Problemas Técnicos Configuração Rede Doméstica

topogigio

Membro
Boas...

O meu problema/questão é o seguinte, eu quero ter a possibilidade de ter internet em mais do que um computador em casa, ou seja, eu tenho netcabo (internet ZON) e precisava de partilhar essa internet com outros computadores.

Então neste momento os equipamentos que tenho são:

PC Desktop com Windows XP Home (PC principal)
PC Portátil com Windows Vista (PC secundário, uma vez que é da minha empresa)
Modem Thompson TGH540 (fornecido pela ZON)
Switch D-Link DES-1008D

Então neste momento apenas consigo ter internet num computador de cada vez, isto é, provavelmente no que se consegue registar primeiro na minha rede (embora ainda não lhe possa chamar tal)

O que já fiz:

- Ligar o modem ao Switch e por sua vez em cada uma das portas disponiveis deste liguei cada um dos computadores.

- Já partilhei a internet no PC principal (PC Desktop)

Resultados:

Apenas consigo ter net num PC de cada vez (normalmente no principal) e o outro fica com o estado como "Conexão Limitada ou Inexistente"



NOTAS:

Não sei e é necessário colocar o mesmo Workgroup em todos os PCs, mas de referir que não posso fazer isso no meu portátil pois ele tem um dominio associado dado que é de empresa. Este parametro não lhe posso mudar.


Alguém me pode ajudar nesta configuração?

Obrigado
 
Boas,
assim como estás a fazer nunca vais conseguir porque:
- o dispositivo (Modem Zon) que te está a atribuir o endereço IP para que possas aceder à internet só pode atribuir 1 único endereço.

Assim como solução mais "baratuxa" terás de fazer o seguinte:
- Compras um placa de rede extra para o PC principal
- Numa das placas ligas o modem Zon
- Na outra ligas:
a) Um cabo cruzado para o portátil
ou
b) O switch que tens, que depois usas para ligar ao portátil

- Depois usas o wizard do windows XP para partilha de rede e quer num caso quer no outro o XP fica a actuar como se fosse um router, ou seja, usanda a placa principal para aceder à Internet e atribuíndo IP´s internos aos restantes equipamentos ligados à placa secundária.

Fica atento às firewall´s que possas ter nos pc´s porque normalmente costumam bloquear os acessos, mas nada que não se resolva.

Espero que tenhas entendido, boa sorte com a configuração.

Abraço,
Mix
 
Última edição:
O problema ai é que o modem só atribui o IP a um equipamento, logo o primeiro a pedir vai ganhar ip e é esse que fica com acesso.

Tens duas opções para ter net em mais do que um pc:

1º Compras um router para cabo de maneira a este permitir o acesso de ambos os computadores a net

2º Configuras o ICS no Windows como o BadMix menciona( em que é o computador com Windows a fazer de router)
 
Boas,
assim como estás a fazer nunca vais conseguir porque:
- o dispositivo (Modem Zon) que te está a atribuir o endereço IP para que possas aceder à internet só pode atribuir 1 único endereço.

Assim como solução mais "baratuxa" terás de fazer o seguinte:
- Compras um placa de rede extra para o PC principal
- Numa das placas ligas o modem Zon
- Na outra ligas:
a) Um cabo cruzado para o portátil
ou
b) O switch que tens, que depois usas para ligar ao portátil

- Depois usas o wizard do windows XP para partilha de rede e quer num caso quer no outro o XP fica a actuar como se fosse um router, ou seja, usanda a placa principal para aceder à Internet e atribuíndo IP´s internos aos restantes equipamentos ligados à placa secundária.

Fica atento às firewall´s que possas ter nos pc´s porque normalmente costumam bloquear os acessos, mas nada que não se resolva.

Espero que tenhas entendido, boa sorte com a configuração.

Abraço,
Mix

Ok. Acho que entendi.
Basicamente das duas uma, não me safo sem ter um router ou então ter uma outra placa de rede no PC principal, certo?



O problema ai é que o modem só atribui o IP a um equipamento, logo o primeiro a pedir vai ganhar ip e é esse que fica com acesso.

Tens duas opções para ter net em mais do que um pc:

1º Compras um router para cabo de maneira a este permitir o acesso de ambos os computadores a net

2º Configuras o ICS no Windows como o BadMix menciona( em que é o computador com Windows a fazer de router)

Eu não me importo de ter a segunda opção (pelo menos não precisaria de comprar o router), mas pelo que percebo do BadMix pelo menos a segunda placa de rede preciso, certo?
É que neste momento eu tenho a Internet partilhada e já criei o wizard. Só não o executo no portátil porque tenho a sensação que ele me vai alterar o dominio onde esta registado e vai-me colocar o Workgroup do meu PC principal (e isso é o que eu não quero)
 
Tentando explicar de uma forma básica:
precisas de outra placa de rede porque numa vais receber um IP público (para poderes aceder à internet) e na outra vais ter um IP privado (para poderes partilhar a ligação com x PC´s que possas ter no teu switch).

Numa mesma placa de rede não deves ter 2 IP´s atribuídos.

Se tiveres facilidades de "tempo" (€) compra um router wireless que ficas melhor servido pois não precisas de configurar Wizards e afins, nem mexer nas configs das firewalls, e nem cabos para a frente e para trás.

Mas isso é se houver €, pq se não houver, compra uma placa de rede e faz como te disse.
Boa sorte com isso,
Abraço.
 
Tentando explicar de uma forma básica:
precisas de outra placa de rede porque numa vais receber um IP público (para poderes aceder à internet) e na outra vais ter um IP privado (para poderes partilhar a ligação com x PC´s que possas ter no teu switch).

Numa mesma placa de rede não deves ter 2 IP´s atribuídos.

Se tiveres facilidades de "tempo" (€) compra um router wireless que ficas melhor servido pois não precisas de configurar Wizards e afins, nem mexer nas configs das firewalls, e nem cabos para a frente e para trás.

Mas isso é se houver €, pq se não houver, compra uma placa de rede e faz como te disse.
Boa sorte com isso,
Abraço.

Ok.

Depois dou noticias
 
Já agora diz uma coisa... Na hipotese de uma 2ª placa de rede não preciso de pôr o portátil no mesmo WorkGroup do PC principal, certo?

Nem com o router, correcto?
 
Back
Topo