k aderir a essa comunidade, partilhando ficheiros e jogando on-line, entre outras coisas.

Mas no caso de partilharem net, a velocidade ira depender do numero de pessoas k a usar num dado momento, até pk, actualmente ainda se verifica que a velocidade da ligação em wireless é superior à dos serviços de net disponibilizada pelos isps. dai, se tiver muita gente a usar essal ligação nota-se um quebra de velocidade, mas se não tiver ninguem comtinuas a ter acesso à velocidade total disponivel.(para dizer k a ligacao wireless n influencia ainda a velocidade da ligacao à net)

Ca em casa noto bem isso, e como o servico 2Mbps do sapo so tem 128K de upload é complicado jogar online se alguem se colocar a ver paginas pesadas (com imagens e afins).
 
Última edição:
Muito Boa Tarde

Gostaria de esclarecer uns pontos que fram referidos aqui. :)

A MWP-OLHAO e uma rede totalmente gratis em que todos os seus serviços estão ao dispor dos users sem qualquer restirção. A MWP-OLHAO e uma rede que actua dentro de todos os limites impostos pela a ANACOM , ( potencias , canais , ETC ) . A rede cobre actualmente um raio de 20 Km , e ainda está em expansão. O trafego efectuado na MWP-OLHAO e da exclusiva responsabilidade dos utilizadores , ou seja a MWP-OLHAO apenas se resposabiliza pelos uptimes, servidores, serviços e o material wireless, cada user tem o seu prorpio server de ftp para partilhar , cada um mete o que quer e saca o que quer :P
O serviço net existe na MWP-OLHAO disponivel numa linha ADSL de 8 MB , com 8 contas de 1 MB para cada , a net e gerida por uma proxy server com auth em java e banda reservada , ou seja podem tar os 8 users ao mmo tempo k todos sakam a mma velocidade sem atropelos sem nada :)

Espero k tenha esclarecido algumas duvidas :) se kiserem mais info podem smpre visitar o nosso site

Um Abraço , Kry0h Admin da .:MWP-OLHAO:.
 
SwimmerBoy disse:
E não tem... A ANACOM gere as comunicações mas a banda wireless (a 2.4Ghz) não é da sua competencia!! O problema das redes wireless é o mesmo problema das redes de telemóveis...é a radiação que emana e a distancia vs custos!!

Os modems não estão limitados....o que está limitado são os canais de frequencia wireless e esses sim estão limitados na europa (o Japão/China (dont really know) tem mais canais que a Europa).

Já tou a há meia hora a ler legislação do site da ANACOM e tudo inica ( até agora) que a ANACOM tem poder sobre todo o espectro de frequências e lhe cabe detectar e identificar abusos, nomedamente de emissores de alta potências. Não sei de onde vem essa ideia dos 2.4Ghz não fazerm parte da competência da ANACOM. Mas fica aberto o debate. Tenho ainda muito para ler...
 
o problema é que se a potencia passar dos limites pode afectar outros aparelhos. e isto não é nada bom principalmente se estiverem pertos de hospitias, etc.

A minha rede fica-se pelos 600 metros :x2: para quem quer partilhar net por wireless recomendo o zone cd. www.publicip.net
 
Leeman , no site da Anacom , esta uma lista de frequencias onde n e necessaria a licença e esta la tb a potencia máxima k podes usar :)

O que o [N] refere e verdade , maio parte das pesssoas agora têm a mania de por burtas antenas com brutos amplificadores , por exemplo omnis de 15 db´s com amp de 1 a 2 watts, :P conclusão, um ap num raio de 150 m n funciona em condições, simplesmente o sinal k interfere e tal k ele não consegue estabelecer um client seja em k canal for :S ,e para não falar de saude, por exepriencia , ate 500 mw sei e ja verifikei k n existe grandes riskos para a saude publica, mas mais k isso começam as dores de cabeça, e em casos onde o nivel de radiação e imenso ( uma pessoa a frente de uma antena de 24 db´s kom um amplificador de 1 watt ) existe sangramentos do nariz ( apos uma longaaaa exposição ) e nauseas, ha pessoas que são mais sujectiveis a estes sintomas , outras bem podem tar a frente de 1 amp de 2 watts com uma interline de 27 k n sentem nada :P, ja vi ppl com muitos problemas desses :P , quanto a questão da partilha da net , sim o ZoneCD e uma distro xclente para isso , tal como kalker server de proxy com auth e no ap com DHCP server e timeout :P , mas sem duvida que e uma grande distro :)
 
Boas, Antes de mais quero mencionar que é o meu primeiro post neste fórum que me era desconhecido até hoje. Para frizar uns pequenos pontos em relação a redes wireless aqui ficam uns comentários acerca de alguma informação errada facultada pelo SwimmerBoy com a melhor das intenções.
swimmerboy disse:
A ANACOM gere as comunicações mas a banda wireless (a 2.4Ghz) não é da sua competencia!!
Já alguma vez foste ao site da ANACOM ou falas-te com eles acerca do que tu estás a dizer ? A ANACOM é a entidade resposável por todas as telecomunicações do pais, logo os 2.4ghz estão incluidos, e sim, ele gerem essa banda bastante bem, basta ver algumas multas que têm passado (devido a queixas) a alguns privados que usam potências para além do exagerado que dps abafam o sinal de alguns Hotspots Wireless Públicos.
swimmerboy disse:
É permitido pois não entra em conflito com a ANACON!! É perfeitamente legal ou então hoje em dia a maior parte de nós tinhamos redes caseiras wireless ilegais!!!
O limite legar P.I.R.E em portugal para a frequência de 2.4ghz é de 100mw, o que é MUITO pouco, basta um dlink900ap+ com 32mw e uma antena de 8 dbis e já estás a ultrapassar esse limite legal, logo ter comunidades wireless não é 100% legal, mas exitem coisas mais preocupantes no pais para a ANACOM andar a preocupar-se, não é por 5 ou 10mw a mais que eles vão implicar. [N] O Hotspot Server da Public IP é muito bom. O serviço Premium ainda melhor é, eu actualmente tenho cerca de 10 servidores com serviço Premium a correr e é uma mais valia para todos os que o utilizam, se quizerem saber o que contem o serviço Premium vejam no site http://www.publicip.com Estou disponível para esclarecer quem precisar por mensagem privada neste fórum. ou então consultem http://wireless.com.pt O Movimerto Wireless Português P.s. Este fórum é eskizito, não separa as frases correctamente quando o devia fazer :(
 
Última edição:
Back
Topo